O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

< 88 )

do ^Regimento: e tanto c uàsim q'ue eu não me di-jigi ao Sr. Deputado; mus a toda a Camará. Já por outras occnsiòes tenho estado para fazer esta advertência, iporem tenho demorado o faze-la para ser motivada .pela repetição, e pelos resultados ; e quando a fiz agora., nào me dirigi a ^pessoa alguma-, afiles, como advertiram alguns Senhores, a'esla occa-sião não houve cousa notável, e ,por isso mesmo julguei opportuna a occasião para fallar em gera!. (sfpoiados.)

O Sr. ferrão: — O Additamento do Sr, Alves Martins tende a tornar mais explícito o art. 2." do Projecto em relação ti certa qualidade de papeis, os recibos dos Egressos.; porque-n esse artigo • estão-cqm-prehendidos, a*si«i como q-uaesquer -outros que o Qoverno julgue -conveniente-admittir. O -Governo,, portanto-, fica auotoiisado a -atlmiuir quaesquer papeis; mas o Si. Deputado q-uer que se dê a preferencia aos recibos dos Egressos. A Com-missão não tem -duvida em adoptar a idéa do illustre Deputado, declarando-se que é quando esses títulos forem possuídos -pelos oiigWririos possu dores, Talvez deste uiodo o Sr. Deputado se dê p» satisfeito.

O Sr. Presidente.:—Carece-me que o Sr. Deputado, por parte da Commissão , aoceitou a Proposta do Sr. Martins, accrescentando-lhe que será quando os títulos estejam na mão deseus originários ^possuidores.

O Sr. Ferrão; — Picará melhor dizendo-se — os recibos notados dos Egressos — sem mais declaração alguma.

, Ò Sr. J. M. Grande: — Concoido oom a idéa apresentada .pelo Sr. Ferrão. Eu tinha dicto na Sessão passada que o Additamento "do Sr. Deputado e&táva prejudicado, ale certo ponto,; -por isso que t»-§ único do art. 1.° estabelecia o modo porque se havia de fazer essa -venda. O que -me levava .principalmente a rejeitar'o Atlditamento, e-ra a consideração -de que não íamos favorecer os Egressos, mas. sim os Agiotas, que sã^ os possuidores desses títulos. Mas -uma *ez que *>e acorescenie -a idéa do Sr. Relator da Commissão, não ha inconveniente em se adoptar; porque muitas vezes, depois de votado algum artigo se teem feito restrições ás doutrinas consignadas nesse artigo. Entre tanto não ha duvida que o argumento que eu produzi, é um argumento que se pôde e deve sempre produzir -n*um Parlamento; porque efectivamente depois de YOíada qualquer matéria , não é muito próprio estarem-se a re-Yogar as decisões tomadas; isso dá idéa de ^ue se andou pouco conlaio nes>as decisões. , O Sr. Presidente:—Parece-me que a mente do Sr. Relator da Commissão era que fossem adsDittidos estes títulos, estando na ma" dos .possuidores originários: sobre isto é que é prt riso que a Camará se pronuncie.

O Sr. Alve.s Murlins:—Pelo que lenho ouvido parece-me que todos estào conformes ein adoptar a iijéa de proteger

dacç/ão que apresentei, vai a ide'a de se protegerem só os ^Egressos; porque admitto os Egresso» a com. prar, e mio os Agiotas. Ora agora, pôde dizer-sc, ~ que -.parle dos Egressos não lêem os seus títulos, porque já os -venderam, e então ficam de peor condição eat duplicado ; primeiro, porque foi necessário vender os seus tilulos a baixo preço; segundo, porque não gosam das prerogativas que. a Camará concede aos que os não venderam. Entre tanto quando eu digo que os Egressos serão preferidos, não excluo cises que os venderam , porque os podem comprar no mercado: o que pôde succeder e que os comprem a 15 ou 20, por exemplo, tendo-os rendido ;po.r 10; mas sempre a Classe lucra. Por consequência Lembrava-rne que a Commissão uniformizasse o Addilamento com o vencido.

O Sr. Aiúla.:—Sr. Presidente, quando eu vi este -Projecto dado para Ordem do Dia, entendi que o a r U Q..° nào podia passar como estava redigido ; mas infeli/meule eslava fora da Sala quando se votou , de maneira que quando entrei, eslava appro-yado,, e sem discussão. Entre tanto e impossível que õ que eu tenho a dizer a respeito do Addila-monto , não tenha alguma relação c'om o art. 2.°