O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 1631

1631

Em virtude de resolução da camara dos senhores deputados se publica o seguinte

(Continuado do n.° antecedente)

Documento n.° 12 Ill.mo e ex.mo sr. — Tendo v. ex.ª annunciado que, a contar do dia 3 até ao dia 18 do corrente, se acha aberta a syndicancia sobre o modo por que ultimamente correu o processo eleitoral no districto, convidando todas as pessoas que desejarem prestar quaesquer esclarecimentos tendentes ao apuramento da verdade, a que o venham fazer dentro d'aquelle praso, inscrevendo seus nomes os cidadãos do concelho da Regua, que se acham aqui reunidos em numero superior a 600, não podendo todos um por um fazer a exposição das violencias e arbitrariedades da auctoridade e seus agentes no dito concelho, encarregam os abaixo assignados de significar a v. ex.ª os seus queixumes, e fazer-lhe a fiel narração dos acontecimentos.

Digne-se, portanto, v. ex.ª mandar que, junta esta petição ao processo da syndicancia se tomem seus nomes aos abaixo assignados, declarando-lhes o dia em que devem prestar as suas declarações.

Os abaixo assignados têem a honra de observar tambem a v. ex.ª, que tendo a auctoridade superior do districto significado a sua má vontade contra este ajuntamento, posto que estivesse auctorisado pelos editaes de v. ex.ª, e mandando precipitadamente vir de Chaves tropa de cavallaria e infanteria se propalaram boatos aterradores de desordens e maus tratamentos contra os que viessem queixar-se a v. ex.ª

Alem d'isso o mau tempo, e as abundantes chuvas que estão caindo, concorreram com aquellas causas para restringir o concurso do povo, que tinha vontade de dirigir-se hoje a esta villa para aquelle fim.

Todo este povo, porém, que, arrostando com os incommodos do tempo e com o terror que se lhe pertende incutir, ousa apresentar-se a v. ex.ª, toma tambem a v. ex.ª por testemunha da boa ordem e placidez com que vêem de suas casas a algumas leguas de distancia representar e usar do seu direito, ficando assim demonstrada a inutilidade do apparato militar, que a auctoridade desenvolveu fingindo receios d'este concurso do povo, que ahi se apresenta com tanta moderação e cordura.

Villa Real, 6 de março de 1864. = Bacharel Antonio Montez Champalimaud, bacharel Francisco Pereira Dias da Cunha, Henrique da Silva Avellar, proprietario; Antonio Augusto Martins, idem; Ricardo José Nogueira, negociante e proprietario; Francisco Alves da Mata, idem; bacharel José Augusto Cerdeira Guedes Pinto, dr. Antonio Gomes Carneiro, proprietario; Manuel Leite de Carvalho Leal, idem; bacharel Antonio Lobo Pereira Caldas de Barros, Draquino Ferreira, proprietario; José Dias de Oliveira Junior, idem; Manuel Lopes Junior, idem; Manuel Antonio F. Cerdeira, idem; Manuel Pereira Pinto, idem; Joaquim Pereira do Amor Divino, idem; padre Joaquim Maximo de Mesquita, José Francisco Cerdeira, idem; Antonio José de Carvalho Borges, idem, Henrique Pereira de Sousa Guedes, idem; Antonio Teixeira Pires, idem; Antonio Wenceslau Ribeiro Vaz de Carvalho, idem; Francisco Luiz da Costa, idem; Joaquim Pereira de Barros, idem; José Braz Fernandes, negociante e regedor substituto da Regua; José Henriques dos Santos, negociante; Antonio de Oliveira Meirelles, idem; Antonio de Sequeira Varejão Castello Branco Junior, proprietario; Antonio Cabral de Vasconcellos Mourão, idem; Gabriel de Oliveira, idem; João Pereira Vaz Capella, idem; o bacharel em direito José Vaz Pinto de Almeida Carvalho, bacharel formado Francisco Lourenço Matos, Francisco Pereira da Costa, proprietario; padre Francisco Ferreira Salles, João Marcellino de Araujo, proprietario; Antonio Fernandes Alves Fortuna, juiz de direito aposentado; José Pedro de Oliveira proprietario e negociante

Os abaixo assignados, todos eleitores e proprietarios do concelho de S. Martha de Penaguião, tendo lido um edital mandado affixar por v. ex.ª em que se faz publico que desde o dia 3 até o dia 18 do corrente mez de março se acha aberta a syndicancia mandada fazer pelo governo de Sua Magestade para o fim de inquirir dos actos do governador civil e das outras auctoridades administrativas d'este districto por occasião das ultimas eleições camararias, e bem assim para inquirir dos actos preparatorios ás mesmas eleições, e constando outrosim aos abaixo assignados que a respectiva inquirição tem até agora sido tão semente feita com as pessoas que voluntariamente se têem offerecido, achando-se por esta fórma, e para o fim de deporem inscriptos já alguns individuos d'aquelle dito seu concelho; os abaixo assignados não obstante a grande repugnancia que sentem em se offerecerem ou apresentarem a v. ex.ª como testemunhas voluntarias, entenderam comtudo ser do seu rigoroso dever, attentas as muitas e boas rasões que têem para supporem toda a parcialidade nos individuos do seu concelho que já se acham inscriptos, como inimigos declarados que são das auctoridades administrativas d'aquelle mesmo concelho, declarar, como por este modo fazem, que todos os abaixo assignados se acham sufficientemente habilitados como testemunhas presenciaes que foram dos actos a inquirir com respeito ao seu concelho, para deporem ou declararem sobre o mesmo objecto, quer por depoimento jurado, quer por via de simples informação, ou por outro qualquer meio, em fim que mais conveniente pareça ao desejado fim da averiguação da verdade; e portanto

Pedem a v. ex.ª, ill.mo sr. commissario, se digne mandar juntar este requerimento ao respectivo processo para todos os effeitos convenientes. — E. R. M.ce = José Antonio Teixeira de Carvalho Vaz e Sousa, Antonio Augusto Teixeira Pinto, Antonio Correia de Almeida Carvalho, Antonio Joaquim Pinto Moreira, Joaquim Antonio Teixeira Pinto de Carvalho, Manuel Tristão de Araujo e Figueiredo, João da Conceição Guedes Pereira, José do Nascimento Guedes Taveira, José Taveira de Magalhães, Matheus da Silva Coutinho, André Cardoso Ferreira, Manuel Martins Mana.

Foram avisados para comparecer no dia 15.

Ill.mo e ex.mo sr. — Os abaixo assignados, eleitores e proprietarios do concelho do Peso da Regua, logo que tiveram conhecimento do convite que v. ex.ª fez aos habitantes d'este districto, pelo seu edital de 29 de fevereiro proximo passado, a fim de inscreverem seus nomes para deporem sobre os assumptos concernentes á syndicancia de que v. ex.ª está encarregado pelo governo, deram-se os parabens de ser chegado o momento, logo que fossem chamados por v. ex.ª, de aproveitarem tão feliz occasião, para sob o juramento aos Santos Evangelhos, mostrarem a v. ex.ª quanto são infundadas, calumniosas e filhas unicamente do espirito faccioso e despeitado, as arguições que se tem feito ao governador civil d'este districto Jeronymo Barbosa de Abreu e Lima, e ao administrador d'este concelho Alfredo de Figueiredo Perry, com referencia ás eleições municipaes, e que estas auctoridades pelas acertadas medidas que tomaram, são dignas de todo o elogio, porque com ellas garantiram a liberdade e segurança dos eleitores, facilitando-lhes o livre accesso á urna, e revindincando para os povos a sua autonomia, que se lhes queria roubar. Porém reconheceram que a sua inscripção, por voluntaria e officiosa, perderia tanto de seu valor em direito, quanto as apparatosas e de ostentação perdem na opinião e no bom senso publico, e por isso aguardavam o chamamento de v. ex.ª Mas para que ninguem tome por menos consideração por v. ex.ª e pela alta commissão que exerce, o seu silencio, ou por menos interesse pela verdade, que estão promptos a jurar, ou por falta de enthusiasmo e dedicação pela causa que esposaram, como a verdadeira causa do povo, vem quebra-lo perante V. ex.ª em seu nome e da grande maioria dos eleitores d'este concelho, dando satisfação do seu proceder, e declarando francamente os seus sentimentos, protestando ao mesmo tempo para com v. ex.ª o seu respeito e a mais alta consideração.

Peso da Regua, 10 de março de 1864. — Ill.mo e ex.mo sr. Januario Correia de Almeida, dignissimo commissario regio syndicante no districto de Villa Real. = Francisco Xavier de Seixas Lemos Castello Branco, proprietario; J. G. Leite de Gouveia, idem; Manuel Guedes Leite de Gouveia Tovar, bacharel; Joaquim Pereira de Menezes, proprietario; Antonio Bernardino de Mendonça, idem; Antonio Felisberto da Silva Cunha Leite, conselheiro; José Pereira de Figueiredo, proprietario; Jorge Pereira de Figueiredo, idem; Manuel Agostinho Guedes, idem; João Ferreira Guedes, idem; Manuel Joaquim de Sousa, idem; M. dos Santos Ferreira, idem; o reitor João Antonio Machado, idem; José Monteiro Guedes, idem; Francisco Monteiro Guedes, idem; João Monteiro Guedes, idem; José Ignacio do Valle, idem; Francisco José do Valle, idem; Ignacio Guedes de Mesquita, idem; Antonio Rodrigues Pinheiro, idem; Manuel Henriques Martins, idem; Alipio Tavares da Silva, idem; João Tavares da Silva, idem; Antonio Pinto de Araujo, idem; Antonio José Henriques, idem; Antonio Pinto de Araujo Chaves, idem; José de Araujo Pinto Moura, idem; Manuel Antonio Henriques, idem; Gaspar Pinto Pereira Borges, idem; Lucio Pinto de Sousa, agente de causas; Manuel da Silveira Pinto da Fonseca, proprietario; Jacinto Antonio da Silveira Mourão, idem; Antonio Bernardes Pereira, idem; Maximiano Augusto de Oliveira Leonor, idem; Antonio José de Frias, idem; M. Joaquim da Costa Santos, idem; padre Luiz Antonio de Frias, Camillo de Macedo, proprietario; Francisco José de Lima, negociante; Joaquim Alves Fernandes, proprietario; o reitor Amaro Alves Fernandes, Domingos José Esteves da Fonseca, cirurgião; Antonio Pereira de Carvalho, proprietario; Francisco da Costa Guilherme, negociante e proprietario; Cypriano de Sousa Canavarro, proprietario; Manuel José de Oliveira Lemos, idem; Antonio Carlos Correia de Lemos, idem; o reitor de Galafura, Miguel de Carvalho Taveira de Magalhães; o bacharel A. Ayres Lourenço de Carvalho, proprietario; o bacharel Joaquim Ayres Lopes; Joaquim Lopes de Carvalho; Joaquim Lopes Correia; José Carlos Pinto, proprietario e pharmaceutico; o bacharel Manuel Correia Ferreira Vaz; Antonio Manuel de Carvalho, pharmaceutico; José Pinto de Medeiros, proprietario; João Gonçalves Amorim, idem; Antonio Gomes Cascarejo, negociante; José de Oliveira Soares; Amaro Monteiro Salgado, negociante; Francisco de Almeida Pinto, idem; Diogo Bento Rodrigues, commerciante; Manuel Teixeira dos Santos, recebedor de comarca; o bacharel Arthur Xavier Ribeiro Vaz de Carvalho.

Os abaixo assignados todos cidadãos eleitores negociantes e proprietarios d'este concelho, tendo noticia publica por via de um edital mandado affixar por v. ex.ª, que desde o dia 3 até 18 do corrente mez de março se achava aberta a syndicancia, mandada fazer pelo governo de Sua Magestade para o fim de se inquirir dos actos do governador civil e das auctoridades administrativas d'este districto por occasião das ultimas eleições camararias, e bem assim para inquirir dos actos preparatorios ás mesmas eleições; e constando outrosim aos abaixo assignados que a respectiva inquirição tem sido até agora feita tão sómente com as pessoas que voluntariamente se têem offerecido achando-se por esta fórma e para o dito fim de deporem inscriptos alguns individuos: os abaixo assignados não obstante a grande repugnancia que sentem em se apresentarem e offerecerem como testemunhas, comtudo pelo perfeito conhecimento que têem da parcialidade dos individuos que já depozeram e pelas fortissimas rasões que existem para poderem suppor os depoimentos já dados menos conformes com a verdade e nimiamente apaixonados, entenderam ser do seu dever o virem perante v. ex.ª declarar que como testemunhas occulares que foram de todos os actos a inquirir respectivamente a este concelho, se acham perfeitamente habilitados para depor sobre esse mesmo objecto quer por depoimento jurado quer por simples informação ou pela fórma emfim que mais congruente seja á desejada indagação da verdade; e portanto.

Pede a v. ex.ª Ill.mo sr. commissario regio se digne mandar que esta sua petição se junte aos respectivo processo da syndicancia para todos os effeitos convenientes. — E. R. M.

Villa Real, 13 de março de 1864. = Sebastião Maria da Nobrega Pinto Pizarro, o padre Manuel Lopes de Carvalho Lemos, José Perry, o padre José Thiago da Cunha, José Ayres Lopes Junior, Antonio Joaquim Borges da Costa, Manuel Maria Correia Brandão, Bernardino Rebello, o padre Antonio Ramos, Antonio José Gomes de Barros, José Antonio Teixeira, Antonio da Cunha Santos, Julio Cazimiro de Jesus Lapa, José de Carvalho Mourão do Amaral Cardoso, Joaquim José de Oliveira Guimarães Manuel Ignacio Pinto Saraiva, Leonardo de Sousa Magalhães, o padre José Justino de Carvalho, José Rodrigues Teixeira, Manuel Correia de Carvalho, proprietario; Damião Martins do Carrado, Francisco Alves Ferreira, José

Página 1632

1632

Maria Pinto Rebello da Nobrega, proprietario; o padre Francisco Luiz Alves Lopes, Antonio Pinto de Azevedo e Sousa, João Bento Ribeiro, André da Silva Botelho, João Pinto de Sá Mendes, Antonio Luiz da Silva, proprietario; Joaquim Alves Monteiro, José Pereira Lebre de Barros, Manuel Joaquim Gonçalves Ribeiro, Manuel Botelho Junior, José Justino Correia de Araujo, Domingos Maria de Carvalho, Damazo Alves Guedes, Manuel Annibal Gomes, Antonio Martins, Manuel Joaquim Ferreira Mourão, Francisco Pereira Miranda, Bazilio Correia Marinho, Eduardo Almeida Ferreira da Cunha, Manuel José da Silva, Antonio Martins, Anselmo Pereira Bahia, Domingos Feliciano Teixeira de Azevedo, José Machado Silva, Manuel Fernandes Sueiro, Francisco Fernandes do Cabo, padre Joaquim Fernandes da Costa, Manuel Ribeiro Tabelliães, Domingos Fernandes do Cimo, Antonio Ribeiro, Abilio Fernandes Faria, Antonio Luiz de Carvalho, Francisco Ferreira Botelho, Antonio Alves Pinto, José Joaquim Borges, Joaquim de Sousa, José Dias Coutinho, João Baptista Vieira, Miguel Avelino Ferreira, Antonio da Cunha Sarmento, Antonio Martins Nogueira, Francisco José Teixeira de Miranda, João Manuel da Costa, o padre Antonio Alves Fraga, José de Carvalho, Antonio Jorge Grillo, João José Ribeiro e Silva, Manuel Pereira Mourão, Bento José Pereira, José Joaquim da Silva, José Martins, Antonio Teixeira de Queiroz, Manuel Gomes, Francisco Rodrigues Diniz, José Pereira Pinto de Azevedo, negociante e proprietario; A. J. da Costa, José da Silva, F. R. Mourão, Antonio Patrocínio da Silva Couto, Diogo Gomes Carneiro, proprietario; Agostinho José de Oliveira, negociante e proprietario; Francisco Lourenço de Matos, proprietario, José de Gouveia, negociante; João Pinto de Carvalho, negociante e proprietario; padre Antonio Alves Ferreira, proprietario; José Fernandes Villarinho, Antonio Pinto de Sá Mendes, proprietario; João Pinto, José Alves Teixeira, Domingos Rodrigues, proprietario; Manuel Correia Borges, artista; Vicente Ferreira de Matos Borges, idem; Antonio de Senna Beltrão, idem; Julio Alves Carneiro, idem; Domingos Ribeiro, idem; Manuel Lopes Diniz, idem; Antonio de Bessa Monteiro, idem; João Bernardo Lages, proprietario; Bernardino Rodrigues, idem; Antonio Custodio da Silva, idem; Manuel José Ignacio Teixeira, idem; Antonio Victorino Alves Ferreira, idem; Antonio Botelho Moutinho, idem; Thomás de Aquino Gomes, idem; Vicente Correia Baptista de Queiroz, idem; Francisco Pires da Silva, idem; José Antonio de Sousa Ervedosa, idem; José Bernardo da Rocha, negociante; João de Carvalho, proprietario; João Maria Gomes Moreira, idem; José Alves Torgo, negociante; padre José Ferreira dos Santos, Luiz Antonio de Carvalho Vieira, Pedro Rodrigues Garcia, proprietario; José Moreira de Barros, artista; Antonio Alves, proprietario; José Ramos do Espirito Santo, artista; Antonio Teixeira Cardoso, idem; Joaquim Dias de Queiroz, amanuense da camara; Antonio de Sá, proprietario; Francisco Lourenço de Almeida, idem; Miguel Augusto Correia Botelho, idem; Joaquim José Gomes de Carvalho, idem; Antonio José dos Reis, empregado publico; Manuel da Costa Rebello, Victorino da Mota, negociante; Antonio da Cunha Santos, espingardeiro; Narciso Alves Ribeiro Machado, aspirante de 2.ª classe da repartição de fazenda do districto; José Gomes de Matos, proprietario; Manuel Mourão, artista; Manuel Maria de Moraes Sarmento, idem; Manuel Rodrigues Remualdo, proprietario e artista; João Martins Gonçalves, proprietario; Manuel Alves Serafim, artista; Samuel Augusto de Meirelles, idem; José Correia da Silva Meirelles, idem; João de Matos Rebello, idem; Victorino Gomes Moreira, proprietario; Francisco Manuel Gomes, artista; Francisco Ribeiro de Carvalho, Manuel Teixeira de Magalhães, proprietario; Antonio José Varella, Miguel Narciso da Rocha, João Bernardo da Rocha, José Augusto de Figueiredo, Antonio do Carmo Lobo, proprietario; José de Carvalho, João Rodrigues, proprietario; José Maria Pinto, idem; Antonio Gonçalves Pereira, idem; João Antonio Alves Ferreira, Antonio, Ferreira de Carvalho Ribeiro, José Telles, proprietario; Joaquim Gonçalves Pereira, idem; Francisco Pimenta Novo, idem; Antonio Fructuoso de Passos, artista; Ricardo José Varella, proprietario; José Maria de Oliveira Viamonte, idem; Jeronymo Mathias, idem; Francisco de Oliveira Curado, José Narciso Guedes, negociante; Agostinho Alves Pereira, artista; Luiz Alves de Aguiar, proprietario; Francisco Correia, artista; João Maria Gomes, idem; Manuel José da Fonseca Azevedo, João de Almeida, Gaspar Alves Pires, proprietario; João da Silva Botelho, idem; Francisco Victorino Vaz de Carvalho, idem; João Pires da Costa, idem; padre Antonio Pereira Portella, parocho de Quintão; J. Martins; Dias Pinto, proprietario; J. A. de Almeida, Francisco Gomes, proprietario; Francisco Nunes Quedinho, chefe da estação telegraphica; Antonio Gomes Carneiro de Araujo, proprietario; José Antonio Penafiel, artista e proprietario; Antonio Vaz de Carvalho, Manuel da Costa e Silva, José Caetano de Carvalho, Lourenço Correia de Matos, José Alves Caetano, João Cazimiro Ribeiro Vaz, Francisco Botelho Correia Mourão, negociante; Antonio José Gomes de Barros, proprietario; José Teixeira dos Santos, Miguel Ribeiro, artista; José Antonio de Carvalho, Manuel Alves Carneiro, proprietario; Joaquim Dias de Carvalho, dito; João Nunes de Azevedo, dito; João Rodrigues de Carvalho, dito; Antonio Joaquim Correia, dito; Antonio de Sousa, dito; João Carlos Cabral de Albuquerque, dito; Manuel Ferreira da Graça, dito; Manuel Ignacio Figueira, dito; Manuel Lopes Esteves, dito; Antonio Lopes Esteves, dito; Francisco de Paula Ferreira de Almeida, dito; Antonio Alves Teixeira, dito; Manuel Lopes de Figueiredo Cabral, dito; José Gomes, dito; Francisco Alves Diniz, dito; Francisco de Paula, dito; Antonio Bernardo Pires, dito; Antonio José Pereira Cabral, dito; Antonio Pinto Peixoto, artista; Manuel Vicente, artista e proprietario; Joaquim Antonio de Araujo Guimarães, negociante; João Alves da Costa, proprietario; Francisco Alves de Figueiredo, dito; Antonio Luiz Rodrigues, dito; Francisco José de Gouveia, negociante e proprietario; José Luciano Pinto da Nobrega, negociante; Manuel Gonçalves Grillo, proprietario; Francisco Placido Campuzana, dito; José Maria da Fonseca, empregado nas obras publicas; Padre Paulino Borges Fernandes Macedo, Antonio de Matos, proprietario; José Antunes de Figueiredo, dito; José de Almeida Mendonça, dito; Francisco Alves Monteiro, dito; Manuel Ignacio Teixeira Junior, Sebastião Pereira de Sousa, proprietario; José Alves da Costa, dito; Francisco dos Santos Lameirão, negociante; José Antonio da Costa, artista; Francisco Ferreira Mourão Figueira Machado, proprietario; José Peixoto, dito; Joaquim Martins, dito; Antonio Taveira de Azevedo, negociante; Padre Antonio de Matos e Cunha, Manuel Peixoto Alves Carice, proprietario; Manuel Alves Teixeira, dito; João Thiago do Nascimento, artista; Francisco Bessa Monteiro, dito; Henrique da Silva, Gabriel Teixeira de Mesquita, negociante; Padre José de Matos e Cunha, José Bernardino Alves, proprietario; Antonio Augusto Correia, Luiz Diniz, proprietario; Antonio Martins Dias, dito; Jacinto Martins Rebello, dito; Ignacio Egídio da Silva Cordeiro, Bernardo Gomes, João Evangelista.

Reconheço por verdadeiras todas as assignaturas d'este requerimento que foram feitas na minha presença de que dou fé. Villa Real, 13 de março de 1864. = Era testemunho de verdade. = O tabellião, José Manuel Ferreira.

Ill.mo e ex.mo sr. — Os milhares de pessoas que aqui estão reunidas diante da casa que v. ex.ª habita pertencem aos concelhos de Villa Real, Santa Martha, Sabrosa e Alijó. Ellas vêem todas significar a v. ex.ª os despotismos é violencias perpretadas pelas auctoridades administrativas dos ditos concelhos e seus agentes por occasião das ultimas eleições municipaes, violencias e despotismos planisados e auctorisados pelo governador civil do districto Jeronymo Barbosa de Abreu e Lima. Todos quantos se acham presentes desejariam depor individualmente na syndicancia a que v. ex.ª procede. Na impossibilidade do o fazer, vêem os abaixo assignados em seu nome e no de seus concidadãos pedir a v. ex.ª que se digne escuta-los na narração dos acontecimentos.

Os abaixo assignados em nome de todos rogam a v. ex.ª que se digno proceder ás inquirições com toda a publicidade e faça as suas acareações com todas as pessoas que vierem negar a v. ex.ª a existencia d'aquelles attentados e abusos do poder. Pede a v. ex.ª, ex.mo sr. commissario regio syndicante se digne deferir. — E R. M.. = Villa Real, 13 de março de 1864.

CONCELHO DE VILLA REAL

Agostinho da Rocha e Castro, José de Oliveira, J. A. Ribeiro Machado, J. Francisco da Cunha, L. P. Machado, Antonio Augusto Pinto Machado, Antonio Correia de Almeida Lucena, Manuel Antonio de Carvalho, Manuel José da Rocha Guimarães, João Pinto de Magalhães Peixoto, Francisco José Claro, Affonso Baptista, de Sousa, João Correia Pinto, Sebastião José Claro, Felisardo José de Sousa, José Maria Baptista, Manuel de Carvalho, Jeronymo Joaquim Bartholino de Araujo, padre João Baptista Pinto Machado, Domingos Vieira, João Ribeiro Nogueira Ferrão, José Correia Mourão, Luiz Alves Pires, Manuel Gonçalves da Silva Camordã, José Correia de Almeida Lucena, João Antonio Fernandes Baptista, Luiz da Conceição Baptista, Antonio Victorino da Mota, José Sanches Barreto de Figueiredo Perdigão, padre Antonio Teixeira Pimenta, Antonio Pinto Roberto Mourão, Francisco de Bessa Correia, Miguel José Claro, Joaquim Lima, Francisco Gomes Franco, Luiz Antonio Rebello, Antonio de Aguiar Junior, Manuel Pereira de Miranda, Antonio Gonçalves Vaz Pimentel, Ignacio Ferreira da Cruz, Manuel Constantino Borges, Martinho de Magalhães Peixoto, Victorino Ferreira Correia Mourão, Manuel Pereira de Carvalho, Antonio Moreira de Carvalho, Antonio Victorino de Barros, José Moreira de Carvalho, Francisco Ferreira Correia Mourão, Manuel Pereira de Matos, Antonio Ferreira Correia Mourão, Maximiano Ferreira Correia Mourão, Manuel Botelho de Carvalho, Christovão José Ribeiro, João F. de Carvalho, Antonio Pereira de Barros, Antonio Ferreira, Manuel Marques, Joaquim de Barros, José Alves Janeiro Junior, Francisco José de Andrade, José Cardoso da Silva, José Caetano Carneiro, Francisco Antonio Alves de Carvalho, Francisco Maria Cabral de Sampaio, José Joaquim de Moraes, Belarmino do Carmo Vaz Bravo, Belizario Teixeira S. Paios, João Baptista Gonçalves Pavão, Manuel de Aquino Lopes, João Baptista Ayres, Francisco Ignacio do Carmo, Manuel Lopes da Cruz, Francisco Correia Pinto.

CONCELHO DE ALIJO

Manuel Alves Pereira de Sampaio, José Pinto Pimentel, Antonio Teixeira do Moraes Cavalleiro, Manuel Alves de Mendres e Abreu, padre Manuel de Aguiar, João Rodrigues Pimentel, Roberto Augusto Pinto Magalhães, Antonio Teixeira Sampaio Villela, Joaquim Augusto Teixeira Lima, João Teixeira Pinto, José Ovidio de Sousa. José Gonçalves Bernardo, Luiz Gonçalves de Carvalho, Victorino Pereira de Sousa, João de Sampaio, José da Rocha Diniz, Antonio José Ribeiro de Carvalho, José Antonio de Sequeira, Francisco Julio Pereira de Aguiar, Antonio Ernesto de Magalhães, Domingos Teixeira Moutinho, Antonio de Sousa, Antonio Joaquim Ribeiro de Carvalho, Benedicto de Bessa Monteiro, José Benedicto Anjo, Manuel Alves Ballata, Francisco Alves de Sequeira, Francisco Monteiro Girão, José dos Santos Monteiro, Augusto Cesar, Venancio de Sousa Pinto, Francisco Julio Gonçalves da Cruz, Francisco Gonçalves dos Santos, Manuel Coelho, Francisco de Sá Monteiro, Antonio de Macedo, Antonio Pinto de Macedo, Leopoldo Monteiro de Menezes e Mello, José de Almeida, Manuel Belleza de Andrade, João Moreira Junior, Antonio Pinto de Queiroz Leite, Manuel Pinto Pimentel de Castro, Francisco Guedes, José de Sousa Cardoso Pimentel, Antonio Joaquim Januario; Joaquim de Mesquita Carneiro, Augusto José Monteiro de Azevedo, Augusto José da Rocha, José Monteiro de Azevedo, José dos Prazeres, José Teixeira de Moraes.

CONCELHO DE SABROSA

Augusto Antonio de Sampaio, José do Carmo de Azevedo Canavarro, Antonio Maria Alves de Carvalho, Antonio Botelho Carneiro, Caetano Pinto Alves Tovar, José Guedes do Nascimento, Antonio Joaquim Ribeiro, José de Queiroz e Matos, Tristão da Veiga Pacheco, João da Silva Ferreira, Agostinho Gonçalves Guimarães, João Lopes Ribeiro, João Gonçalves, A. Julio Pinto, José Monteiro, Manuel Teixeira da Assumpção, José Maria Breia, Augusto de Sousa, José Antonio da Silva Alvarenga, João Teixeira das Neves, Candido Taveira Ribeiro, Custodio José da Costa, José Alves Pecho, Bento Manuel Marques, João T. de Novaes, Manuel Antonio Ribeiro Coelho, Manuel Maria Pinto Castello Branco, Antonio Correia Queiroz, Francisco Xavier de Azevedo, Antonio Teixeira de Barros, José Maria Pinto, Francisco Xavier de Barros, José da Silva Monteiro, João Lopes Ribeiro, Anacleto Correia Rodrigues, Antonio José Pinto Junior, Antonio Teixeira de Sousa, Manuel Lopes Ribeiro, Manuel Teixeira Borges, Antonio Victorino da Mota, Luiz Teixeira Pinto, José Antonio Rebello, Francisco José da Silva, Manuel Villela, Joaquim Fernandes Coutinho, Francisco de Barros Falcão Antonio José Gonçalves Diniz, Manuel Sentena, Custodio José Fernandes.

CONCELHO DE VILLA REAL

Joaquim José Pinto, Theodoro Allen Teixeira de Araujo, Joaquim da Costa, Antonio Baptista Lopes Ferro, Manuel Martins Vinhas, José Fernandes Capella, João Guedes, Manuel Luiz Estevão, Francisca Pereira, Manuel Luiz Alves Ribeiro, João Nunes Teixeira Guedes, Antonio Venancio Vaz Bravos, Manuel Martins Alho, Manuel José de Oliveira, José Rodrigues Cordeiro, Antonio Fernandes João, Francisco Lopes Rego, Bernardo João Teixeira, J. A. Esteves, José Antonio de Carvalho Cruz, Lourenço José Gomes Junior, José Cabral da Silveira Moraes, Miguel Gomes, Gaspar Gonçalves, Anselmo Rodrigues, Antonio Martins da Fonte, José Ribeiro Felizardo, José de Carvalho Junior, José Gonçalves, Manuel Gonçalves Villela, Francisco Teixeira Martins, Joaquim José Martins Pereira, padre José Dias Pinheiro, Joaquim Pinto de Carvalho Osorio, Manuel Joaquim Correia Rolla, José Dias, Joaquim Alves, José Paulino Fernandes, Felizardo da Silva, Antonio Alves Pereira, Antonio Lourenço, Antonio Martins Junior, José Martins Campanho, José Dias Ferreira, José Lopes da Fonte, José Lopes Monteiro de Barros, Antonio Silvestre, Antonio Pereira da Silva, José Bernardino Moreira, João da Silva Gonçalves, Manuel Gaspar Bouça, José de Matos Faroco, João Monteiro Teixeira, Silvestre Dias Craveiro, José Bernardo Teixeira Mourão, Manuel Teixeira Duarte, João Baptista da Quelha, José Justino Teixeira Monteiro, Antonio Ribeiro, José Nunes Teixeira Guedes, Francisco Martins Ribeiro, João de Carvalho, Diogo Cosme, Antonio Lopes de Azevedo.

CONCELHO DE SABROSA

F. F. de Carvalho, A. Leite da Silva, J. C. Marinho, Manuel Frederico, J. T. Gomes, Felix Ferreira Silva, Antonio Guedes Pereira de Paiva, João Teixeira Lapa, Antonio de Barros Thomé, Julio Pereira, João Antonio Lopes Monteiro, Francisco Ribeiro, Manuel Pereira Leal, Luiz Teixeira Gomes, Feliciano Gonçalves, padre Antonio Pereira da Costa, Antonio Alvares da Costa Carvalho, Antonio Amado de Figueiredo Castello Branco, Luiz Placido Campusana, Antonio Alves Ferreira de Aguiar, José Guedes da Cruz, Cypriano Correia, Santos José Torres, Alexandre Augusto Pereira de Barros, Gaspar Antonio da Fonseca e Sousa, José Correia de Barros Junior, padre Gomes Pereira, José Guedes do Nascimento, Felisberto de Barros, J. Antonio, João Luiz, Roque Rodrigues Coelho.

CONCELHO DE SANTA MARTHA

Antonio da Costa Lobão, Antonio Augusto Guedes, José Guedes de Castro Alcoforado, padre Antonio do Valle Frias Carneiro, Francisco Frederico da Silva Mello, Antonio Guedes de Almeida Osorio, padre José Maria Alves Torgo, Antonio Leite Lobo e Lacerda, Joaquim José Alves Moura, Joaquim José Ribeiro Gonçalves, José Bernardo Ferreira, Joaquim Leite Lobo Lacerda, Joaquim Martins, Manuel Joaquim da Silva Carvalho, Antonio Rodrigues de Carvalho, Antonio Pereira de Sá, padre Ignacio José da Silva, Manuel Antonio Alves Martins, Luiz Correia Carvalhaes Junior, Manuel José Pires de Sousa, José Menezes, Carlos Antonio Pereira de Sá, Agostinho Alves Teixeira, José Grajó, José Alves Pereira Coutinho, José Pereira de Araujo, João Rodrigues, José Lourenço, Manuel Joaquim Pinto Nogueira, José Vianna Teixeira, Joaquim José Alves Menezes, Antonio Julio de Carvalho, Ayres Augusto Pinto Correia, Manuel Gregorio da Fonseca Silva, Ignacio de Almeida, Antonio de Almeida, João Dias de Carvalho, Manuel Joaquim Pereira, Manuel Rodrigues da Carvalho, Antonio Gonçalves Teixeira de Sampaio, José Joaquim Guedes de Almeida Carvalhaes, Francisco Dias de Carvalho, Domingos Mata das Dores.

CONCELHO DE ALIJÓ

Bernardo Correia de Sepulveda, José Augusto da Rocha, João Teixeira dos Santos, Manuel Ferreira Pinto, Victorino Lopes Pimenta, F. Rouco, Francisco Antonio Teixeira Nunes, Boaventura de Sousa Pinto, Antonio Fernandes Sarralheiro, José A. G. Francisco, Antonio Rodrigues Anjo, João da Silva Monteiro, Manuel Correia Taveiro,

Página 1633

1633

Antonio de Sampaio Rodrigo da Silva, Venancio Torres, João Fernandes, João Moutinho, Bernardo Pereira, Domingos da Silva Ferreira. (Continúa.)

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×