O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSAO DE 12 DE MAIO DE 1885 1539

singular na nossa terra. Os partidos mais avançados em politica eram os mais retrogrados em assumptos economicos, e o partido regenerador, ao qual chamavam conservador, era o mais avançado no que tocava a assumptos economicos.
Se tivessemos de esperar pelos excedentes de receita, ter-se-iam passado muitos annos sem que se tivesse dado começo aos melhoramentos materiaes.
Tinha o sr. deputado Beirão vindo defender a administração do sr. bispo de Vizeu. Respeitou sempre as intenções d´este distincto cavalheiro; mas tinha a convicção de que desde 1851 até hoje ainda não houve administração mais nefasta para os interesses publicos que foi aquella. Era facto que se fizeram economias e reducções nas despezas e principalmente nos ordenados dos funccionarios do estado, mas essas economias íam-se nas multas pagas aos contratadores de emprestimos.
Quanto á questão de credito disse que lá fóra havia quem fizesse mais justiça ao nosso estado financeiro, do que muitos individuos pertencentes á imprensa e até ao parlamento.
Não desejava que alguns srs. deputados, embora sentados nas cadeiras da opposição, fizessem da questão financeira arma contra o governo, porque era preciso saber que as continuas accusações que se dirigiam ao governo íam, reflectir lá fóra, e influir na cotação dos nossos fundos. Quando se estava a dizer que nos achavamos á beira do abysmo, que era necessario parar na marcha que temos seguido, isso ía influir nos espiritos mais timidos, menos illustrados e podia fazer com que muita gente fugisse de comprar os nossos titulos.
Fez muitas outras considerações, mostrando qual a situação do thesouro, comparada com a de alguns annos anteriores, e os grandes melhoramentos e progressos que o paiz hoje desfructava, e que faziam esperar que em pouco tempo a nossa situação financeira melhoraria consideravelmente.
(O discurso do sr. deputado será publicado na integra quando restituir as notas tachygraphicas.)
O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã é a continuação da que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro.