O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1409

de lata amassadas e muitas listas espargidas pelo chão; e querendo elle declarante conhecer quem eram os perpetradores de similhante attentado, não o pôde conseguir porque a mesa eleitoral tinha desapparecido; como porém no local estivesse o administrador do concelho, dirigiu-se elle declarante aquella auctoridade para que lhe dissesse o que em tal caso elle com a sua força devia fazer, e recebendo em resposta se retirasse, porque a eleição estava nulla, elle declarante marchou immediatamente com a sua força para quarteis.

Declarou mais que na manhã do dia 23, pelas nove horas da mesma, quando por ali passava a força da Regua do commando do sr. capitão Saraiva, de infanteria n.° 13, tivera elle declarante conhecimento de que os povos d'aquelle concelho, reunidos no adro da igreja matriz, queriam começar nova eleição, visto a do dia anterior ter sido dada por nulla e de nenhum effeito. Então marchando as forças referidas para o local indicado, aonde estavam de certo para mais de cincoenta, homens, o sr. capitão Saraiva, de infanteria n.° 13, dirigindo-lhes a palavra, fez-lhes ver que taes ajuntamentos eram prejudiciaes á manutenção da ordem publica; e que a respectiva auctoridade commetteria infracção se pelos meios suasorios os não convidasse para a dissolução do grupo. Reagiram a este convite, entraram para a igreja, nomearam nova mesa e fizeram extracção das listas que uma das urnas continha; em presença d'este facto o administrador do concelho disse que a força podia retirar se para o seu destino, que elle ía dar parte ao governo civil do excesso d'aquelles povos e desacatamento á lei. A força que regressava continuou a sua marcha para Villa Real, e elle declarante no dia seguinte recebeu ordem do administrador para reunir ao destacamento em Villa Real, de que fazia parte, e assim o cumpriu.

Declarou mais que a força de que dispunha, e bem as sim as mais que foram poetas para manutenção da ordem nos differentes circulos, foram todas a requisição das respectivas auctoridades, que sempre estiveram distanciadas das assembléas, e por isso deixaram sempre em plena liberdade os eleitores.

Nada mais declarou, e sendo-lhe lido as suas declarações as achou conformes, e assignou com o official interrogante, e comigo secretario que o escrevi e assigno. = Agostinho José Pereira, tenente de cavallaria n.° 6, secretario = Joaquim Ferreira Antunes, alferes de infanteria n.° 13 = Barreira, capitão interrogante. (Continúa.)