O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

•:(í

vosso conhecimento o Relatório círcurnstanciado dês-; se Processo, e de sujeitar á vossa deliberação o Pa? recer qufc tomou na presença de todas às peças dos respectivos Autos,' cumprindo assim o que lhe foi determinado por esta Camará , em Sessão de 21-do próximo passado rnez, ssnão com a sabedoria e conhecimentos da matéria que fora a desejar, ao menos com o zelo e decidida vo'nlade de acertar no desempenho de suas obrigações, de que todos os seus Membros se acham animados.

Demorada e tardia poderá talvez ter parecido a ' Cornmissão em desempenhar esta árdua epoucoagra-davel tarefa; mas a gravidade do negocio, e a necessidade absoluta do Processo correr em vista por "todos os «eus Membros, ao passo que não podia, sern maior demora, ser copiado para dar logar ao seu exame a um mesmo tempo,, não deixarão de vos fazer sentir que fora q'unsi impossível dar-lhe mais rápido andamento; e a Com missão espera que vós fa féis justiça aos desejos que tem de satisfazer'com-pletarnentè á vossa expectação.

Senhores: o fallecido Barão de Sabroso, Govei'* nador Geral da índia, participou ao Governo de Sua Magestade, em data de 17 de Fevereiro de 1838, segundo consta do extracto do seu Oíficio a íl. 14 do Processo ^7erbal e Summario, que o Sr. -Celestino Soares correspondendo menos dignamente -á delicadeza e urbanidade, com que desde a sua chegada áquelles Estados sempre o considerara, ape-* zar do máo tractamento que delle recebera durante a viagem a bordo da Fragata D. Pedro, do seu cominando, não só entendera dirigi-lo e domina-lo na gerência dos negócios públicos, maseffeclivatnen» •te pozera em acção todos os meios para oconsegu rs já inculcando por toda a parte uma influencia real e decidida no seu animo, abusando para isto da franqueza com que oadmittia a seu tracto, já ligando-se com os homens mais notáveis do partido dos «migrados, já finalmente pró. urando excitar o espirito publico contra as Cartas Regias de que tinha sido portador,-para assim alcvanlai' urn partido é com este irnpôr-lhe obediência aos seus caprichos: que, repetidas vezes^ o ameaçara incu!cando-se, pela forca da Fragata, o arbitro da sustentação do Governo, cuja aiictoridade, segando se jactava , de todo cairia, apenas afrouxasse no zelo que affecta* vá pela subordinação c disciplina da tripulação : que o Projecto do Sr. Celestino Soares não parava nes-las insinuações e tentativas, porém pasaára com.dês* medido arrojo, a factos altamente criminosos; por quanto havendo elle, em vi tude da requisição do Escrivão da Junta da Fazenda Publica fundada no Regimento dá 13 de Julho de 1773, e nas Ordens Regias e Provisão do extincto Erário de 19 e £3 de Fevereiro de 1776, ordenado que se passasse moaí -tra á guarhição da Fragata D. Pedro,, para sê po--derem fiscalisar as relações dadns dos seus vencimentos , o mesmo Sr. Celestino Soares se houvera tanto em contra o dever da obediência, e em opposição AZ ordens superiores que, depois de ter ido ao seu , Palácio, por três vezes, a ameaça-lo com o efliprê* go e desenvolvimento das forças da Fragata e da Charrua, no caso do insistir na execução da ordem dada, lhe manifestara. n1um Officio a decidida ré-bolu^ão em que estava de se negar á sua obediência i .•'e que. apezar de elle Governador, por uma excessiva condescendência, tida eorn © fim de destrúif ô

apparente è sfipposto motivo dê degnidação que t> , mesmo affèctava soffrer sendo a triostra passada pelo Intendente da Marinha, Officiál dê graduação inferior á sua, haver d,;termiiiâc!o que a passasse o Contador da Fazenda, ou um OíTicial, da .Contadoria da mesma-j riem assim ò poderá chamar ao cumpri-» -mento de seus deveres, antes este acto de prudente deferência o,animara a'niaioréâ excessos, é a rom> per em resiste n c ia formal: pois que apresentando-sè a bordo da Fragata D. Pedro o Empregado de Fazenda para passar a mostra, e lendo ó OíTicial dê serviço mandado apitar a elia, a maruja riãó só deixara de obedecer, mas tirara as escad-ás das escotilhas, .para que os Soldados do destacamento nãosui bissem , gritando para cima ao mesmo que somente subiriam te se lhe levava dinheiro; que ufano corri, este successo lhe oíficiara o Sr. Celestino Soares esperando com isto abalar a resolução em que elle esi ta vá de sustentar e fazer respeitar a todo o custo a sua auctoridadp; que o mesmo fascinara e illudira, os Officiaes e Marinhagem da Fragata, espalhando1 e fazendo espalhar que todo o comprometimento provinha de ter instado pelo pagamento do que sé devia á guarnição, quando este nunca se lhe negara, como era fácil de crer, sendo que com esta força e' que elle Governador contava ter ern respeito é reprimir os anarchUtas daquelleEstado, se ousassem levantar o eólio: que de facto illudida e fascinada a guarnição por este e outros embustes o secundara em todos os seus-actos sediciosos praticados nos dias 15.5 e 19 de Janeiro; que os marujos em numero, mais de duzentos, tinham vindo a terra procura-To á FeU tòrifi "em grande tumulto e algazarras; que tudo estivera em comrnoção até que elle, receioso da prisão, se passara para bordo, onde mandando noVa* mente para o prender o seu Ajudante d'Orderis, es* te fora rcpellido por elle, dizendo>-lh-e que em quan-•to a marinhagem o auxiUas:e, jamais se entregaria á prisão; que depois mandara um golpe de" gtínte armada a tomar á força, corno tornou, a G«lia de Guerra-— 111'uâtre' Portugal e Caatro-^-a qnal fizera mudar do seu ancoradouro para defronte1 das ja-nellas do Palácio : pondo se eso de ser entregue pelos próprios aquém fascinara, se linha aproveitado da escuridade da noite», e fugira vergonhosamente em uma Tona, para não responder pelos enormes crimtís com que stó havia manchado, ern menoscabo da confiança que Sua Magestade a Rainha nelle depositara para ser ú m auxiliador no rts*labe!ecirnento da tranquillidade p u* blica daqiif-lle Estado: que se tinha proctídido à ^Conselho de Investigação acerca de todos', os factol praticados nos referidos dias de Janeiro; que se lançara no Livro dm Soccorros, apetiils espaçado o prazo legal dá hiiâiíncid ^ a nota de desertor ao §f; Celestino Soaras; é que em breve remettdria o dieta» Conselho com ai documento! respeltántéâ âestessuc-* •èessos.