O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Portanto eu pedi sobre á ordem, e não me affas-tei do direito que me dava a petição da palavra sobre a ordem, para concluir com uma moção, que vem a ser (Leu).

PROPOSTA:—te Proponho que se mantenha a disposição actualmente observada quanto á hora da abertura das Sessões, rejeitando-se todas as outras Propostas sobre este assumpto.— Dias e Sousa.

Foi admittida.

. O Sr. Barjona (Sobre a ordem): — Eu peço a V. Ex.a que'faça executar o que propõe o Sr. Carlos Bento: vá este negocio á.Commissão do Regimento, marque ella exactamente a que horas no^s havemos de reunir, e passemos á ordem do dia. É melhor do que estarmos nesta discussão, donde provavelmente se não tirará resultado, e se se- tirar al-'gum não ha de ser o melhor. Portanto como o Sr. Carlos Bento não mandou Proposta nenhuma, vou eu mandar uma neste sentido.

Leu-se logo na Mesa a seguinte-. PROPOSTA —ti Proponho que a 'Proposta do Sr. Alves Vicente seja remettida á Com missão do Regimento, para sobre ella dar o seu Parecer com urgência 55 — Carlos. Bento. Foi admittida..

O Sr. • Va& Prelo Giraldes: — Toda a Camará sabe o motivo porque eu apresentei a minha Proposta; conhece a conveniência delia, e por isso nada direi ern sua defeza, nem é preciso porque já foi ap-provada. Portanto a respeito delia já não pôde haver questão; e é por isso que eu abundo nas ideias dos Srs. Holtreman, e Dias e Souza. A Camará decidiu que houvesse cinco horas de trabalho, logo não pôde fazer-se outra cousa que não seja isto ( Apoiado).

O Sr. Cunha Sotto Maior:—'Sr. Presidente,'no estado em que encontro a questão, tenho muito-pou-co que dizer. Permitta-me o illustre Deputado por Castello Branco que lhe observe," que a sua Proposta vaga e indeterminada como e', levara a Camará a urna decisão absurda, porque a Proposta de S. Ex.a disia—~a Sessão ha de durar cinco horas—não estabelecia a hora em que ella se ha de'abrir;' por consequência os Deputados tinham de esperar um longo praso de teinpo até que houvesse numero, mas o Sr. Presidente já estabeleceu a hora da abertura; tomemos pois este ponto de partida. Embora a duração da Stessão 'seja de cinco horas, o que me parece muito, embora se addicione agora'mais uma hora ou duas, eu declaro francamente que não espero desse addicionamento a salvação da pátria ; com quanto eu respeite rnuito os Cavalheiros que cum-poern esta Camará, hei de comtudo diser o que sinto quer agrade quer desagrade. Os Cavalheiros que estiveram aqui cein dias sem fazer nada, não esperem que.por addicionarem uma hora ás quatro que já . tiveram á sua disposição, façam mais do que fiz.eram então, não espero que seja com mais sessenta minutos /por dia que arrancaremos a pátria do abysmo ; não espero que a Camará trabalhe melhor, nem que o Ministério se emende, nem que a situação melhore. Quando for tempo hei de apresentar a minha .opinião rasgadamente sobre a situação poli Uca, administrativa, económica, e-financeira do paiz; todas as vezes que se me offerecer a opportunidade, hei de diser a minha opinião com desassombro. Não venho aqui fazer cumprimentos nem á maioria nem ao Mi-

nistério, nem á Camará, venho diser as verdades como ellas são, venho expressar a minha opinião tal como a sinto; não venho curvar a minha cabeça perante este ou aquelle, nem condemnar a minha in-te'lligencia. Essa Camará dos um a um tão calum-niada, a que pertenci, çscutou-rne, espero que a Camará eleita livremente também me escutará (Apoiados). ' • 7

O Sr. Leonel Tavares: — Eu tenho assistido a muitas e repetidas Sessões em que^ se teriKtractado -destas matérias, e o resultado, como- todos sabem, tem sido sempre nenhum (Apoiados) ou se tem sido algum, é sempre mão.

Agora eu declaro por minha parte, que venho para aqui todos os dias pouco mais ou menos á hora estabelecida no Regimento, ás onze horas, e que me conservo até ás quatro horas. Estar aqui desde as onze horas até ás duas horas, á espera dos Deputados que não vêem tão cedo, e depois estar na Sessão mais cin-. co horas, declaro desde já, que o hão faço, e que me-vou embora (.Apoiados): não hei de pagar por aquelles que vêem tarde e quando muito bem querem í Apoiado?,). Todas as resoluções da Câmara não são capazes de me fazer estar aqui tanto tempo, porque isso-é superior ás minhas forças fysicas; e não é por e i agora ser velho, já em mais rapaz não me sujeitava a taes determinações, porque considerava isso* superior-as minhas forças fysicas: é impossível si-miíhante 'cousa (Apoiados). Não proponho agora que se desfaça por uma nova a votação que. ha pouco se tomou ; deixe-se ella estar como se fez, mas entregue-se ao tempo, não se vote mais nada, nem. hoje, nem depois, nem nunca ; deixe-se isso á experiência ; -dentro de poucos dias, por mais que V. Ex." queira, que todos nós queiramos, as coisas hão-de voltar aos, termos em que estão actualmente-(Apoiados). É sempre prejudicial querer bolir nestas cousas: o resultado é estarmos, como agora, a perder tempo sem fazermos cousa nenhuma. Peço que se acabe isto já sem mandar á Commissão, sem mandar a ninguém; rnantenha-se pró forma a votação que se fez, não se revogue agora, devemos deixar o negocio á experiência, e estou certo que ern seis dias ella torna a trazer as cousas ao estado em que ora ., estão. Portanto voto contra tudo, contra mesmo a remessa de qualquer Proposta á Com-rnissão. Repito, fiquem as coizas como agora estão, e ellas voltarão aos seus eixos (Apoiados).

Ó Sr. Barão das Lages: — Sr. Presidente, eu sou exactamente da opinião do Sr. Deputado Leonel Tavares. A Proposta apresentada pelo Sr. Deputado por Castello Branco não pôde ,ser approvadçi de forma nenhuma (j^ozès: —Já está votada). Muito-embora, mas não pôde executar-se do modo que parece querer-se executal-a, por que isso tende a impor uma pena aos Deputados que cumprem com os. seus de.veres (Apoiados).

Agora quero responder a um argumento que aqui veio apresentar o Sr. Holtreman, disendo, que ás onze horas não estava aqui ninguém ; mas se S. S.a aqui estivesse, sempre havia de ver, por exemplo, que na .ultima Sessão já ás quatro horas não havia numero para votar (Apoiado»); por consequência ás. cinco horas ainda muito menos hade haver (Apoiados). Termino disendo, que desejo que se observe ô que se tem observado até aqui; que a hora da chamada seja ás onze horas, e que o numero dos