O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

que a Mesa fica auctorisada pari» continuar á traclar este negocio como intender mais conveniente.

O Sr. Presidente: — Eu posso já declarar á Camará que a Mesa julga que não tern mais nada a fazer de presente sobre este negocio; e uma vez que a Camará não quer que esta Proposta vú a uma Com-missâo, desejaria eu sempre que a Camará manifestasse a sua approvação ou reprovação, e então von propô-la á votação.

Foi approvada a Proposta da Mesa.

O Sr. Loureiro:—'Pedi a palavra pára apresentar os seguinles Projectos de Lei, e peço a dispensa da segunda leitura (Leu).

Também mando para a Mesa uma representação da Camará da Ilha de Santa Maria, pedindo a conservação do Tribunal de Segunda Instancia nos Açores.

Os Projectos ficaram para segunda leitura. '

O Sr. presidente: — Em conformidade dos estilos da Casa irão os Srs. Deputados Secretários desano-jar o Sr. Conde da Ponte (D. João).

Agora deve seguir-se o sorteamento das Secções; mas primeiro que a Camará proceda ú eleição dos Senhores que cm cada Secção hão de formar o núcleo ; suspendo portanto a Sessão por meia hora para se fazer esta eleição, e feita ella reiíne-se a Camará para se proceder ao sorteamento.

O Sr. Leonel Tavares:—Eu proporia á Camará que as Sucções continuassem como estão actualmente organisadas, para não estarmos com estas cousas de eleição e sorteamento, que levam o tempo que e preciso para outras cousa?.

A Camará resolveu que as Secções continuasse1»)} como estão, durante o mez de Junho.

O Sr, Conde de Samodães: — Eu peço que- se mudem os Secretários, porque estou Secretario desde o principio das Secções.

(ffo%es: — Isso é privativo das Secções.)'

O Sr. Conde de Samodães: — Por se dispor que as Secções fiquem como estão, não se segue que fi-. quem permanentes os Secretários.

O Sr. Presidente:—-O Sr. Conde de Samodães quer que haja renovação para os Secretários .das Secções, rnas isso e peculiar das Secções.

O Sr. Leonel Tavares:— Decidido que continuem como estão, ficam também os mesmos Societários. O requerimento do Sr. Conde de Sarnodãcs está prejudicado.

O Sr. Presidente: — A ordem do dia para amanhã, se por ventura puder haver discussão, isto e, só o Ministério já puder assistir, d o Projecto das Sete Casas, o'Projecto n.° 53, que e sobre a nomeação de Juizes Supplentes, e o Projecto n.° 56, sobre .uma pequena alteração no Judicial da ilha da Madeira; já se sabe que depois disto tem de se discutir o resto do Acto Addicional. Se acaso não puder haver discussão, a Carrinra dividir se-ha em Cornmhsoes. Eslá levantada a Sessão.—^- Era uma hora c trcs quartos da tarde,

O IÍ K O V OTO K,

JOSÉ DE CASTRO FREIRE DE MACEDO.

N ° 9

li • • ^.

1852.

a

^Presidência do Sr. Silva Sanches.

'hamada. — Presentes 86 Srs. Deputados

Abertura. — As onze horas e1 meia.

Acta.—Approvada.

O Sr. Ferrcr: — Mando para a Mesa um Parecei da Com missão de Petições (Leu).

PAUKCKH. N.° 70—D — A Com missão de Verificação de Poderes achou regular o diploma do Sr. / Deputado eleito pelo collegio eleitoral de Oliveira de Azeméis João dos Reis Castro e Portugal, e é de parecer que seja proclamado Deputado da nação, e admiltido a prestar juramento, e a tomar assento nu Casa.

Sala da Commissâo, 2 de Junho de 1852.—-José .Caetano de Campos. — Vicente Ferrcr. — João de Mello Soares e l^asconcellos. — Leonel Tavares Cabral.

Foi logo approvado.

E proclamado' Deputado o Sr. Castro e Portugal, foram, elle, e o Sr. Francisco Joaquim May a nn-(criormcnfc proclamado, introduzidos na Sala com as formalidades do estilo, prestaram juramento, c tomaram assento.

O Sr. Secretario (RcbcLlo de Carvalho):—Hon-

lem eu, o o Sr. Secretario Avelino, em virtude da

.resolução da Camará, fomos desanojar os Srs. Conde

da Ponte, e Francisco José Duarte Naxaretli, osqúaos

ficaram mui Io penhorados por esla altenção, o nos

declararam que fizéssemos constar á Camará que

Voi.. 5.°—JUNHO —1852.

compareceriam logo que lhes fosse possível. ~ 'A Camará ficou inteirada.

CORRESPONDÊNCIA.

OFFICIOS: — 1.° Do Sr. Deputado Conde da Ponte, participando 'que tem deixado de comparecer ns Sessões nestes últimos dias em consequência do falle-cimento de seu pai. — A Camará ficou inteirada.

J2.°—Do Sr. Deputado Joaquim Filippc de Soure, datado do Évora, participando que e'm consequência da doença da sua esposa, não pôde empreherider a jornada para esta capital. — Inteirada.

3."—Dó Sr. Deputado A. R. d'Oliveira Lopes Branco, datado de Maiorca, participando que sondo-lhe necessário no ihtervallo do ultimo adiamento das CeVrtes ir áquelía villa, ainda lhe não foi possível sair delia, para comparecer ás Sessões da mesma Camará. — Inteirada.

4-.°—Do ministério da marinha'e ultramar, remel-tendo as três relações, por cópia, dos objectos qu.« nestes últimos seis ânuos, lê m saido por empréstimo dos armazéns c depo>ilos do arsenal da marinha, sa-lisTazenclo ao requerimento do Sr. Deputado Custo-di» Manoel Gomes.—-Para d secretaria.