O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

sessão de 16 de abril de 1867

PRESIDENCIA DO SS. CESARIO AUGUSTO DE AZEVEDO PEREIRA

Secretarios os srs.

José Maria Sieuve de Menezes

Fernando Affonso Geraldes Caldeira

Chamada — 61 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão — os srs. Abilio da Cunha, A. de Castro, Garcia de Lima, Annibal, Alves Carneiro, Soares de Moraes, Antonio Augusto, Ayres de Gouveia, Diniz Vieira, Gomes Brandão, Salgado, A. J. Pinto de Magalhães, Crespo, Magalhães Aguiar, Sampaio, Falcão da Fonseca, B. do Vallado, Carlos Bento, Cesario, Delfim, F. de Mello, F. Caldeira, Albuquerque Couto, F. L. Gomes, Francisco Manuel da Costa, Cadabal, Medeiros, Palma, Sant'Anna, Corvo, J. A. de Carvalho, Gomes de Castro, Santos e Silva, J. j. de Alcantara, Mello Soares, Aragão, Sepulveda, Tavares de Almeida, Calça e Pina, Noronha e Menezes, Fradesso, Matos Correia, Noutel, Figueiredo e Queiroz, Carvalho Falcão, J. M. da Costa, Costa e Silva, J. M. Lobo de Avila, Sieuve de Menezes, José de Moraes, Julio do Carvalhal, Leandro, Luiz Bivar, Amaral e Carvalho, Alves do Rio, Monteiro Castello Branco, P. M. Gonçalves de Freitas, S. B. Lima e Visconde da Costa.

Entraram durante a sessão — os Srs. Camillo, A. Gonçalves de Freitas, Barros e Sá, A. J. da Rocha, Faria Barbosa, Pinto Carneiro, Cesar de Almeida, Barão de Magalhães, B. J. Garcez, Bento de Freitas, Pinto Coelho, Carolino Pessanha, C. J. Vieira, Domingos de Barros, F. J. Vieira, F. do Quental, F. F. de Mello, F. Bivar, Barroso, Namorado, F. I. Lopes, F. Costa, Gavicho, Sousa Brandão, F. M. da Rocha Peixoto, Paula e Figueiredo, Pereira de Carvalho de Abreu, Reis Moraes, J. A. de Sepulveda, Vianna, Mártens Ferrão, Assis Pereira de Mello, Costa Xavier, Torres e Almeida, Proença Vieira, J. Pinto de Magalhães, Infante Passanha, Dias Ferreira, Faria Pinho, Garrido, Toste, José Paulino, Nogueira, Vaz de Carvalho, Freitas Branco, M. A. de Carvalho, M. B. da Rocha Peixoto, Manuel Homem, M. Paulo de Sousa, Lavado de Brito, Severo de Carvalho e Visconde dos Olivaes.

Não compareceram — os srs. Fevereiro, Braamcamp, Fonseca Moniz, Sá Nogueira, Correia Caldeira, Quaresma, Seixas, Fontes Pereira de Mello, Pequito, Barjona, Barão de Almeirim, Barão do Mogadouro, Barão de Santos, Pereira Garcez, C. J. Nunes, Achioli Coutinho, Eduardo Cabral, F. de Gama, Fausto Guedes, Coelho do Amaral, Lampreia, Bicudo Correia, Marques de Paiva, Gustavo de Almeida, Silveira da Mota, Baima de Bastos, J. A. de Sousa, João Chrysostomo, Albuquerque Caldeira, Lisboa, Coelho de Carvalho, Osorio, Faria Guimarães, J. T. Lobo de Avila, Maia, J. A. da Gama, Costa Lemos, Vieira de Castro, Sette, Correia de Oliveira, Alves Chaves, Luciano de Castro, Ferraz de Albergaria, Rojão, Barros e Lima, Batalhoz, Mendes Leal, José Tiberio, Levy, L. A. de Carvalho, Coelho de Barbosa, Manuel Firmino, Tenreiro, Macedo Souto Maior, Julio Guerra, Sousa Junior, Leite Ribeiro, Pereira Dias, Mariano de Sousa, Marquez de Monfalim, Placido de Abreu, Ricardo Guimarães, Thomás Ribeiro, Vicente Carlos e Visconde da Praia Grande de Macau.

Abertura — Pouco antes de uma hora da tarde.

Acta — Approvada.

EXPEDIENTE

A QUE SE DEU DESTINO PELA MESA

OFFICIOS

1.° Do ministerio do reino, declarando, em satisfação ao requerimento do sr. Joaquim Henriques Fradesso da Silveira, que á portaria de 3 de novembro de 1862 satisfizeram os governadores civis de Angra, Beja, Castello Branco, Guarda, Lisboa, Ponta Delgada, Portalegre e Vizeu.

A secretaria.

2.º Do mesmo ministerio, remettendo o complemento dos esclarecimentos pedidos pelo sr. Manuel Homem da Costa e Noronha.

A secretaria.

REPRESENTAÇÃO

Da camara municipal do concelho de Villa Nova de Famalicão, pedindo a approvação com urgencia da proposta de lei para a construcção do caminho de ferro do Porto a Braga.

A commissão de obras publicas.

DECLARAÇÃO

O sr. Gustavo de Almeida Sousa e Sá falta á sessão de hoje, e faltará a mais algumas, com causa justa. = Sepulveda Teixeira.

Inteirada.

REQUERIMENTO

Requeiro, pela terceira vez, que, pelo ministerio da justiça, seja remettida a esta camara, com a maior urgencia possivel, uma relação das igrejas do patriarchado em que foram apresentados parochos, depois do decreto de 2 de janeiro de 1862, e informação pela secretaria dos que tenham sido collados, e a data dos decretos que os nomearam. = José de Moraes Pinto de Almeida.

Foi remettido ao governo.

O sr. Freitas Soares: — Mando para a mesa uma representação da camara municipal de Santo Thyrso, pedindo a approvação do projecto apresentado pelo sr. ministro das obras publicas sobre o caminho de ferro do Minho e fazendo algumas considerações sobre a necessidade de que aquella villa seja attendida n'este grande melhoramento.

Peço a V. ex.ª que se digne manda-la á commissão respectiva, a fim de que seja attendida convenientemente.

O sr. Pereira da Cunha e Abreu: — Sr. presidente, mando para a mesa uma representação da Camara municipal da Povoa de Lanhoso, pedindo que com a maior brevidade possivel se approve a proposta do nobre ministro das obras publicas para a construcção do caminho de ferro do Porto á, fronteira pela cidade de Braga.

Agradecendo áquella illustre camara a honra com que me distinguiu e sei apreciar, rogo a V. ex.ª se digne dar á mesma representação o destino conveniente.

O sr. Dias Ferreira: — Mando para a mesa uma representação dos empregados do corpo auxiliar telegraphico em que pedem que seja conservada a actual organisação, e se augmentem os vencimentos das classes subalternas.

O sr. F. Bivar: — Por parte da commissão de legislação mando para a mesa o requerimento que Antonio de Castro Pinto Sanches Chatillon dirigiu a esta camara, e que a mesma commissão entendeu dever enviar á de fazenda, por ser a mais competente para dar parecer sobre elle.

Igualmente mando para a mesa um requerimento, pedindo pela segunda vez, que o governo remetta uma informação que a commissão de guerra lhe pediu ha dois annos, para poder dar parecer sobre o requerimento do sr. Nepomuceno Pestana Girão.

O sr. Crespo: — Pedi a palavra por parte da commissão de revisão das consultas das juntas geraes dos districtos, para rogar á mesa se digne solicitar do governo, a fim de serem enviadas á commissão todas as consultas das juntas