O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1630

Em virtude de resolução da camara dos senhores deputados se publicam os seguintes documentos

Ministerio da marinha e ultramar — 2.ª direcção — 2.ª repartição. — Ill.mo e ex.mo. sr. — Em satisfação ao officio que v. ex.ª se serviu dirigir-me com data de 19 do corrente, relativamente ao requerimento feito pelo sr. deputado José Maria Sieuve de Menezes, para que a essa camara sejam enviados os documentos que dizem respeito ás visitas feitas pelos cruzadores inglezes ao vapor Zaire, tenho a honra de passar ás mãos de v. ex.ª as inclusas copias dos officios que a tal respeito se receberam n'este ministerio, cumprindo me acrescentar que immediatamente officiei ao ministerio dos negocios estrangeiros para ser feita a competente reclamação perante o governo inglez contra a maneira irregular e desattenciosa com que os ditos cruzadores revistaram aquelle navio.

Deus guarde a v. ex.ª Secretaria d'estado dos negocios da marinha e ultramar, em 23 de abril de 1864. = Ill.mo e ex.mo sr. Miguel Osorio Cabral, deputado secretario. = José da Silva Mendes Leal.

Copia. — N.° 50. — Ill.mo e ex.mo Sr. — Tenho a honra de passar ás mãos de v. ex.ª, para V. ex.ª se dignar de rasolver o que tiver por melhor, a inclusa copia do officio que me dirigiu em 3 do corrente o capitão do vapor Zaire da companhia união mercantil, no qual se queixa de ter sido registado duas vezes pelos vapores de guerra inglezes Suippe e Sparrow, durante a sua viagem ao sul, e do modo pouco regular como se effectuaram taes registos. Sobre isto devo dizer a v. ex.ª que não julgo o commodore britannico conhecedor d'estes factos, por saber que o navio do seu commando tem toda a attenção mesmo com as peque