O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1331

Em virtude de resolução da camara dos senhores deputados se publica o seguinte

(Continuado do numero antecedente)

Resposta aos quesitos constantes da portaria de 3 de fevereiro de 1864 sobre a syndicancia a que se mandou proceder por decreto de 1 de fevereiro do mesmo anno.

7.º

CONCELHO DE VILLA POUCA DE AGUIAR

N'este concelho tambem a camara começou por alterar a divisão das assembléas, apartando-se da adoptada no biennio anterior, sem para isso ter justo motivo, e o conselho de districto em sessão de 17 de novembro, dando provimento ao recurso interposto sobre este assumpto pelo administrador do concelho, fez uma outra divisão; porém tanto a feita pela camara, como a que depois fez o conselho de districto, não satisfizeram á commodidade dos povos, por quanto, posto que seja pequena a differença na alteração das assembléas feita pela camara, nota-se todavia que a freguezia de Parada de Monteiros, que fica na extremidade sul do concelho, era levada a votar em Tellões, que lhe fica a uma grande distancia na extremidade norte do mesmo concelho; e a feita pelo conselho de districto, alem do inconveniente que apresenta contra a commodidade dos povos pelo agrupamento em parte defeituoso das differentes freguezias em tres assembléas, contém muito desigual distribuição de eleitores. Ficou pois este concelho, de quatro assembléas que d'antes tinha, reduzido a tres, a saber: Pensalvos, Bornes e Villa Pouca.

Quanto ao modo por que aqui correram as eleições observa-se o seguinte:

Na assembléa de Pensalvos houve duas votações distinctas em mesas e urnas separadas, uma no interior da igreja, presidida por um eleitor que a assembléa acclamára, dando como fundamento a falta do presidente nomeado pela camara, e outra á porta da igreja, mas dentro da mesma, presidida pelo nomeado pela camara, que appareceu mais tarde. Contra a primeira houve um protesto allegando que o presidente se fizera acclamar muito antes das nove horas da manhã, levando cadernos de antemão preparados para a