O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

iro, que reclamam -contra as visitas, pagas pelos recorrentes, ás Boticas. — A" Comtiiisaâo de Saúde Publica. .

4Ja Outra:—Apresentada polo Sr. Dias e.Sonsa por-parto de vários Nrgocio-nle? de vincos, qwe •

*Ô.'a ^Oift r a •: *—Apresentada pelo Sr. Beirão por «parte da *Círniar-a 'M'tnicipcvi de Alcrbaça, em que ..pt-fle a adopção cio 'Project-o , apresentado pelo Sr. Beirão, para a creaçâo de nina "Companhia de Vi-n !i os da Es l1 em ad ura. — Teve -ig^ual destino.

6.a Outra:—Idêntica -apresentada pelodiloSr. '•Deputado por parte dos Lavradores -do Concelho de ThosEar.—Teve igual destino, '. 7.a 'Outra: — Apresentada pelo Sr. T* i mente1! freire por parle da Cornara do "Con-rolho da Maia, -em que pede o alivio do terço.-, que do-s seus rendimentos pa-ga á Fazenda pura ser appli-cáda -ao melhoramento das soas estradas.—JÍ' 'Oommissâô ée .Administração Publica e de Fazenda.

8.a -Uma Proposta:—DoGoverno que tem por 'firi» auctorisar o Governo a pagaT aos Reclamantes !Pòftug.ufzes:-o primeiro .rateio pela importância das 'FecUmaçoVs liquidadas pela Cqm«iissào Mixta,— ~A* Cumrnissâo' de Fazenda.

• • -SEGUNDA FEITURA,

íl-EQtJERi MENTO. — N o- Capitulo do Orçamento relativo ás Obras-Publicas , . reqwiro se consigne , pejo ;tt,iodo -que a-Ca-mi-rã julgar 'mais próprio eçon-•ve-niente , 'o seguinte: preceito : Da sotnma votada paraObras Publicas-a qua-ntia dedous contos de reis •—ao menos —ser-á applicada á continuação da-con-servaçãò e rés t-a u ração do Edifício monumental da Batalha. — Sala da Camará dos Deputados etn 7 •d'Abri l de 1-843. — Mousinho de Albuquerque.

'Foi*appr-ovado, e que se vemeUesst á Commis&âò de Fazenda. '

O Sr. Costa Carvalho-': — St. Presidente, mando pari) 'a--Mesa o'"P-arecer da -Com missão de Marinha sobre a Proposta -do «Govem-o para a fixação da força de mar,

O Sr, Kfbfiro ffiçira> -r—.Mja-n-dp para a. Mesa a' segnint-e. - .' .

DECLAÍIAÇÃ-O^ — Dxnhsno- qtie se estivesse presente naCa-maKa , honteui , quando se votou a Emenda •ofíerecfchr -.pela doirim is-são de ^Guerra ao Projecto N." 4-8 — opprovaria a dita Emenda. Camará dos Çle,||u^ad|)s ^8 de Abril de 1843. —^Rjbc/iro Vieira.

O Sr. U>liveira Ilorges : — Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação da Camará M.tmi-cs-pal do Concelho de Barrosa , quêix-ando-se de lhe terem de^annexado três Freguezias que pertenciam équelle Concelho, annexando-as ao de Felgueiras. Peço que seja rernetlida á competente COITImissão.

O ;Sr. F-elgueiras:—Mando para a,Mesa urna Representação de noventa e tantos moradores do Concelho de Santo Thirso, incluindo nesse numero todas as Auctoridades Judiciaes e Administrativas, osParochos, e muitas pessoas respeitáveis, requerendo, que na fórm-a da indicação do Sr, Deputado Agostinbo Albv^no» produzida em Sessão de 1,0 de Março? se conduza por aquella Villa a nova estrada do Porto a Braga; visto que per esse modo se dirigirá sempre por.terreno tàp ameno corno fecundo e povoado; sençlo em tudo oexlremo opposto dos

ermos e-asprézas do fojo ,. accrescencío a vantagem dê se achar quasi concluída ' uma bella Ponte sobre três arcos no rio Ave, junto daquelle Concelho.

Parecem attcndiveis os fundamentos da Representação, e por isso, visto que a matéria, de que se tracta, já passou nesta Camará, peço que a mesma Representação se remetia ao Governo, para a tomar na devida consideração, quando se tractar das novas estradas.

O Sr. João Elias:—Sr. Presidente, mando para a Mesa um Parecer da Có-mniissão das Misericórdias sobre Representação do Concelho d'AIler do Chão, contra as prevaricações da Misericórdia da-qtiella Villa , e da de Seda ; para se ré m et ler ao Governo afim de elle tomar as medidas que julgar convenientes. Outra da mesma Coinrnissão para a Mesa remetter á Comrni?são d'Adminiítráção Publica ou á Commissão de Legislação: e' uma Representação vinda á Camará de 181-0. A Commissão enten-•de que senão deve tomar conhecimento delia por periencer ao anno de 184-Í.

O Sr. José Estevão: — Sr. Presidente, preciso inlerpellar o Sr.- Ministro dos Negócios Estrangeiros a respeito de violências praticadas pelos Cruza-dor.es Ingle/,es contra oCommercio licilo Portuguez nas Costas da África. Peço que seja convidado pa-fa na terça feira responder a esta interpeilação.

O Sr. siguiar :—Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal do-Concelho d'Amnres, outra de Snnta Manha do Bouro, outra das Terras do Bouro, outra de S. João de liei, outra de Braga em que pedem á Camará que tome em consideração os inconvenientes

Aproveito a occasião para mandar tarnbern mn .Requerimento de d i ff<_5 que='que' a='a' de='de' repartição='repartição' adoptadas='adoptadas' consequência='consequência' geral='geral' em='em' medidas='medidas' cm='cm' empregados='empregados' do='do' rentes='rentes' correio='correio' _1833='_1833' todos='todos' respeito='respeito' da='da' _='_'>os Empregados que se alistaram nos Batalhões de Urban-os, foram dernitlidos de setis empregos,

A Camará por differentes occasiòes tom reconhecido que estas medidas foram medidas extraordinárias, e só reclamadas pelas circurnstancias que re-cahiram sobre muitos Empregados, cujo crime foi simplesmente o acto do alistamento nestes Batalhões^ e já por vezes tem mandado ao Governo Requerimentos idênticos para os tomar em consideração ; mas eu creio que a Camará lem que occupar-se de urna wed.ida geral a este respeito, e espero que nel-la sejam coinprehendidos os Supplicantes, dando-se entretanto o competenle destino ao seu Requerimento. Creio que deve ir á Commissão de Legislação.

O Sr. Presidente: — Hão de ir á Commissão de Legislação, e depois á de Fazenda.

O Orà