O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 148.)

mira decisão favorável ; mas o que e para desejar, e que; appareça.quanto antes. Ou,morra a navegação do Tejo a vapor, ou então haja cfe prosperar em beneficio publico. (Apoiados).

O Sr. Leonel: —Sr. Presidente, mando para a Mesa uma Representação da Junta de Parochia da Freguezia de Santos o velho, desta Cidade, contra © Projecto que foi apresentado pelo Governo sobre a reforma do Código Administrativo (apoiados. ) Peco a V. Ex.a que tenha a bondade de a remetter á Commissão respectiva.

O Sr. Macedo Pereira:—Mando para a Mesa Lepresentaçâo da Camará Municipal do Con-

uma

celho^e Tendaes, Bispado de Lamego : expõe a Ca-fliara nesta Representação a impossibilidade em que se acha cToccorrer e fazer face ás despezas do seu Município; que tem contrahido uma grande divida, e que por ora não lhe e possível lançar impostos aos habitantes do mesmo: pede pojtanto o estabelecimento de duas barcas no Rio Douro, em dous antigos pontos de passagem, dentro do mesmo Concelho. Rogo a V. Ex.a queira remetter esta Representação á Cornmissâo respectiva.

_ O Sr. Northon: — Mando para a Mesa três Representações, duas das Camarás de Caminha e Va-.lença, que pedem providencias para que sejam pagos os Professores do ensino publico, e entre outras lemr bram que o Subsidio Litterario originariamente applicado para pagamento dos .seus ordenados, continue a ter estaapplicaçâo;— e outra de vários moradores das Freguezias situadas na margem .esquerda do Lima, que pedem a formação de um Concelho dê que seja sede a Freguezia de Capatei^os.

O Sr.' jílheira : — Alando para a^ Mesa «ma Representação da Santa e Real Gasàí da Misericórdia de Braga; (próprias expressões da' Representação; e bem Santa e bem Real que ella e!..) O que ella .peda, e o que ella representa, ê de toda a justiça; os fundamentos estão nella exarados, e então escusado e que eu areeommende, pois que ella se ré com-menda por si. ,

O Sr. José Estevão: — Sr. Presidente: mando para a Mesa uma Representação da Camará Municipal de Mirandella, em que manifesta o desejo que se dê aos a-lumnos das Escolas Medica-Cirurgicas de Lisboa e Porto o grau de Bacharéis, (dpoiados.}

O Sr. Pina Cabral de Loureiro: — Mando para â Mesa uma representação do Concelho de Celorico, Districto de Vizeu, em que pede que esta Gamara tome em consideração varias representações que derigio ao Congresso Constituinte, sobre differentes objectos, sendo o principal o estabelecimento de duas cadeiras d'instrucção primaria no mesmo Districto. Peço.que seja remettida á Commissão d'ins-trucção publica, é peço aos membros que compõem esta Commíssão, a queiram tomar em consideração.

O Sr. José Alexandre de Campos: —Sr. Presidente , a representação que apresenta q illustre Deputado, deve ser remettida ao Governo, pois que o Governo está auctorisàdo a instaurar as cadeiras de primeiras letras, aonde concorrerem, as, circurastanr cias necessárias, isto e onde concorrer o numero de discípulos para se estabelecer uma aula ; esta Camará o que pôde fazer e votar no orçamento a verba necessária para esse fim, mas -não ,crear cadeiras de primeiras letras, porque o Governo esta auctorisàdo para o fazer. . >

O Sr. Ferreira de Castro:-— Mando para a Mesa um Parecer da Commissão d'Estatistica pedindo .informações ao Governo — é o seguinte: . Parecer. A Commissão de Estatística examinou a representação da Junta de Parochia, e mais moradores da Freguezia de Villa Nova da .Rainha, na qual expõe, que tendo a mesma Freguezia sid0 .incorporada ao Concelho de Tondella na divisão .geral do território, depois, sem. ser ouvida, mas em consequência d'uma representação ob e subrepticia fora delle desannexado, para formar parte do de .Santa Gombadão; e pede a final ser restituída ao Concelho de Tondella, do qual dista muito menos. A Commissão entende, qne independentemente da menor distancia, a vontade dos povos é uma cir-cumstancia muito attendivel em matéria tal, quando não se segue maior inconveniente a alo-um dos Concelhos; todavia, não vindo reconhecidas as assignaturas da representação, fica duvidoso se ella e ou não verdadeira,.e se a vontade dos moradores da dita Freguezia é a que nella se expressa, u È por isso de parecer que se remetta ao Governo, para que mande informar o Administrador Geral do Districto de Vizeu, sobre a veracidade da representação ; e ao mesmo tempo sobre a conveniência da annexação ao Concelho de Tondella. n Sala da Com-missão em 18 d'Abril de 1839. — José Ferreira Pestana, João Gualberto de Pina Cabral, José Maria Esteves de Carvalho , Gaspar Teixeira de Sousa Guedes , José de Pinna Cabral e Loureiro J. J. Frederico Gomes, J. F. Ferreira de Castro.