O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1296

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

SESSÃO DE 28 DE ABRIL DE 1866

PRESIDENCIA DO SR. CESARIO AUGUSTO DE AZEVEDO PEREIRA

Secretarios os srs.

José Maria Sieuve de Menezes

Fernando Caldeira

Chamada: — Presentes 60 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs. Annibal, Braamcamp, Sá Nogueira, Dinis Vieira, Quaresma, Gomes Brandão, Salgado, Magalhães Aguiar, Faria Barbosa, Rodrigues Sampaio, Falcão da Fonseca, Cesario, Claudio, D. de Barros, Fernando Caldeira, F, F. de Mello, Albuquerque Couto, Barroso, Coelho do Amaral, Gavicho, F. L. Gomes, Sousa Brandão, F. M. da Costa, Carvalho de Abreu, Gustavo de Almeida, Palma, Sant'Anna, Gomes de Castro, Santos e Silva, Sepulveda, J. A. de Sousa, Vianna, Mello Soares, Sepulveda Teixeira, Noronha e Menezes, Vieira Lisboa, Fradesso da Silveira, Ribeiro da Silva, J. M. Osorio, Noutel, Costa Lemos, Infante Passanha, Correia de Oliveira, Carvalho Falcão, Oliveira Pinto, J. M. da Costa, J. M. Lobo d'Avila, Sieuve de Menezes, Faria e Carvalho, Barros e Lima, Luiz Bivar, Alves do Rio, Sousa Junior, Paulo de Sousa, Pereira Dias, Lavado de Brito, P. M. Gonçalves de Freitas, Placido de Abreu, S. B. Lima, Visconde da Costa e Visconde dos Olivaes.

Entraram durante a sessão — os srs. A. de Castro, Alves Carneiro, Antonio Augusto, Camillo, Barros e Sá, A. J. da Rocha, A. J. de Seixas, A. J. Pinto de Magalhães, A. de Serpa, Barjona, Barão de Magalhães, Barão do Mogadouro, Freitas Soares, Pereira Garcez, Carlos Bento, Pinto Coelho, Carolino, Delfim, E. Cabral, Fausto Guedes, F. J. Vieira, F. Quental, Francisco de Bivar, Francisco Costa, Lampreia, Bicudo Correia, F. M. Rocha Peixoto, Paula e Figueiredo, Paula Medeiros, Silveira da Mota, Baima de Bastos, Andrade Corvo, Assis Pereira de Mello, Alcantara, Aragão Mascarenhas, Matos Correia, Proença Vieira, J. Pinto de Magalhães, Vieira de Castro, Sette, Pinho, Luciano de Castro, Sá Carneiro, Nogueira, Mendes Leal, Tiberio, Vaz de Carvalho, Julio do Carvalhal, Leandro da Costa, Levy, Lourenço de Carvalho, Freitas Branco, M. B. Rocha Peixoto, Coelho de Barbosa, Manuel Firmino, Manuel Homem, Severo, Thomás Ribeiro, Vicente Carlos e Visconde da Praia Grande de Macau.

Não compareceram — os srs. Abilio, Fevereiro, Soares de Moraes, Ayres de Gouveia, Fonseca Moniz, Correia Caldeira, A. Gonçalves de Freitas, Crespo, Fontes, Antonio Pequito, Pinto Carneiro, Cesar de Almeida, Barão de Almeirim, Barão de Santos, Barão do Vallado, Belchior Garcez, Achioli, Faustino da Gama, F. de Mello, Namorado, F. I. Lopes, Marques de Paiva, Cadabal, Reis Moraes, Mártens Ferrão, Costa Xavier, Tavares de Almeida, Albuquerque Caldeira, Calça e Pina, Torres e Almeida, Coelho de Carvalho, Faria Guimarães, J. A. Gama, Figueiredo Queiroz, Garrido, Alves Chaves, Vieira da Fonseca, Costa e Silva, Leite e Ferraz, Rojão, Toste, José de Moraes, Batalhoz, Amaral e Carvalho, Manuel de Carvalho, Tenreiro, Macedo Souto Maior, J. J. Guerra, Leite Ribeiro, Sousa Feio, Marquez de» Monfalim, Monteiro Castello Branco e Ricardo Guimarães.

Abertura: — Á uma hora da tarde.

Acta: — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

OFFICIOS

1.º Do sr. José Augusto da Gama, dando parte de que não póde comparecer á sessão de hoje, e que faltará a mais algumas em consequencia do fallecimento de seu cunhado o conselheiro d'estado Julio Gomes da Silva Sanches.

2.º Do ministerio da guerra, remettendo, em satisfação ao requerimento dos srs. José Paulino de Sá Carneiro e Henrique de Paula Medeiros, e conforme o prescripto no § unico do artigo 8.º da lei de 4 de junho de 1857, a conta d'aquelle ministerio, com o fundo proveniente da remissão do serviço militar de mancebos recrutados.

3.º Do ministerio do reino, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. José de Faria Pinho, copia do officio do governador civil de Leiria, bem como a informação do administrador do concelho, relativa á fuga de varios individuos indiciados por tentativa contra a vida do vigario da freguezia de Maceira.

Á secretaria.

4.º Da camara dos dignos pares, remettendo a mensagem que acompanha a proposição de lei, que auctorisa a camara municipal de Gaia a contrahir um emprestimo com applicação a obras municipaes, e a alteração feita por aquella camara; e bem assim um exemplar do parecer da commissão de administração publica da mesma camara, com referencia á proposição enviada.

Á commissão de administração pública.

PARTICIPAÇÃO

O sr. barão do Vallado tem faltado ás sessões da camara, e continuará a faltar, por motivo de doença. = Sepulveda Teixeira.

Inteirada.

REQUERIMENTOS

1.º Renovo os requerimentos, que fiz em sessão de 16 de março proximo passado, pedindo diversos esclarecimentos pelo ministerio da guerra. = Placido de Abreu.

2.º Requeiro que, pelo ministerio do reino, se remetta, com urgencia, á secretaria da camara o processo do concurso á cadeira de ensino primario do sexo feminino de S. Romão (Guarda), cujo provimento teve logar em janeiro ultimo. = Albuquerque Couto.

Foram remettidos ao governo.

Leu-se na mesa uma participação do sr. deputado José Augusto da Gama, dizendo que não podia comparecer â sessão de hoje e a mais algumas em consequencia de ter fallecido seu cunhado o sr. Julio Gomes da Silva Sanches.

O sr. Presidente: — A camara de certo ouviu com profunda magua a participação que acaba de ser lida (apoiados geraes), e por isso julgo interpretar o seu sentimento propondo que se lance na acta, que a noticia do fallecimento