O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1568

1568

Em virtude de resolução da camara dos senhores deputados se publica o seguinte

(Continuado do n.° antecedente)

Copia n.° 2 — Governo civil de Villa Real —... Repartição— N.°... — Ill.mo sr. Satisfazendo ao que me foi solicitado por alguns administradores de concelho n'este districto, e desejando habilitar estes magistrados, não só para que possam satisfazer a quaesquer requisições, que porventura lhes forem ou lhes sejam feitas pelos respectivos presidentes das assembléas eleitoraes para a eleição, que ha de ter logar no dia 22 do corrente, das camaras municipaes e juizes ordinarios, que têem de servir no proximo futuro biennio de 1864 e 1865, mas tambem para que os mesmos magistrados, independentemente d'aquellas requisições possam, em desempenho das suas legitimas attribuições, prover á manutenção da ordem e tranquillidade publica n'aquelles actos; rogo a v. s.ª para que se digne dar as convenientes ordens a fim de que seja satisfeita a minha seguinte requisição — quarenta bayonetas e seis cavallos que devem pernoitar na Regua no dia 21 do corrente, á disposição do respectivo administrador do concelho.

A disposição do mesmo administrador, ou de quem suas vezes fizer, ou do respectivo regedor de parochia, vinte e cinco bayonetas, que devem pernoitar no mesmo dia 21 em Moura Morta para onde devem marchar directamente.

Á disposição do administrador do concelho de Santa Martha vinte e cinco bayonetas, que devem pernoitar no mesmo dia 21 na Villa de Santa Martha.

Á disposição do administrador do concelho de Sabrosa trinta bayonetas, que devem pernoitar no mesmo dia 21 na Villa de Sabrosa.

A disposição do administrador do concelho de Alijó, quarenta bayonetas e seis cavallos, que devem pernoitar no mesmo dia 21 na Villa de Alijó.

Remetto a v. s.ª para lhes dar o devido destino as adjuntas instrucções para os respectivos commandantes das forças requisitadas.

Deus guarde a v. s.ª Villa Real, 20 de novembro de 1863. = Ill.mo sr. commandante das forças estacionadas em Villa Real. = o governador civil, Jeronymo Barbosa de Abreu e Lima.

Está conforme. = Quartel em Bragança, 10 de março de 1864. = João Alves Cortez, capitão de caçadores n.° 3.

Copia n.° 3 — Instrucções para o sr. commandante da força que no dia 21 do corrente tem de apresentar-se na villa de...

1.º O sr. commandante da força dará parte da sua chegada ao sr. administrador do concelho;

2.º Coadjuvará o mesmo magistrado com a força do seu commando na manutenção da ordem e tranquillidade publica;

3.º Satisfará ás requisições que pela referida auctoridade lhe forem feitas para este fim, quer sejam preventivas quer repressivas as medidas que ella haja de adoptar;

4.º Regressará com a força do seu commando quando o predito magistrado lhe declarar que não carece da sua cooperação.

Governo civil de Villa Real, 20 de novembro de 1863. = O governador civil, Jeronymo Barbosa de Abreu e Lima.

Copia — De ordem de s. ex.ª. o sr. general, para o commandante da força. — As medidas preventivas serão conforme as requisições da auctoridade, as repressivas é objecto melindroso que só devem ser empregadas, tendo em vista os commandantes das forças a responsabilidade que lhes toca. = Assignado, Conde de Vinhaes.

Está conforme. = Quartel em Villa Real, 21 de novembro de 1863. = João Alves Cortez, capitão de caçadores 3.

Está conforme. = Quartel em Bragança, 10 de março de 1864. = João Alves Cortez, capitão de caçadores 3.

Copia n.° 4 — Estação telegraphica de Villa Real — Dia 20 de novembro de 1863 — Correspondencia official — Recepção n.° 558 — Telegraphia electrica — N.° 489 — Chaves, 20 do corrente, ás 9 horas e dez minutos da noite. — Ill.mo sr. commandante do destacamento de caçadores n.° 3 — Villa Real — Texto. — O sr. general manda dizer a v. s.ª que a força que vae para Alijó, seja commandada por v. s.ª, a que vae para Sabrosa pelos subalternos, e a que fica n'essa villa entregue ao official inferior mais antigo. É esta a maneira mais prompta d'isto se remediar, e do que dará conta ao sr. governador civil, porque a querer ahi um official deve deixar de ir a força para Sabrosa por não convir entregar trinta homens a um sargento, deixando de ir vá então o subalterno para Alijó. — Ventura, capitão ás ordens.

Está conforme. = Quartel em Bragança, 10 de março de 1864. = João Alves Cortez, capitão de caçadores n.° 3.

Copia n.° 5 — Estação telegraphica de Villa Real — Dia 21 de novembro de 1863 — Correspondencia official — Recepção n.° 559 — Telegraphia electrica — N.º 481— Chaves, 20 do corrente, ás 11 horas e cincoenta e cinco minutos da noite. —Ill.mo sr. commandante do destacamento de caçadores n.° 3 — Villa Real — Texto. As medidas preventivas serão conforme as requisições da auctoridade, as repressivas é objecto melindroso, que só devem ser empregadas tendo em vista os commandantes da força á responsabilidade que lhes toca. — Conde de Vinhaes.

Está conforme. = Quartel de Bragança, 10 de março de 1864. = João Alves Cortez, capitão de caçadores n.° 3.

Copia n.° 6. — N.° 364. — Administração do concelho de Alijó. — Ill.mo sr. — Em nome da lei, e para bem do serviço publico, rogo a v. s.ª se sirva pôr á disposição do meu delegado especial, em Carlão, Antonio Barbosa de Abreu Lima, tres soldados e um cabo, para o auxiliarem no serviço concernente á manutenção da ordem e tranquillidade publica na assembléa que ha de reunir-se na igreja matriz n'aquella mesma freguezia, no domingo 22 do corrente.

Deus guarde a v. s.ª Alijó, 21 de novembro de 1863. = Ill.mo sr. commandante da força estacionada n'esta villa. = O administrador do concelho, Joaquim José Augusto Monteiro.

Está conforme. = Bragança, 9 de março de 1864. — João Alves Cortez, capitão de caçadores 3.

Copia n.° 7 — Ill.mo sr. — Em nome da lei rogo a v. s.ª se sirva de já se apresentar com a força do seu commando no local em que se acha reunida a assembléa eleitoral a que estou presidindo, a fim de me prestar o auxilio necessario para dissipar o tumulto que varios cidadãos promoveram para transtornarem a operação eleitoral a que se está procedendo, intimidando os cidadãos eleitoraes, e impedindo assim, para seus fins, o livre accesso á uma.

Deus guarde a v. s.ª Alijó, 22 de novembro de 1863. = Ill.mo sr. commandante da força militar estacionada n'esta villa de Alijó. = O presidente da assembléa eleitoral de Alijó, Antonio Leopoldino Pinto de Queiroz.

Página 1569

1569

Está conforme. = Bragança, 9 de março de 1864. = João Alves Cortez, capitão de caçadores 3.

Copia n.° 8 — N.° 365 — Administração do concelho de Alijó. — Ill.mo sr. — Tendo cessado as circumstancias especiaes que me obrigaram a requisitar o auxilio da força armada, em rasão de se acharem concluidos os trabalhos eleitoraes nas differentes assembléas, d'este concelho, julgo desnecessaria a permanencia, nesta villa, da força a digno commando de v. s.ª; o que communico a v. s.ª, a fim de que se sirva dar as suas ordens para que a mesma se possa retirar.

Deus guarde a v. s.ª Alijó, 24 de novembro de 1863. = Ill.mo sr. commandante da força estacionada n'esta villa. = O administrador do concelho. = Joaquim José Augusto Monteiro.

Está conforme. = Quartel em Bragança, 9 de março de 1864. — João Alves Cortez, capitão de caçadores 3.

(Continúa.)

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×