O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-275-

Discurso que devia ler-se a pag. 109, col 2.ª, lin 10, da sessão n.º 8 do volume VII

O sr. Casai Ribeiro: — Sr. presidente; -costumado a não dar um voto silencioso, ca enunciar á minha opinião nas questões mais graves que são submettidas a decisão d'esta camara, tomei a palavra n'esta discussão, não para mover a camara, não para a convencer, mas para me explicar perante os meus collegas e o meu paiz.

Não ha aqui necessidade de convencer ninguem. Uma opinião unica se tem manifestado quantos ás conclusões do parecer. V. ex.ª deve estar quasi aborrecido de repetir a mesma pergunta a cada deputado 'que se inscreve; e 'do ouvir da direita, centro e esquerda sempre a mesma resposta a favor. Em presença d'este facto, sr: presidente, eu congratulo-me com V. ex.ª, congratulo me com os meus collegas, congratulo-me com os ministros da corôa, felicito o meu paiz pelo accordo a que finalmente viemos, e que parece a tal ponto consolidado que bem se póde dizer, que u opposição parlamentar desappareceu d'esta casa. Chegou finalmente a epocha em que todos os homens publicos, sem attenção á sua genealogia politica, disfarçando, recalcando mesmo em si todos os sentimentos que os poderiam levar a sustentar opiniões e precedentes adversos, fazem apparecer Has suas palavras uni pensamento que os domina sobretudo, o pensamento de acompanhar sinceramente o governo, o pensamento de lhe ter dar apoio leal o pensamento de o o ajudara passar e a concluir á crisme, fazendo entrar as cousas publicas no estado normal e regular.

Repito sr. presidente, felicito os meus collegas, felicito o governo; porque chegâmos finalmente a uma situação em que á esquerda, á direita, o centro são todos maioria, em que para melhor dizer, não ha maioria nem minoria, em que ha unanimidade nos sentimentos que manifestámos todos n'esta casa do parlamento.

Não veiu n'está questão a questão eterna do adiamento; esqueceu-se já que era impossivel, que era illogico, que era incuria! votar um emprestimo para obras publicas, antes que a lei determinasse a applicação d'elle;; infelizmente desappareceram esses escrupulos tão largamente e tão longamente manifestados n'esta casa. Pois que! Era possivel que nós votassemos uma quantia avultada para obras publicas, antes de ¦examinarmos verba por verba, detalhe por detalhe, quaes as applicações a que se destinava essa summa?!... Era possivel que antes de resolvida a escandalosa questão lio caminho de ferro de leste, antes de applicadas todas as penas e toda a severidade dás leis áquelles que não tinham cumprido as suas obrigações e os seus contratos, antes de examinada a situação da companhia, que affectava a do thesouro publico, era possivel que antes d'isso houvesse um voto de approvação, e que se désse n'esse vido ao governo alguns contos de réis para applicar a obras publicas?!... Não se via que toda a questão do emprestimo se filiava na questão da applicação? Não era necessario examinar miuda, detalhadamente, quaes os destinos que o governo pretendia dar áquella somma?!...

Sr. presidente, eu estou ainda debaixo do peso dos argumentos e das rasões que se apresentaram n'esse largo debate do adiamento, dos discursos que da esquerda e da direita se produziram pelo lado da antiga opposição; antiga opposição que eu folgo de ver convertida aos principios que nós antiga maioria sustentámos. Esgotaram-se os recursos da dialetica, esgotaram-se os tropos da rhetorica. (Havia sussurro na sala.)

Sr. presidente, eu não costumo impor a attenção, mas na posição em que estou n'este debate julgo dever dar a explicação do meu voto; e se os meus illustres collegas, principalmente aquelle que eu agora ouvi fallar em tom demasiadamente alto, não quizer deixai-me continuar, sento-me e darei por outra maneira as explicações que queria dar. Eu costumo dar attenção aos meus collegas; e não lh'a imponho.

(Fez-se silencio.) '

Não houve meio que não se empregasse n'este debate para levar a maioria da camara ao convencimento de que era impossivel, de que era incuria! começarmos por onde queriamos começar, começarmos por alcançar os meios para obras publicas, antes dó lhes determinar a applicação; veiu a eloquencia em auxilio da logica; a regeneração foi comparada por um orador, cuja profissão dá mais auctoridade á figura que empregou, por um orador que deve ser lido e conhecedor em materias sagradas, foi comparada a regeneração por esse orador, á area de Noé, e afigurou-se-me n'aquella occasião, quando fallava o sr. Alves Marlins, que elle, alludindo a esse facto da antiga escriptura, se parecia antes com o corvo que linha saldo da area para não voltar mais ella, de que, com a pomba que voltara, e tinha trazido mais tarde o ramo de oliveira em signal de paz. Mas atraz do corvo saíu a pomba, e a pomba foi aqui a crise ministerial, foi a nova situação que se creou, foi ella que nos trouxe a paz, foi ella que nos trouxe a concordia, foi ella que nos trouxe a uniformidade de pensamento.

Se tão pouco era preciso para chegarmos a tão grande resultado, eu não tenho senão um sentimento a manifestar, é que mais cedo isto se não tivesse realisado, é que não tivessem sido mais francos aquelles que tratavam apenas de condemnar ao ostracismo politico o sr. Fontes de Mello e os seus collegas no ministerio. Porque o não disseram? Estou convencido de que aquelles cavalheiros de bom grado largariam mais -cedo o podér, se vissem que o sacrificio pessoal da sua posição politica era bastante para fazer que desapparecesse a discordia em que Um e outro lado da camara estavam. Porque, sr. presidente, repilo, e repetirei sempre, nós os da antiga maioria não estivemos nem estâmos aqui para sustentar homens, estâmos aqui para sustentar idéas, e toda á vez que o governo actual, ou aquelles que succederem ao governo actual, representem as idéas que se acham escriptas no programma do mesmo governo, as idéas que os seus antecessores tinham proclamado com lealdade e franqueza hei de prestar-lhe o meu apoio tão franco e tão leal como o prestei á administração passada.

Mas a conversão foi grande, não lei só no ponto que eu indiquei, não foi só o esquecimento, não foi só o deslumbramento completo por parte da antiga opposição de que era preciso conhecer o estado dos negocios do caminho de ferro, de que era preciso conhecer detalhadamente da applicação das verbas para se votar o emprestimo. N’esse ponto bastou agora á antiga opposição saber que-ha uma tabella designando o detalhe das obras, a que hontem alludiu o nobre ministro do reino, e que foi apresentada extra-officialmente na commissão de fazenda, e tão extra-officialmente que eu declarei por essa occasião ao nobre ministro, que não tinha duvida alguma em a ler como particular, mas como deputado não estava auctorisado a tomar conhecimento daquella tabella; que aquelle documento devia naturalmente vir á camara acompanhado do respectivo projecto de lei, e ir á commissão de obras publicas, unica a quem compete dar um parecer sobre esse projecto n'esta camara. E n'esta parte respondo tambem ao meu illustre amigo, o sr. José Estevão, que hontem pareceu receiar que a commissão de fazenda pretendesse exercer ou arrogar a si attribuições que lhe não compelem; pela minha parte declaro que a commissão de fazenda não tem nada que fazer sobre isso. Mas bastou este simples facto, bastou esta simples indicação para desapparecerem todos os escrupulos. Feliz acontecimento! Não leve a mesma fortuna o ministerio transacto. As suas promessas foram solemnes e repelidas, Ninguem contestou a necessi-