O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16

rageui dos habitantes de Barcellos, e das tropas que se achavam naquella villa.

Em toda a parte recebi testimunhos que sempre terei presentes na memória, Eu, El-Rei Meu Augusto Esposo, e Presados Filhos, do mais puro affe-cto e cordeal sympathia do excellente povo portu-guez ao Tbrono Constitucional, e Dyriastia.

A Camará dos Srs. Deputados Manifestando-Me o seu contentamento por essas provas tão gloriosas ao caracter nacional penhora sobre modo a Minha gratidão »

A Camará de certo quererá que a Resposta de Sua Magestade seja consignada na acta (Muitos apoiados}.

ji&siin se resolveu.

O Sr. Secretario (Re bei Io de Carvalho) : — O Sr. Castro e Portugal mandou para a Mesa participação de que o Sr. Moreira May a não comparece á Sessão de hoje por inroinmodndo do saúde.

OFFICIOS: — 1.° Do Sr. Pestana, participando que lhe não e' possível comparecer á Sessão de hoje, e a mais algumas.— A Camará ficou inteirada.

2.° Do Sr. Faustino da Cama, participando que por ter soffrido hontern um ataque de rheumalismo na cabeça, não pôde fazer parte da grande Deputação, que assistiu ao Te Ocutn j e por cslar ..inda incomrnodado não pôde assistir á Sessão de hoje. — A Camará ficou inteirada.

3.° Do Ministério do Reino, participando que nenhuma Portaria existo, que estabeleça a não recepção de doentes cie fora dos districlos nos Tlospiluus a este» respectivos, satisfazendo assim u um requerimento do Sr. Barão de Almeirim; suppondo porem que o Sr. Deputado teria cm vista a Portaria de 1(5 de janeiro de 1851, dirigida á Com missão Administrativa do Hospital de S. José, de Lisboa, rernelte um exemplar impresso da Portaria. — Para a Secretaria.

4." Do mesmo Ministério, remettendo as actas e mais documentos relativos ás eleições a que ultimamente se procedeu no collegio eleitoral de Villa Real. — A' Cuminissão de Poderes.

ô." Do mesrno Ministério, romeltendo cópia do recenseamento dos cidadãos elegíveis para Deputados no circulo eleitoral de Villa Real. — A' mesma Commissão.

O Sr. Secretario ( Rcbelto de Carvalho): — Está sobre a Mesa o diploma do Sr. Rodrigo de Moraes Soares, Deputado eleito por Villa Real, o qual vai ser remettido também á Commissão de Poderes.

6.* Do Ministério da Marinha e Ultramar, remettendo os esclarecimentos que lhe foram pedidos acerca da quantia entrada no cofre daquella repartição por conta da consignação de vinte contos de reis, estabelecida pela Lei de 33 de junho do 1850, para pagamento da importância dos depósitos remeltidos das Províncias Ultramarinas, e das Lettras sacadas

REPRESENTAÇÕES:—l.aDe!36 negociantes cledif-firorites praças, proprietários de navios, c donos do embarcações, unindo a sua reclamação á da viuva de João Baptista Burnay contra a parle do Projecto da Alfândega das Sete Casas, em que impõe urn

direito sobre a semente de Purgueira. — A' Com-missão respectiva.

O Sr. Secretario ( Rebeílo de Carvalho) : — Com esta representação vieram alguns exemplares impressos da mesma.

Mandaram-se diríribuir.

2.* Da Camará Municipal do concelho do Cartaxo, pedindo que os habitantes do seu concelho sejam isemptos do apuramento para a formação d'uma Companhia de Voluntários Nacionaes, que deve ficar sujeita ao Batalhão Nacional de Santarém. — //* Commissão da Reforma .Administrativa.

3.a De José Avelino de Castro, e João Vieira Pinto, antigos Lentes de Mathematica da Academia do Porto, pedindo que a Camará defira a um requerimento, que dirigiram á passada Legislatura. — Mandou-se juntar ao requerimento, a gue alludeinj para ir ás Secções.

O Sr. Pelle% Caldeira: — Peço ser inscripto para apresentar um Projecto de Lei.

P Sr. Conde de Samodâes :— Mando pura a Mesa inais dois Pareceres da Commissão Kspecial, encarregada dos negócios militares (Leu).

Aproveito a occasião para mandar para a Mesa o seguinte

REQUERIMENTO. — « Em nome da Commissão Militar roqueiro, que pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra sejam enviados a esta Camará, com a possivel brevidade, os requerimentos, corn todos os documentos e informações annexos, que o Marechal de Campo reformado, Joaquim Pereira Marinho, dirigiu ao Governo, em 14 de fevereiro de 1848, e depois em 23 de maio de 1851, pedindo que se lhe revogasse a sua reforma, por isso que diz lhe fora dada injustamente por Decreto de 6 do junho de 1817, o igualmente o requerimento, que fez em. 2í> de julho de 1851, pedindo melhoramento de reforma.—Conde de Samodties.

Continuando) E peço para ser inscripto para apresentar um Projecto de Lei.

Sendo julgado urgente o requerimento, foi logo approvado. Os Pareceres ficaram reservados para serem discutidos em occasião opportuna.

O Sr. /. M. Grande: — A Commissão de Fazenda pede á Camará que o Sr. Francisco Joaquim Maya seja aggregado á mesma Com missão. A Cornara approvou este pedido. O Sr. Archer.—Pedi a palavra para fazer o seguinte

REQUERIMENTO.—Requeiro que esta Camará decida sobre n incompatibilidade do logar que tenho do Auditor da primeira divisão militar com o logar de Deputado; Qualquer que seja a decisão da Camará sobre n natureza do logar de Auditor, hei do suhmel-tcr-me a olla. O que eu desejo e remover todi e qualquer duvida que haja sobre a legalidade, com que me sento nesta cadeira, declarando desde já que, se for necessário, optarei pelo logar do Deputado. — A, A. de M. Archer.

Foi remettido á Commissão de Opções. O Sr. César de Paxconcellos:—Marido para a Mesa o seguinte requerimento (Leu). Ficou para segunda leitura.