O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

476

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

constantemente posto acima de todas as personalidades e de todas as paixões.

Tenho dado ao debate maior largueza do que eu mesmo queria. Sinto-me um pouco cansado, e limito-me a dizer á camara que, se ella assim o entender, e a mim apraz-me a idéa, agrada ao meu espirito, nomeie uma commissão de dois ou mais de seus membros, que todos me são insuspeitos, e mande syndicar ao districto de Coimbra respeito aos actos de administração do ex-governador civil d'aquelle districto.

Uma voz: — A todo o paiz.

O Orador: — Aonde a camara entender, eu limito-me a pedir para o districto que eu administrei, não tenho direito a pedir para os outros, tanto mais quanto eu sou contra as syndicancias n'estes casos; aceito-a, quero-a, e peço-a n'esta situação especial em que me encontro, fóra d'ella voto contra, e o illustre (voltando-se para o sr. visconde de Moreira de Rey) deputado póde chamar-me o que quizer, póde chamar-me reaccionario, que eu não me offendo com isso; o que lhe digo é que não quero partilhar opiniões nem aceitar doutrinas que nos possam conduzir para a anarchia.

Sr. presidente, derribar para não construir não me parece que deva ser o officio dos homens que têem voto nos negocios publicos; tomar nas mãos o camartello, nivellar com o solo um edificio, sem ter já desenhado uma planta e accumulado os materiaes para uma nova construcção, é um acto que póde consolar a vista, por se não ver um objecto que não agrada, mas tem o grande perigo de expor o demolidor a ficar sem abrigo para o resto do corpo (apoiados).

Estou certo que todos os homens que têem sido ministros, e os que o são, se não fazem mais é porque não podem, todos aspiram á gloria, ninguem quer desacreditar-se; e n'este momento eu peço a todos os homens publicos, ministros e não ministros, que attentem muito para o futuro, e tenham cautela que as liberdades não degenerem em licenças, e estas em anarchias; e se ao illustre deputado lhe apraz accusar-me de reaccionario, digo francamente e bem alto, porque desejo ser bem ouvido por todos os homens publicos e do paiz, não voto n'esta casa nem fóra d'ella cousa alguma que ao meu espirito se apresente como passo para a anarchia; e digo ao illustre deputado, que se me derem a escolher entre um governo reaccionario e a communa de París, eu prefiro o governo reaccionario.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: — Já estamos n'esse estado.

O Orador (com vehemencia): — Não estamos, mas não quero caminhar para lá, respeito todas as liberdades quando são liberdades, respeito todos os homens liberaes, e respeito mesmo os que não são quando a sua crença se firma na fé (apoiados); muitas vezes mesmo póde dar-se a circumstancia de que as suas convicções sejam firmadas em estudo pouco pensado, mas desde que ha a boa fé, desde que o seu intuito é seguir o que se lhes apresentou melhor, entendo que o dever é respeitar essa crença, quando se não póde fazer mudar para melhor caminho. Não fica mal a ninguem procurar todos os meios para formar uma convicção segura, nem fica mal o enganar-se, o que fica mal é persistir no erro depois de o conhecer.

Desejo que todas as liberdades se apreciem, desejo que todas ellas se acatem e respeitem; e se alguma vez me desviar d'este caminho, se alguma vez não seguir no desempenho de quaesquer funcções o caminho mais conveniente, é porque não sei outro melhor, e não terei nunca pejo nem vergonha em dizer — fiz isto, e não fiz melhor porque não pude, ou porque não soube; esta confissão não fica mal a ninguem.

Sr. presidente, concluo dizendo á camara que, se lhe parecer conveniente mandar uma syndicancia ao districto que administrei, não ponho duvida em approvar, antes é para mim muito lisonjeiro que a camara me dê esse testemunho de consideração, e desde já lh'o agradeço, porque creia a camara que a maior prova de benevolencia, o maior testemunho de consideração que me póde dar é mandar syndicar dos meus actos como governador civil, que fui, do districto de Coimbra.

Peço desculpa, e concluo aqui, porque estou fatigado.

Vozes: — Muito bem, muito bem.

(O orador foi comprimentado por grande parte dos seus collegas, e ouvido com attenção.)