O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

(105 )

pôde informar melhor sobre este meu requerimento que a Commissão do Diário. ,

O Sr. Agostinho Líbano: — Eu apoio o requerimento do Sr. Moniz; devem-se imprimir as Sessões do Congresso Constituinte, porque são muito importantes; porém tenho um additamento afazer, e é para que se imprimam as Sessões atrazadas desta. Camará e que se contrate com a empreza a sua impressão seella o poder fazer. Passo afazer o meu additamento, e peço seja tomado em consideração juntamente com o do Sr. Moniz, o meu additamento é o seguinte :

A'aditamento. Faço igual requerimento ao do Sr. Moniz, para que sejam impressas as/Sessões desta .Camará desde a sua instalieção este anno ate' que ellas se começaram a publicar. — Albano.

Posto á votação o requerimento do Sr. Moniz, juntamente com o additamento do Sr. Líbano, foi approvado.

Passou-se á discussão do seguinte requerimento:

Se pelo Ministério da Fazenda ainda não veio a resposta ao requerimento feito pelo Sr. Deputado Alberto Carlos , na Sessão de 3 do Acorrente , relativo á nota das Apólices do Empréstimo de 1808 do Porto, que ainda não foram cobradas, requei-ro , que se adopte este requerimento. — Líbano.—-Approvado.

« Requeiro, que se peça ao Governo pela Secretaria dos Negócios do Reino — 1.° uma conta corrente da receita , e despeza da Casa e Igreja da Nazareth, no Concelho da Pederneira, Districto de Leiria, dos annos de 1836, 1837, e 1838; — 2.° um calculo dos fundos da mesma Casa, especificando a sua natureza; — 3.° um mappa dos encargos legítimos, e qual a lei"ou ordens, que os auctorisam, com uma relação de todos os empregos , e empregados, e designação "de seus vencimentos;-— 4.° um calculo das dividas activas, e passivas; — 5.° uma relação dos capitães, que se deram a juro nos annos de 1837, e 1838, nomes, dos seus mutuados, e fiadores; — 6.° quem administra a dita Casa , qual a Lei porque se governam , por quem foi nomeada essa administração, e a quem dá contas. — Giraldes Quelhas.»

O Sr. Midosi: —Este assumpto é muito importante e delle tenho conhecimento. Estou convencido , que se se não recommendar ao Governo, que marque á Auctoridade subalterna um termo breve para a prompta execução deste requerimento, ha-de-se acabar a Sessão, e talvez a que vier, e nunca pôde vir satisfeito o requerimento do Sr. Deputado (apoiado.)

O Sr. Quelhas: — Sr. Presidente, esta Casa e' uma daquellas que está fora de toda a Administração Publica; ella começou por uma Ermitagem, e pelas muitas esmolas se foi enriquecendo ale que mereceu a Protecção Real, e foi algumas vezes visitada pelos nossos Monarchas para quem se formou um bello Palácio junto á Igreja; entre outros me parece lá esteve o Senhor D. João VI de Saudosa Memória : ignoro a qualidade de Administração -que teve em tempos mais remotos, mas depois que mereceu a Protecção Real, foram os Soberanos seus Protectores , q^ie sempre lhe deram Administrador da sua immediata escolha; e assirn continuou ate que em tempos mais próximos lhe' foi posta pelo Governo uma Commissão Adminis-

trativa em que entrava o Chefe Ecclesiasticcr da mesma Capella ; mas não agradaram as pessoas, ou a forma; e ha mais de um anno se entregou tudo á discripção de um só homem , que é possível tenha administrado muito bem, comtudo,.eu como Deputado desejo saber quaes são os fundos da Casa, qual a sua applicação, e a quem são dadas as contas da sua administração. (Apoiados.) E para que se tenha perfeito conhecimento é que faço esse requerimento, que julgo a Camará approvará, reservando-me a ulteriores explicações, quanto ao governo e applicação útil daquelles capitães. (Apoiados.)

Posto á votação, approvou-se que se pedissem es-tes esclarecimentos com urgência.

Passou-se á discussão do seguinte requerimento :

Requeiro que se peça ao Governo a cópia da correspondência do nosso encarregado de negócios em Roma, a respeito das ultimas exigências, e pertenções desta Corte, se o Governo entender que cTaqui não pôde resultar prejuízo para as negociações pendentes. — Cardoso Castel-Branco. — Approvado.

Constando-me que em Villa Nova de Foscóa, Comarca de Trancoso, se tem aberto algumas correspondências particulares, rogo que se recommen-de ao Governo, que indague se e' ou não verdadeiro este facto, e que leve a sua attenção sobre objecto de tanta consequência, qual a inviolabilidade das correspondências. — António José Silveira. — Approvado, -• ' ^ -

Leu-se na Mesa o projecto de lei do Sr. Conde da Taipa para a verificação do censo eleitoral (v. pag. 78, 1.* columna do Diário.)

O Sr. Conde da Taipa: — Eu peço que esse meu projecto seja remettido á Commissão Eleitoral, e que seja convidada a dar com urgência o seu parecer. Assim se resolveu.

O Sr. João Elias: — Sr. Presidente, quando se 1 tractou da discussão da venda das Lezírias do Tejo e Sado por parcellas ou em globo, discordou o meu antigo, amigo, o Sr. César de Vasconcellos, da minha, opinião , que foi a da 'Camará ; veio depois , com a sua costumada boa fé a concordar comigo, com a condição de se darem aos particulares os accrescidos, e por essa occasião prometti eu de apresentar um projecto de lei a este respeito, porem como "as Cortes se fecharam não tive tempo para cumprir essa promessa, e por isso a satisfaço agora, mandando para a Mesa o seguinte projecto de lei (leu, daremos conta na segunda leitura.)