O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

tagem nenhuma. Faço eslas considerações, para que $e lotne alguma resolução sobre isto, se acaso se julgar conveniente toma-la.

•O Sr. Marecos: — Sr. Presidente, a Cotnmi^âo íiâo pôde sobre este objecto dar senão uma informa» çfio de f A c Io , e e que ha uma resolução da Gamara, que mandou que esle Diário fosse distribuído ás Municipalidades ; as razões que a Camará leve para decidir isto, foram publicas, e estão consignadas nos Diários, enlendeu-se (e eu estou persuadido que muito bem), que convinha, que nas Municipalidades houvesse um documento, uma pró* "vá do modo, por que cada um dos Deputados sa-fisfdziâ ás condições do seu mandado, e á confian-ra dos seus Constituintes. Se o Sr. Deputado acha que cite meio não corresponde ao fim, ou que elle r»ào vale aquillo queTusta , pôde o Sr. Deputado propor á Camará que revogue esta resolução, eque •determine que se não mandem efectivamente os Dia-rioà ás Municipalidades; masa Commissão não podia deixar de contar corrt uma resolução existente , « fui sobre ella que assentou o seu Parecer.

O Sr. Presidente:-*- Como não se oflerece mai& reflexão alguma, vou pôr o Parecer á votação da Camará (Apoiado).

O Sr. Marecof> : — Sr. Presidente, quando PU entrava para a Sala, um dos concorrentes á Empresa deu-me utn papel, em que diz, por ter visto em nn? Parecer anterior, que se exigia sóment3 o numero de 550 exemplares, elle tinha promettido só í>sle numero; mas que estava na resolução de daros 750, que creio que sào os que a Commissão exige, c que ale'm disto prescindia também da circtimstan-cin de ser aulhorisado a nomear os Empregados que faliam no quadro Tachygraphico , votado pela Camará, e que por estas circumstancias a sua Proposta ficaiia em condições mais vantajosas, emaiseco-nomicaa para a Camará e para o Estado. Ha ainda uma outra circumstancia , que este Proponente-apresenta na sua Proposta, e e' a de exigir paga» mentos adiantados e semanaes ; condição que aCom-Uiissâo julgou não poder acceitar, e ainda que elle não se refere nv-sta declaração, que me deu, a es-ias condições, disse-tne \ocalmenteque as retiraria; e então resulta d'aqui urna difíerença d'economiaen-tre u Proposta dos Empregados da Secretaria, e a de^le Proponente: não poderei dizer precisamente o guanttirn desta drfferença, porque não vinha preparado para esta modificação; e então é necessário comparar as cifras, e ver qual e' a difíerença, que me parece não será de mais de 150, ou Í20J'000 re'is. A' vista disto talvez seja conveniente que esta espécie seja considerada pela Commissão, para interpor o seu Parecer sobre se esle Proponente merece ou não a preferencia, por esta razão d'economia , ou se haverá outra qualquer, que faça com que esta razão nuo seja attendivel.

O Sr. Presidente: — Visto que não ha quem se <_ que='que' proposta.='proposta.' novamente='novamente' pare-ir='pare-ir' consideração='consideração' esle='esle' dos='dos' modificações='modificações' se='se' para='para' ponha='ponha' um='um' voltar='voltar' vou='vou' faz='faz' deve='deve' _='_' rti='rti' proponentes='proponentes' ácommisíào='ácommisíào' tornar='tornar' p='p' as='as' acarnarft='acarnarft' consultar='consultar' sua='sua'>

Resolveu-se que voltasse á Commissão.

O Sr. José fístevdo: — Mando para ã Mesa a'se-

9BO&ABAÇÃO DE VOTO : — Declaro que se, es-vrsse presente na Seásâo de SabbadOf 'olaria con-

tra n." â." do Artigo 5." do Protelo de Fr»rae$, e contra a Emenda do Sr. Sousa A1agalbâe&. — José • Estevão.— Pereira Brandão.

jMando também, para a Mesa o seguinte

REQUERIMENTO. — Requeiro que se rpcornweff-de ao Governa ' " •"', "" r

1.°—-Que exija das Authondades A'da>inistratv-vas, Judiciae*, e Militares, .informações circuuis-lanciadas sobre o assassinato feito na-Villa de MQH-chique a 25 de Março, na pessoa de Domingos Luiz Palhuda.

2."— Que por estes, e outros quaesqfuer meios a ve-rigue ae todas as authoridades cumpriram por esta occasiào os deveres, que as Leis Ilie' incumbem, c faça punir as que se apresentarem omissas oucorriia-sãs em tão grave negocio.

3."—Que dê conia á-Caiuara do. resultado das/ suas diligencias, remeltendo-lhe com urgência todo*» os esclarscitríentos,' que obtiver a tal respeito. — Sala da Catnara dos Deputados, 30 de Junho de 1811. — José Estevão Coelho de Magalhães.,

Mando lambem para a Mesa uma Representação de uma Camará Municipal, que representa contra o Projecto de Foraes.

Mando outra Representação dos Professores de Inslrucçào Publica do Concelho de Castelio Branco , que se queixam da desigualdade de pagamentos.

Mando outra da Camará Municipal de S. João do Bouro, igualmente contra oProjecto deForaes; e mando também para a Alèsa uma Representação da Junta de Parochia de N. S. da Assumpçfio da Villa de Moncorvo, que pertende oue Se l h? doem os bens de uma Collegiada, que eslãp incorporados aos Bens Nacionais , coui obrigaçTio do eJJa tnau« dar dizer umas poucas de Missas; q>ie não se podení dispensar, para que possam assistir ao saciificio da' Missa os Lavradores, antes de irem para o trabalho.

Agora peço qu*» os Srs. Tacbygraphos dêem conta destas Representações q>ue vão pura a Mesa, poi-qut' não se dando coma delias noa Jornaes, ha um comprometimento enire as pessoas que as apresenta ;ii, e as que as escrevem, e ninguém pôde e»tar a escrever 10 ou 13 Cartas, para dizei : — cá recebi, cá apresentei—e eoujo islo não e'cous>a de partidos, podem faze»lo o»-Jornae» e os Tachvgraphos de Iodas as cores.

O Sr. Derramado'*—O Sr. Filippe deSoure en-caríegou-me de participar que continua o.impedimento de saúde, que o tetn embaraçado de assistir áà Sessões da Camará.

A Camará ficou inteirada.

O Sr. J. A. th Magalhães:—Eu .tinha pedido a V. Ex.a a palavra para quando estivesse presente o Sr. Presidente do Conselho, todavia e' muito possivel que a simples pergunta, que desejo dirigir-lhe, possa ser respondida por, algum dos seus colle» gás t e como Se acham presentes, desejaria agora a resposta, e se algum dos Srs. Ministros não estiver habilitado para responder agora, podery, faxe-lo-em outra aecasião-, .Desejava saber, se o Governa já tin-ba expedido a* ordens para se proceder á eleição dos logarea , que se acham vagos nesta Casa» tanto dos Deputados pelas- Ilhas Adjacentes, com*» do Continente.