O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 149 )

fluente • em um partido > nunca escreveu um artigo para um Jornal. (O Sr. Ministro da Justiça: — dpoiado). O Orador (proseguindo) :—'.Não sei se era por homa* não sei se era por outra cousa > mas parece-me que era por não saber.

S. Ex.a disse-que eu me servi do patriotismo de t-erto partido político, com quem tinha feito « minha ligação para eer Deputado, e fazer os meus amigos Deputados; peço a S.-Ex.a que note que eu foi Deputado, quando ainda se não fallava em similhante união, e que esta Jigação sacramental, que deve haver entre o eleitor e o Deputado, talvez em todo este Parlamento seja a minha a mais leal; eu entendo em minha consciência que sempre tenho deffendido os piincipios dos meus eleitores; porque nunca os vi Manifestar a menor desapprovação aos princípios que tenho sustentado. O mais, Sr. Piesi-dente, nunca-appellei para pessoas para as sacrificar, e S. Ex.a é testimunha disto, e nas ligações que tive com este partido, declaro que só me liguei com os homens honrados porque desse partido, porque se elle se compozesse todo de Bispos que fizessem Pastoraes, como aquellas que fez o Bispo nomeado por S. Ex.a, levantava-me contra elle, e não queria

as suas ligações; isto é o que tenho a dizer. Agora confesso que não tinha estudado a matéria, porque não assignei Carta Regia nenhuma, e como se ha de tractar uma questão ao pé de um homem todo carregado de experiências ? Porque já chegou a ver neste mundo, que um facto, que se diz falso é verdadeiro, e que um escripto que se imputa a um homem é de outro ?!!...

O Sr. Bispo Eleito de Leiria:—O Sr. Deputado não percebeu bem o modo poique eu fiz as minhas reflexões.

O Sr. Ministro da Justiça:-1-Ou não quiz percebem

O Orador: — Entretanto agora cedo da minha explicação.

(O /Sr. Ministro da Justiça: — S. Ex.* ainda não restituiu o seu discurso).

Sendo quasi cinco horas levantou o Sr. Presidente a Sessão, dando para Ordem do dta de Quinta feira, o Projecto de Lei da Decima. — Amanhã Com-missões.

O REDACTOK,

DAMAZO JOAQUIM X.UXZ DE SOUSA MONTEIRO.

11.

te 14 te 3uU)a.

1841.

S

Presidência do Sn Pinto de Magalhães.

O ii ND o três qtiartos depois do meio dia , e não havendo numero sufficiente de Srs. Deputados, para se poder abrir a Sessão, disse: —

O Sr. Derramado:—Sr. Presidente, eu desejo saber se a Ordern do Dia, e a que vinha para noa-teit), ou se é trabalhos em Commissõe*.

O Sr. Presidente: — A Ordem do Dia para hoje era a continuação da discussão do Projecto de lançamento da Decima, e quando elle ae concluísse, seguia-se o outro que está dado sempre, que é o Projecto dos Foraes.

O Sr. Agostinho dlbano; — Parece»me que hon-tem houve um equivoco na votação sobre a Proposta do Sr. Xavier da Silva , para &e traclar do Projecto N.° 232, eui logar de se empregar o dia , como c costume, nos trabalhos de Cotnmissões, e até cieio que já não havia numero sufficienle de Srs. Deputados, quando V. Ex.a consultou a Camará para este fim.

Por consequência não se devem inculpar os Srs. Deputados que aqui faltam , porque não havia uma certeza positiva de que a Ordem do Dia era a discussão do Projecto N.° Q32, e até pelo contrario, sã li i rã m muitos dos Srs. Deputados na certeza de que era dia de Com missões, e tanto isto é assim que hoje mesmo alguns d'elles me disseram que não vinham por ser dia de Commissôe», e elles não serem d'aquelles que a ellas pertencem ; e d'esta ide'a resulta o pouco numero dos Srs. Deputados que hoje se observa. \

Eu mesmo vim por um acaso , porque ainda ha pouco é que soube que tinha sido dado para hoje o Pn-jpcto 3N.°232i Portanto espero que esta falta dos Srs. Deputados não possa ser attnbuida a outra cousa , senão a isto, porque muitos d'elles não sendo V01. 5.° —JULHO—1841 •

das Commiásões, não vêm n'estes dias á Camará. Faço esta declaração em abono da verdade.

O Sr. Presidente: -—Eu tenho a declarar a está Assembléa do que sé passou hontem a este respeito: um Sr. Deputado propôz que hoje em vez de ser a Ordem do Dia trabalhos de Commissõcs, fosse a discussão do Projecto N." 232; eu consultei a Ca^ niara, e suppuz que estava numero sufficiente , porque aliás eu consultaria a Camará de novo, e pela decisão pareceu-me ser a favor da Proposta do Sr. Deputado; por tanto nessa hypothese é que eu disse que a Ordem do Dia era o Projecto N.° 232 ; mas como no momento em que eu fiz essa Proposta a Camará estava bastante agitada pela discussão de que se occupava , não deu assenso ao que se tinha pasj sado, e por isso é que muitos dos Srs; Deputados não comparecem hoje; e ate muitos delles vieram perguntar-me se hoje era dia de Commissôes; por esta declaração se mostra que os Srs. Deputados se faltaram foi porque pensaram que boje era dia de Co m missões.

O Sr. Agostinho dlbano: —-Sr. Presidente, tenho a accrescentar que os Srs. Deputados, Membros da Commissão especial de Fazenda , se acham, reunidos em Sessão, e são nada menos de 13; por tanto convidando-os V. Ex.a a virem á Sala talvez se possa abrir a Sessão.

O Sr. Presidente : —Se faltassem só esses, eu os mandava avisar para virem áSalIa, mas faltam muitos mais do que esses, e por isso não pôde haver Sessâo< . .

O Sr. Agostinho Albano: 4-Mas a razão é esta que eu já disse, e por isso nào espero que se tome partido daqui, e comp se toma partido de todos as cousas mesmo pouco importantes, para se fa^er de* saccreditar, a Camará, por isso é que eu quero que fique bem expresso qual e' o motivo da falta doa Sr»,