O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

666

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

ministros se contradigam constantemente. Não cuida de saber se ha dignidade no gabinete, ou se a governação publica é tomada como objecto de riso (apoiados). O paiz não se importa de que o governo affirme duas verdades contradictorias. V. ex.ª me dirá se a phrase é parlamentar; mas eu, procurando fallar sem ferir a susceptibilidade dos srs. ministros, não tenho remedio senão dizer que ha duas verdades no mesmo ministerio, para não affirmar que falta á verdade o sr. presidente de conselho ou o sr. ministro da fazenda.

Mão é por desconhecer a gravidade dos negocios financeiros que me occupo d'esta questão. Cada qual encara as cousas publicas segundo lhe parece melhor. De mim, entendo que um ministerio que só viveu e vive de expedientes deploraveis, e altamente censuraveis, não é aquelle que póde, com auctoridade, pedir impostos ao paiz.

Um ministerio que, dizendo que quer discutir o orçamento, foge quanto póde a essa discussão (apoiados); um ministerio que apresenta por plano financeiro uma pobre copia dos trabalhos das administrações anteriores (e que, se por acaso nos traz uma medida de iniciativa propria, tem todo o cuidado de pedir ás commissões que não a discutam, como aconteceu á proposta da contribuição industrial); tal ministerio tem levado á evidencia que não póde de maneira nenhuma apresentar-se ao paiz como quem saiba reunir á volta de si todos os cidadãos para constituir uma situação verdadeiramente energica, á altura das circumstancias em que se acha não só Portugal, mas a Europa inteira.

Vozes: — Muito bem.