O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(96)

da Costa, Vogal da Cofflmissão Fiscal Liquidatária j que 'pede ser igualado em vencimento com os seus collegas, e a informação da Contadoria doThesouro Publico, favorável ápertençào do mesmo.—A' Com-missão de Fazenda.

Outro acompanhando urna Consulta da Junta do Credito Publico sobre um requerimento em que os Lavradores de Vallada impugnam o direito, com que a Companhia das Lezirias péítende perceber a contribuição denominada fabricas- c bem assim todos os documentos que sefvuam de fundamento a esta. Consulta. — A' Commissão d'Agricultura.

Representações. — Da Camará Municipal de Al-cobaça, a pedir que aVilIa de Alcobaça seja elevada á Se'de de Comarca com Juiz de Direito. — A' Commissão â?Estatística, e de Legislação.

Das Juntas de Parochia de Suçais, Concelho de Lamas, e dos Juizes Eleito, e de Paz, e Regedor da mesma, da de Santo Estevão de Abreiro, e dos Juizes Eleitos, e d« Paz, e Uegedor da inesrna , e finalmente das . de Lamas d'Ore!hão , e dos Juizes de Paz, e Eleito, e do Regedor da mesma, reclamando todos contra a representação da Camará de Mirandella, relativa á suppressão, do Concelho de Lamas d'Orei hão. — Junte-se .dos outros papeis que devem estar na Secretaria, visto estar decidido este negocio. , ". .

Da Junta de Parochia da Freguezia dê S. José de Lisboa, a pedir que seja rejeitado o projecto de reforma dor Código Administrativo apresentado pelo Sr. Ministro do Reino.— A' Commissão de Administração Publica.

Da Direcção da Companhia de carruagens Omni-bus, a pedir auctorisaçâo para augmentar os preços ern algumas carreiras, prorogação do privilegio concedido á Companhia, e prohibição a outras carruagens de fazerem o mesmo serviço. — A"1 Commissão de Administração Publica.

Dos mercadores das cinco extinclas classes d'esta Capital, a reclamarem contra uma decisão do Conselho de Districto, pedindo urna providencia"Iegis-lativa, que libertando os supplicantes do* odioso imposto e licenças annuaes, a que indevidamente os tem sujeitado a Camará Municipal de Lisboa, remova todos os obstáculos, que entorpecem o" livre exercício do seu trafico, e os habilite para poderem satisfazer as i m posições, que devem pagar-á Fazenda /Publica.—.//' Commissão de Administração Publica.

Do Commandante e mais Oínciaes de Veteranos da 4<_.a com='com' de='de' esn='esn' futuro.-='futuro.-' igualado='igualado' para='para' providencias='providencias' continuar='continuar' a='a' corpo='corpo' seu='seu' e='e' guerra.='guerra.' assim='assim' divisão='divisão' o='o' p='p' soldos='soldos' _3.a.='_3.a.' prels='prels' commissão='commissão' sero='sero' pedindo='pedindo' militar='militar' da='da'>

Da Sociedade Pharmaceulica de Lisboa, a pedir que se decrete em additaiijento aos Decretos cie 24 de Novembro de 1836, e 13 de Janeiro de í837: 1.° que os priiiToiros Pharrnaceuticos dos Hospitaes doExercito, e da Marinha tenham uma graduação, em harmonia com a que ai H se acha estabelecida aos Médicos, e Citurgiões: 2.° que sejam Membros natos dos Conselhos de Saúde cios referidos Hospitaes, ficando assim cornple.tó o quadro dos mesmos ; e representando-se ndles, bem como no Conselho de Saúde Publica pelo Decreto de 3 de Janeiro de 1837, todas as três Faculdades da Atte de curar.—A's Com-missões de Instrucçâo Publica, e de Guerra.

O Sr. Joaquim António de Magalhães; — Sr.

Presideute, mando para a Mesa uma representação da Camará Municipal d'Amarante, em que pede a ;reorganisação da Companhia dos Vinhos do Alto-Douro; e mostra o deplorável estado a que este importante ramo das nossas riquesas, e prosperidade se acha redusido. Peço que seja remettida á respectiva Commissão.

O Sr. João Elias: -r-Remetto para. a Mesa uma representação com 210 assignaturas dos Foreiros dos julgados antigos de Vermoim, Penafiel, e Faria, annexados; ao Reguengo de Barcellos, que reclamam contra os vexames de que estão ameaçados pelo pagamento dos foros atrasados que deixaram de. pagar ern boa fé', á sombra do Decreto de 13 d'Agosto de 1832. — Parte do pedido já está providenciado no projecto da Commissão , que a Camará hontem votou na generalidade, e lisongea-me que já o estivesse no projecto das anteriores Com-missões a que tive a honra de perte,ncer ; entretanto entendo que esta representação deve ser remettida á Commissão, bem como as mais que vierem durante a discussão, cê rnais um motivo para comprovar a necessidade de não precipitar a discussão do projecto ; porque os povos interessados tèem direito a ser ouvidos em tão importante maleria , nem nos lison-geêmos qne possuímos todos os conhecimentos ne-cessariosj-sobrc e!la. ,

O-Sr^Barão de Monte Pedral: — Sr. Presidente, mando para a Mesa urna representação das júnctns de parochia de Vaqueiros, Monerapacho , e N. Sr.a da Conceição, no Algarve, que pedem providencias sobre as côngruas dos parochos.

Ô Sr. Rerramado: — Mando para a Mesa urn Parecer da Commissão de Administração Publica, sobre os additamentos, e emendas, que lhe foram mandados durante a discussão do Projecto de Lei para a sustentação dos expostos. Se V. Ex.a rhe dá licença eu ,passo a lê-lo.

Parecer—A Commissão d'Administração Publica depois de ter conferenciado com os seus illustres auctores sobre as emendas e additamentos offereci-dos pelo Sr. Ferrer Neto, e por outros Srs. Deputados ao parágrafo único do artigo 1.° e ao artigo 2.° do projecto N.° 35 tem a honra de propor á Camará em resultado das suas conferencias o seguinte:

«1.°- Que no parágrafo único do artigo 1.° do «referido projecto ás palavras = costumavam fa-«fcerírzse acrescentem, as seguintes = dos seus pro-«príos rendimentos. »

«2.° Que o artigo 2.° se conserve como se acha «redigido, s?

«3.° Que o additamento do Sr. Ávila seja ado-« ptado como se acha concebido pelo seu digno au-« ctor..« .

«4.° E finalmente que é digno d'attenção e pro-« vidência o objecto do additamento do Sr. Caiado ; «mas que se poderá obter o seu fim sem onerar o «Cofre dos expostos appellando para a philantropia «das pessoas abastadas como se dispõe no seguinte. «Artigo addicional.—Que deverá occupar no pro-«jecto o logar de 3.° — »