O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 6 DE MAIO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os srs.

Francisco Augusto Florido da Mouta e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Apresentação de representações. - Na ordem do dia continua a discussão do capitulo 2.º do orçamento do ministerio das obras publicas fallando os srs. Mariano de Carvalho e ministro das obras publicas, sendo o capitulo approvado, e mandadas á commissão algumas propostas apresentadas pelo sr. Mariano de Carvalho.- Foram approvados os capitulos 3.º e 4.º, em que fallam os srs. Mariano de Carvalho, ministro das obras publicas e Carrilho, ficando pendente a discussão do capitulo 5.º depois de fallarem os srs. Antonio Maria Carvalho e ministro das obras publicas.

Abertura - As duas horas e meia da tarde.

Presentes á chamada - 51 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs. : - Agostinho Lucio, Agostinho Fevereiro, Sarrea Prado, Sousa e Silva, A. J. D'Avila, Cunha Bellem, Pereira Carrilho, Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Potsch, Pereira Leite, Augusto do Castilho, Castro e Solla, Barão de Ramalho, Sanches de Castro, Brito Côrte Real, Borja, Cypriano Jardim, Pinto Basto, Eugenio de Azevedo, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Mouta e Vasconcellos, Gomes Teixeira, Gomes Barbosa, Guilherme de Abreu, Hermenegildo da Palma, Jeronynio Osorio, Franco Frazão, Rodrigues da Costa, Ribeiro dos Santos, Sousa Machado, J. A. Gonçalves, J. J. Alves, Avellar Machado, José Frederico, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Figueiredo de Faria, J. M. Borges, José de Saldanha (D.), Malheiro, Luiz de Lencastre, Gonçalves de Freitas, Bivar, Luiz da Camara (D.), M. J. Vieira, Guedes Bacellar, Guimarães Camões, Dantas Baracho, Visconde de Reguengos e Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs. : - Abilio Lobo, Adolpho Pimentel, Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Alberto Pimentel, Azevedo Castello Branco, Gonçalves Crespo, Pereira Corte Real, Antonio Maria de Carvalho, Mello Ganhado, Santos Viegas, Seguier, Fuschini, Fonseca Coutinho, Zeferino Rodrigues, Conde de Sobral, Emygdio Navarro, Coelho e Campos, Correia Arouca, Illydio do Valle, Freitas e Oliveira, Jayme da Costa Pinto, J. A. Pinto, Brandão e Albuquerque, Scarnichia, Ferreira Braga, Amorim Novaes, José Bernardino, Dias Ferreira, Dias Garcia, José Luciano, Sousa Monteiro, Pereira de Mello, Luciano Cordeiro, Manuel d'Assumpção, Correia de Oliveira, Silva e Matta, Aralla e Costa, M. P. Guedes, Vicente da Graça, Mariano de Carvalho, Miguel Dantas, Miguel Candido, Pedro Franco, Tito de Carvalho, Visconde de Balsemão e Visconde de Porto Formoso.

Não compareceram á sessão os srs.: - Moraes Carvalho, Ignacio da Fonseca, A. J. Teixeira, Saraiva do Carvalho, Trajano de Oliveira, Caetano de Carvalho, Conde da Foz, Conde de Thomar, Diogo de Macedo, Estevão de Oliveira Junior, Filippe de Carvalho, Francisco Patricio, Wanzeller, Silveira da Motta, Ferrão Castello Branco, J. A. Neves, Ponces de Carvalho, Borges do Faria, Rosa Araujo, Ferreira Freire, Teixeira de Queiroz. J. M. dos Santos, Vaz Monteiro, Pinto Leite, Lopo Vaz, Luiz Palmeirim, Rocha Peixoto, Pinheiro Chagas, Marçal Pacheco, Miguel Tudella, Pedro Correia, Pedro Roberto, Pedro Martins, Barbosa Centeno e Visconde do Alentem.

Acta - Approvada.

Officios

1.º Da junta do credito publico, enviando 100 exemplares do recenseamento dos eleitores e elegiveis para os cargos dos vogaes, que devem constituir a nova junta na presente legislatura.

Á secretaria.

2.º Da camara municipal do Faro, remettendo uma representação em que a mesma camara pede para ser modificado o artigo 17.- o seu paragrapho da proposta de lei de reforma de instrucção secundaria, no sentido de serem validos os exames feitos nos lyceus de 2.ª classe.

Á secretaria.

3.º Do ministerio do reino, acompanhando copia do officio do administrador da imprensa nacional, em que aquelle funccionario declara que só torna impossivel formular a nota da despeza feita com publicações no Diario do governo durante as sessões legislativas de 1675 a 1881, pedida pelo sr. deputado Joaquim José Alves.

Á secretaria.

4.º Do ministerio das obras publicas, declarando não existir n'aquelle ministerio nota alguma do custo da ponte sobre o Mondego, em frente de Coimbra, no caminho de ferro do norte.

Á secretaria.

5.° Do mesmo ministerio, acompanhando a correspondencia, as actas e os trabalhos graphicos relativos ao entroncamento dos caminhos de ferro da Beira Alta, Douro e Minho, nas respectivas linhas hespanholas.

Á secretaria.

6.° Do mesmo ministério, acompanhando a informação dada pela repartição competente, ácerca da approvação dos projectos das estradas districtaes n.ºs 37 e 41, no districto de Vizeu.

Á secretaria.

7.º Do mesmo ministerio, acompanhando o requerimento de George II. Hastings pedindo a concessão de uma linha ferrea que partindo de Mangualde se dirija a Ovar ou Estarreja.

8.º Do presidente da commissão nomeada por decreto de 28 de abril para dirigir a celebração do primeiro centenario do marquez de Pombal, convidando os senhores deputados a assistir á festividade da inauguração do monumento que vão ser erigido á memoria do marquez de Pombal no dia 8 do corrente mez, pelas doze horas da manhã, na rotunda da avenida da Liberdade.

Á secretaria.

9.° Da commissão executiva da celebração do centenario do marquez de Pombal, convidando os senhores deputados a encorporar-se no cortejo civico no dia 8 do corrente mez para commemorar o centenario do marquez de Pombal.

Á secretaria.

Representações

1.º Das camaras municipaes dos concelhos de Villa Pouca do Aguiar e de Mesão Frio, pedindo que seja modificada a proposta de lei n.º 116-A, no sentido de se considerar de 1.º classe o lyceu de Villa Real.

Apresentadas pelos srs. deputados A. J. D'Avila e Azevedo Castello Branco e enviadas á commissão de instrucção secundarias.

2.º Dos srs. Carlos Carré, engenheiro, Luiz de Lince, engenheiro, consul da Belgica em Caceres, e Luiz Estevão Jacome, negociante, pedindo que se habilite o sr. ministro da marinha e ultramar a poder contratar com os requerentes, depois do encerramento do parlamento, a construcção, na margem esquerda do Tejo, no sitio denominado Portinho da Arrabida, districto administrativo de Lisboa, con-

Sessão de 6 de maio de 1882. 82