O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

801

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

É tambem muito para notar que quando o sr. presidente do conselho vem aqui annunciar-nos que as inscripções em breve estarão a 40, porque tem os mais seguros indicios da tendencia para a alta e da subida até esse preço, se dê a fatalidade de coincidir este annuncio com a noticia de que o sr. ministro da fazenda quasi ao mesmo tempo mandava vender em Londres a 35 1/4 200:000 libras de titulos do ultimo emprestimo. Isto é altamente notavel. O governo vende a 35 1/4 quando a tendencia é para 40!

Isto é o que eu sei da questão de fazenda; e sei tambem que em breve virá o governo apresentar-nos como fatal a dupla necessidade de lançar novos impostos e de contrahir mais um enorme emprestimo.

Quando sei e quando vejo tudo isto, e ainda mais do que isto, ninguem estranhará que eu não esteja disposto a admittir como meios serios para combater os males que nos cercam, e que opprimem as nossas finanças, as declarações do sr. presidente do conselho de que foi administrador geral do Porto em 1840, e de que mandou pagar os juros das inscripções nas cabeças de comarca.

(Deram cinco horas.') •

Como hoje não posso terminar as observações que tenho ainda a fazer, e como alem d'isso pretendo encetar uma outra ordem de considerações, peço a v. ex.ª o obsequio de me reservar ainda a palavra.

O sr. Presidente: — Chamo a attenção do sr. deputado. Para corresponder á cortezia com que disse no principio do seu discurso que retirava qualquer phrase menos parlamentar, eu convidava-o a que retirasse as phrases — calumnias officiaes, prepotencias violentas, e outras.

O Orador: — Retiro tudo que v. Ex.ª quizer. Só quero conservar as idéas que exprimi. Palavras pouco me importam.

O sr. Presidente: — E convidava-o ainda mais, a que na sequencia do seu discurso se abstivesse do emprego d'essas expressões.

O Orador: — Isso é mais difficil. Farei todos os esforços possiveis; mas eu já disse hontem a v. ex.ª e á camara que não sentia em mim a força precisa pára dominar sempre as minhas expressões.