O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 10.

SESSÃO DE 15 DE ABRIL DE 1857.

PRESIDENCIA DO Sr. JOAQUIM FILIPPE DE SOURE.

Secretarios os srs.

Joaquim Gonçalves Mamede.

Miguel Osorio Cabral

Chamada. — presentes 54 srs. deputados.

Entraram durante a sessão— os srs. Affonso de Castro, Bettencourt, Thedim, Sá Nogueira, Heredia, Antonio Emilio Brandão, Cunha e Sá, Breyner. Rodrigues Sampaio, Antonio de Serpa, Rodrigues Cordeiro, Castro Guedes, Bartholomeu dos Martyres, Cyrillo Machado, Garcia Peres, Cunha Pessoa, Jeremias, Faustino da Gama, Rezende, Pegado, Sant'Anna e Vasconcellos, Roboredo, Sepulveda Teixeira, Sousa Machado, Moraes Carneiro, Honorato Ferreira, Judice Samora, Pinto de Magalhães, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Ferreira de Castro, J. J. de Matos, Luciano de Castro, Casal Ribeiro, Mello Gouveia, Silvestre Ribeiro, Teixeira de Queiroz, Brown, Mendes Leite, Jacome Correia, Nogueira Soares, Rodrigues Leal, Thomás de Carvalho, Garcia da Rosa e Nogueira.

Não compareceram—os srs. Abilio Costa, Castro e Abreu, Mello e Carvalho, D. Antonio da Costa, Girão, Seabra, Fontes Pereira de Mello, Sousa e Menezes, Pinto d'Albuquerque, Xavier da Silva, Bento de Castro, B. F. da Costa, Pereira Garcez, Possolo, Vivião Pessanha, Barroso, Nazareth, Pereira da Silva, Zuzarte, Alves de Sá, Almeida Pessanha, Pinto Tavares, Benevides, José Guedes, J. J. da Cunha, Delorme Colaço, Matoso, Aboim, D. Luiz da Camara, Trindade Sardinha, Tenreiro, Paes de Figueiredo, Passos (Manuel), Sousa Feyo, Paulo Romeiro, Placido d'Abreu, Fernandes Thomás, Sebastião Coelho e Visconde de Pôrto Carrero.

Abertura,—ao meio dia. Acta — approvada.

Foram introduzidos na sala com as formalidades do estylo os srs. Luiz Antonio Nogueira, deputado pelo districto de Angra do Heroismo, e Manuel Garcia da Rosa, deputado pelo circulo da Horta, os quaes prestaram juramento e tomaram assento.

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1. º—Do sr. deputado eleito Miguel do Canto, participando que por incommodo de saude não poderá tomar assento por alguns dias.

A camara ficou inteirada.

2. º—Do ministerio das obras publicas, acompanhando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Passos (José) ácerca da estrada do Porto á Povoa de Varzim. Para a secretaria.

3.º — Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. J. M. d'Abreu, sobre a despeza que ss tem feito em cada anno com a publicação do boletim d'este ministerio.

Para a secretaria.

4.º— Do mesmo ministerio, acompanhando cento e cincoenta exemplares do boletim n.° 12 de 1856 d'esle ministerio.

Mandaram-se distribuir.

5.º — Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Gouveia Osorio, ácerca da despeza feita com as obras nas estradas da Mealhada a Vizeu, e de Foz Dão a Mangualde.

Para a secretaria.

6. º — Do mesmo ministerio, dando os esclarecimentos pedidos pelo sr. Paulo Romeiro, ácerca da despeza feita com a estrada do Carregado a Coimbra.

Para a secretaria.

7.º — Do ministerio do reino, participando, em satisfação de um requerimento do sr. Baião Matoso, que as consultas das juntas' geraes dos districtos, como os relatorios dos governadores civis, hão] de ser enviados á camara depois de impressos..

Para a secretaria.

8.º — Do ministerio da fazenda, acompanhando a relação ¦ pedida pelo sr. conde de Samodães, dos egressos que recebem prestações, com especificação dos que excedem de sessenta annos.

Paro a secretaria.

9.º— Do mesmo ministerio, participando que foram expedidas as ordens para ser satisfeito o requerimento do sr. Rebello Cabral, em que pede uma relação dos empregados sem vencimento ou temporarios.

Para a secretaria.

10.º — Do ministerio da justiça, dando as informações pedidas pelo sr. Sepulveda Teixeira, sôbre o estabelecimento de uma prisão penitenciaria no edificio do extincto mosteiro de Alcobaça.

Para a secretaria.

Representações,

1. º — Da commissão administrativa do seminario de Jesus-Maria Anna. da cidade de Lamego, pedindo providencias, para o pagamento do papel-moeda.

A commissão de fazenda.

2.ª — Da junta de parochia de Adorigo, concelho de Ta-

Vol. IV. — Abril-- 1857.

10