O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1299

porque a obras d'esta natureza, que tanto nobilitam quem as pratica não creio que possa apresentar-se a mais pequena impugnação (muitos apoiados), dizendo que não vem para aqui os augmentos de economia que geralmente se empregam, quando se trata de augmentos de despeza, porque não será de certo uma tão pequena verba em comparação de um tão grande fim, que nos poderá fazer hesitar na votação (muitos apoiados).

Ninguem, sr. presidente, respeita mais do que eu as altas qualidades que ennobreciam aquelle principe augusto; ninguem mais do que eu aprecia os thesouros de bondade que encerrára aquelle magnanimo coração. Todos o vimos prodigalisar a sua vida quando o flagello da peste assolava esta cidade; todos presenciámos á corajosa dedicação com que o Rei virtuoso levava a consolação e o conforto á cabeceira dos doentes. Eu vi, sr. presidente, a dor pungentissima de uma capital inteira, e ainda me recordo da profunda sensação que no meu animo produziram as palavras de alguns homens do povo quando atravessava esta cidade o préstito funebre do principe-martyr.

Portanto não podia deixar de tomar a palavra, não para esclarecer a questão, porque sou n'esta casa o ultimo de todos; mas para concorrer com uma adhesão sincera e verdadeiramente sentida para a realisação do pensamento do nobre deputado o sr. Casal Ribeiro, e para que cumpramos este dever e honremos a memoria do virtuoso Rei levantando-lhe este monumento de saudade e de amor (apoiados geraes).

Vozes: — Muito bem.

O sr. Ministro da Marinha (Mendes Leal): — Algumas breves considerações apenas. Julgo as convenientes; julgo as opportunas. Não se diga que perturbou a votação d'esta proposta a boa ordem financeira. Não venha ella a considerar-se como um precedente commum. Importa definir o que esta proposta é, o que ella significa, tudo o que exprime, qual o seu caracter.

Não se vota uma verba ordinaria; vota-se um monumento. Vota-se um verdadeiro monumento (apoiados geraes). Com esse caracter apresentou a sua moção o meu nobre amigo e illustre deputado, o sr. Casal Ribeiro. A camara que o ouviu, que ouviu já a plena e immediata acquiescencia do meu collega, o sr. ministro das obras publicas, por parte do governo, de certo applaude tanto como a idéa a unção profunda, a elevação de sentimentos com que ella foi sustentada em palavras saídas do coração e proferidas para o coração (apoiados). O coração do paiz que lhe responda! (Apoiados.)

Não é, não será um monumento assente sobre caixas e canhões, rodeado de lanças e tropheus, como se levanta aos guerreiros e conquistadores. Será um monumento de affecto e de piedade, que terá por brasões e ornatos os leitos dos desvalidos (apoiados), onde a enfermidade e a pobresa achem amparo, onde se conservem para a esperança e para o futuro os que ali forem procurar soccorro e conforto (apoiados geraes). Estes não valem menos nem dizem menos (apoiados). Estes são da civilisação, são do Evangelho, são dignos de tal memoria! (Apoiados geraes.)

Na dolorosa occasião em que a nação e a Europa choravam unanimes aquella grande perda, lembra-me de ler, n'um grave jornal extrangeiro, este eloquente conceito, que chama as lagrimas da saudade aos olhos e o orgulho nacional ao coração: «il a passé, noble et fier, ce roi libré d’un peuple libre». Seja, seja esse o monumento que levanta o povo livre ao Rei livre (muitos apoiados).

Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Esse dignamente commemora a feição proeminente d'aquelle cuja curta vida se passou em desvelos...

Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Esse resumirá as virtudes hereditarias na sua casa e familia (muitos apoiados). Esse foi por elle mesmo como predestinado para tornar visivel a lembrança que está que ficará em todas as almas (muitos apoiados).

O meu nobre amigo, com a sua eloquencia costumada e com inspirada delicadeza, recordou que muitas vezes fôra o Mancebo Rei, já cruelmente visitado da desventura, sentar se ali revendo as proprias saudades no padrão que ía consagrando á memoria da esposa ausente. Pois bem. Seja padrão de ambos e para ambos! (Muitos apoiados.) Una o paiz na mesma idéa os que foram unidos no mesmo amor. Haverá mais caracteristica homenagem? (Apoiados geraes. — Vozes: — Muito bem.)

Esta verba, acrescentada aqui, é infracção ás praxes recebidas? á usual regularidade? É, digamo-lo francamente. É a infracção da gratidão. São cumplices n'esta infracção o governo, as commissões, a camara, todos os lados da camara (apoiados geraes), o paiz inteiro emfim, que vota, e vota com enthusiasmo! (Apoiados geraes.)

E é tambem pagamento d'uma divida sagrada. É pagamento da divida contrahida, em dias tremendos e calamitosos, para com o Rei, para com o heroe, para com o martyr — para com o Rei, porque, assim como era o primeiro no cargo, foi o primeiro no exemplo (apoiados) — para com o heroe, porque não póde haver heroicidade maior do que affrontar de tal modo a morte no seu aspecto mais temeroso e repulsivo (apoiados) — para com o martyr, porque Deus sabe se á cabeceira dos agonisantes ganhou o germe funesto do mal que lhe cortou a vida em flor! (Vozes: — Muito bem.)

Actos d'estes não podem ficar sem commemoração. Não ficam. É indispensavel ergue-los perennemente aos olhos da posteridade (apoiados). Triste do povo onde similhantes memorias não permanecessem eternas!

Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Seja este o testemunho solemne dado por todos aquelle que por todos se sacrificou (apoiados geraes).

Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Peço que se prorogue a sessão até se votar esta proposta.

Vozes: — Votos, votos.

E pondo-se logo á votação a

Proposta do sr. Casal Ribeiro — foi approvada por unanimidade.

E assim se declarou na acta.

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

PARECER

S

Senhores. — A commissão de marinha examinou com particular attenção o requerimento do capitão de fragata, addido ao corpo de veteranos de marinha, Vito Gonzaga Pretórios Ferreira, em que allega os seus longos serviços no mar, e affirma que não tinha impossibilidade physica de continuar na actividade quando foi passado a veteranos; e por isso pede lhe seja melhorada a sua posição, sendo promovido ao posto immediato, como se tem praticado com varios outros officiaes, que indica.

A vossa commissão, achando attendiveis algumas das rasões que o supplicante allega, e vendo todavia que as prescripções da lei foram cumpridas no acto de que o supplicante se queixa, é de parecer que o requerimento seja enviado ao governo para o tomar na consideração que merecer.

Sala da commissão, em 23 de abril de 1864. = Joaquim José Gonçalves de Matos Correia = D. Luiz da Camara Leme = Fernando de Magalhães Villas Boas = Joaquim José Rodrigues da Camara.