O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 2 )

CO&RESPONDKNCIA.

Officio : — 15a Catn«ra dos Dignos Pares enviando a seguinte

Relação dos Dignos Pares, que com igual numero de, Srs. Deputados devem formar a Commissâo mixta, á qual hão de ser sujeitou as emendas feitas por etla Camará ao projecto de lei sobre a orga-nisaçâo dou seminários episcopacs.

Ex.nwi Srs. — Conde de Lavradio. Conde de Villa Real. Bispo de Beja. Bispo d'Eivas. Bispo de Lamego. Bispo de Leiria. Bispo do Porto. Visconde d'Oliveira. Visconde àe Laborim. Antoiiio Barreto Ferraz. Francisco CaMeira Leitão. Francisco Sianôes Margiochí. F'iancib,en Tavares d'Almeida Proen-

•ça.

Manoel de Serpa Machado. Supplentes.—Baftholomeu de Gaa«boa e Liz. José Piíjueotel Freâfe. Marqurz de fronteira. Bernardo Pinto do Rego Cêa Trigueiros.

Secretaria da Camará dos Dignos P*res, em 14 d'abril de 1845. —*Diogo António de Castro Constando, official maior director.

Ig^aimenle previne de que na quinta feira próxima, 17 do corrente, terá logar a reunião da referida Comrrmsào. —*- A Commtis&âo fícou inteirada.

O Sr. Presidente: •— JSin vUta do que se acaba de ler, os Srs. Deputado* qwe compõem a Commissâo m i x ta ficam scú'nte* de que a reunião da mesma lia de ter logar na quinta leira, pelas dez horas da manhã.

Mencionou-se também na Mesa o seguinte Representações: — J .a De dois ofíiciaes do regi-raenlo n.° 2 de i n fa n ter ia, e um de cavallaria que se acha fazendo *erviço «a guarda municipal do , Porto, apresentada pelo Sr, Barros, sobre preterição. — ^4' Commissâo de Guerra.

2>.a Da camará municipal de Ervededo, apresentada pelo Sr. Baptista Lopes, pedindo a sup-pressão do mesmo concelho. — Ao Governo.

O Sr. Ministro da Fazenda: — Apresentou duas propostas, 1.* para a conversão dos títulos do empréstimo denominado dos mil e de% contos, em inseri pçôes de 4 por cento da divida nacional fundada; e â.a prorogando por mais um anno o praso concedido pelo Decreto de 9 de janeiro de 1837, para a conversão dos padrões de juro real.

O Sr. ífarros:—-Queria que V. Ex.* tivesse a bondade de mandar ler a primeija proposta apresentada ptlo Sr. Ministro da Fazenda, (leu-se) Sr. Presidente, eu queria fallar sobre este objecto, não me é permitlido?

O Sr. Presidente: — Reruelte-se á Commissâo competente.

O Sr. Barras:-~Mas eu pedia a V. E.a que consultasse a Camará sobre se me permittia que fizeste algumas observações a este respeito.. , SESSÃO N.* 13.

O Sr. Presidente:—Eu consulto aCamara; mas realmente este requerimento é novo. Apresenta-se uma proposta por parte do Governo; tracta-se de a jeinetler á Com missão de Fazenda , e o Sr. Deputado quer antes disso fazer reflexões «obre a ffles-ma proposta ! ...

O Sr. Silva Cabral; — Não pôde ser. O Sr. Ávila: — Pôde fallar sobre a direcção da proposta, (fozes: — Falle, faJle).

O Sr. Barros:'—-Sr. Presidente, como Deputado lenho a iniciativa , e peço a V. Ex.a que consulte a Camará sobre se pos&o faJiar ou não: e' direito que ninguém me pôde negar: sou Debutado da Nação Portugueza, tenho direito a fazer quaesquer observações sobre a direcção

O Sr. Presidente -: — Por parle da Mrsa não ha dájvida nenhuma: eu consulto a Camará.

Não havia numero que tornasse a votação effícaz. O Sr. Presidente:—Não está vencido nem por uma parte nem por outra.

O Sr. Silva Cabral: — Agora cumpra V. Ex.* o regimento.

O Sr. Presidente:—Remetlem-se á Commissâo de Fazenda.

N. B. Dar-se-ha conta destas propostas quando se pozerem á discussão vs pareceres da Commissâo de Fazenda sobre cilas.

O Sr. Silva Sanches:—Mando para a Mesa uma representação da camará municipal do concelho do Cadaval, expondo a necessidade de o Corpo Legislativo não findar os seus labalhos snn fazer uma lei eleitoral.

./V. 13. O Sr. Deputado não restituiu as notas ta-chygrajicaa do discurso que por esta, occasião proferiu .

O Sr. Presidente.: — Na sessão seguinte sedará o destino competente a esta representação. E por não infringir as disposições do regimento não peço a palavra paru fazer a historia da mesma representação; mas reservo-fne para quando este objecío vier á discussão, pois tenho cabal conhecimento do modo por que tal representação veio á Camará. O Sr. Silva Sanches: — Eu declaro que nem este, nem nenhuma das representações que tenho apresentado a esta Camará, teeui sido mediata ou immediala, próxima ou remota, directa ou indirectamente pedidas por mim,

O Sr. A. Albano:—Mando para a Mesa o parecer da Commissâo de Fazenda, sobre a proposta de Jei do Sr. Miniftro de Marinha para se alten-derem os vencimentos dos membros do conselho de saúde naval, (leu)

O Sr. Ministro da Marinha: — Peço a V. Ex.% qu« consulte a Camará para que esse projecto seja impresso no Diário do Governo cTamanhã, e se dê para ordeoi do dia, porque e' um objecto muito simples; e porque estú tacitamente approvado pnr uma disposição igual do Ministério da Guerra.

Decidiu-se afirmativamente. (Dar-se-ha conta dês* te parecer quando entrar em discussão).