O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 8 DE MAIO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os exmos. srs.

Augusto Cesar Ferreira de Mesquita
Sebastião Rodrigues Barbosa Centeno

SUMMARIO

Dá-se conhecimento de quatro officios, sendo dois de ministerios, um da misericordia de Lisboa e outro da associação commercial do Porto. - Os srs. Firmino João Lopes e Franco Frazão mandam para a mesa representações. - Resolve-se que seja publicada no Diario do governo a que foi apresentada pelo ultimo d'aquelles srs. deputados. - O sr. Carrilho, por parte da commissão de fazenda, e o sr. Barbosa Centeno, por parte da commissão do ultramar, apresentam requerimentos de interesse publico. - Mandam para a mesa requerimentos de interesse particular os srs. Cypriano Jardim e Ferreira de Mesquita. - Justificações de faltas dos srs. José Novaes e Cypriano Jardim. - Apresentam pareceres de commissões os srs. Lencastre, Bocage e Poppe. - O sr. Luiz José Dias continua e termina o seu discurso, começado na sessão anterior, manifestando a sua opinião ácerca do beneplacito. - Apresenta um parecer de commissão o sr. Adolpho Pimentel.
Na ordem do dia continua a discussão do projecto de lei n.º 34 (orçamento rectificado). - Usa da palavra, que lhe ficara reservada da sessão anterior, o sr. Elvino de brito, que faz largas considerações sobre diversos assumptos do ultramar e sustenta a sua moção. - Responde-lhe detidamente o sr. ministro da marinha.

Abertura - Ás duas horas e um quarto da tarde.

Presentes á chamada - 41 srs. deputados.

São os seguintes: - Lopes Vieira, Agostinho Lucio, Moraes Carvalho, ª da Rocha Peixoto, silva Cardoso, pereira Côrte Real, Antonio Centeno, Moraes Machado, A. M. Pedroso, Santos Viegas, Augusto poppe, Pereira Leite, Conde de Thomar, E. Coelho, sousa Pinto Basto, E. Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Correia Barata, Francisco de Campos, Castro Mattoso, Franco Frazão, Franco Castello Branco, Teixeira de Vasconcellos, J. J. Alves, teixeira Sampaio, Azevedo Castello Branco, Ferreira de Almeida, José Frederico, Figueiredo Mascarenhas, Oliveira Peixoto, pinto de Mascarenhas, Luiz Ferreira, Bivar, Luiz Dias, Gonçalves de freitas, Sebastião Centeno, Dantas Baracho, Pereira Bastos, Visconde de Ariz, Visconde das Laranjeiras e Consiglieri Pedroso.

Entraram durante a sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Gracia de Lima, Albino Montenegro, Anselmo Braamcamp, Torres Carneiro, Alfredo Barjona de Freitas, Sousa e Silva, Garcia Lobo, A. J. da Fonseca, A. J. d'Avila, Cunha bellem, Fontes Ganhado, Jalles, Carrilho, Almeida Pinheiro, A. Hintze Ribeiro, Ferreira de Mesquita, nevess Carneiro, Barão de Ramalho, Bernardino Machado, Lobo d'Avila, Carlos Roma du Bocage, Conde da Praia da Victoria, conde de Villa Real, Cypriano Jardim, Ribeiro Cabral, Elvino de brito, Emygdio Navarro, Goes Pinto, Fernando Geraldes, Francisco Beirão, Guilherme de Abreu, Guilhermino de Barros, Sant'Anna e Vasconcellos, Silveira da Motta, Baima de Bastos, J. C. Valente, Scarnichia, Souto Rodrigues, Sousa Machado, J. Alves Matheus, Ponces de Carvalho, Joaquim de Sequeira, Simões Ferreira, José Borges, Dias Ferreira, Ellias Garcia, Laranjo, Pereira dos Santos, José Luciano, Ferreira Freire, Simões Dias, Lopo Vaz, Luciano Cordeiro, Luiz de Lencastre, Reis Torgal, Luiz osorio, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Manoel de Medeiros, M. J. Vieira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Martinho Montenegro, Miguel Dantas, Pedro de Carvalho, Santos Diniz, pedro Roberto, Rodrigo Pequito, Tito de Carvalho, Visconde de Alentem, Visconde de Balsemão e Wenceslau de Lima.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adriano Cavalheiro, Agostinho fevereiro, Antonio Candido, Antonio Ennes, Lopes Navarro, Pereira Borges, sousa Pavão, Pinto de Magalhães, Seguier, Urbano de Castro, Augusto Barjona de Freitas, Fushini, Avelino Calixto, Barão de Viamonte, Caetano de Carvalho, Sanches de Castro, Estevão de Oliveira, Filippe de Carvalho, Vieira das Neves, Mouta e Vasconcellos, Martens Ferrão, Wanzeller, Frederico Arouca, Barros Gomes, Matos de Mendia, Costa Pinto, J. A. Pinto, Augusto Teixeira, Melicio, João Arroyo, Ribeiro dos Santos, Ferrão de Castello Branco, J. A. neves, Coelho de Carvalho, Amorim Novaes, Avellar Machado, Correia de Barros, Lobo Lamare, J. M. dos Santos, Julio de Vilhena, Lourenço Malheiro, Luiz Jardim, M. da Rocha peixoto, Aralla e Costa, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Franco, Vicente Pinheiro, Visconde de Reguengos e Visconde do Rio Sado.

Acta - Approvada sem reclamação.

Expediente

Officios

1.º Do ministerio da fazenda, remettendo, em satisfação ao requerimento do sr. deputado Adolpho Pimentel, nota da receita cobrada em virtude da lei de 20 de junho de 1866 com destino aos melhoramentos da barra e porto de Espozende.
Á secretaria.

2.º Do ministerio da marinha, participando que o relatorio do padre Barroso, chefe da missão de S. Salvador do Congo, na sua viagem ao Bembe em 1884, se acha publicado no Boletim da sociedade de geographia de Lisboa, n.º 1 da 5.ª serie, relativa ao mez de janeiro do corrente anno.
Á secretaria.

3.º Da santa casa da misericordia de Lisboa, remettendo 150 exemplares do relatorio e contas da gerencia da administração d'esta santa casa, relativos ao anno economico de 1883-1884.
Mandaram-se distribuir.

4.º As associação commercial do porto, remettendo 160 exemplares do relatorio dos trabalhos da mesma associação relativos ao anno de 1884.
Mandaram-se distribuir.

REPRESENTAÇÕES

1.ª Dos officiaes de deligencias do juizo de direito da comarca de Vinhaes, pedindo que se lhes torne applicavel a tabella dos salarios judiciaes com relação ao serviço que fizerem nos processos de recrutamento, quando os recorrentes não obtiverem vencimento.
Apresentada pelo sr. deputado Firmino João Lopes e enviada á commissão de legislação civil, ouvida a de fazenda.

2.ª Da camara municipal de Idanha, adherindo á representação em que a sociedade agricola do districto

78