O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

n.° 12.

SESSÃO DE 20 DE ABRIL DE 1855.

PRESIDENCIA do Sr. JULIO GOMES DA SILVA SANCHES.

SECRETARIOS os Srs. Joaquim Gonçalves Mamede/Carlos Cyrillo Machado.

Chamada —presentes 60 srs. deputados.

Entraram durante a sessão — os srs. Affonso de Castro, Gomes Costa, Corrêa Caldeira, Cunha Sotto-Maior, Quelhas, Gomes Corrêa, Barros e Sá, Lousada,.Camarate, Fontes Pereira de Mello, Brayner, Lopes de Mendonça, Sousa e Menezes, A, R. Sampayo, Saraiva de Carvalho, Castro Guedes, Palmeirim, Dias e Sousa, Silva Maya, Conde de Saldanha, Forjaz, Cunha Pessoa, Faustino da, Gama, D. Francisco d'Almeida, Bordallo, Chamiço, Leão Cabreira, Pegado, Teixeira de Sampayo, Mártens Ferrão, Pessanha (João), Honorato Ferreira, Ortigão, Sousa Pinto Bastos, José Estevão, José Guedes, Luciano de Castro, J. M. d'Abreu, Casal Ribeiro/Latino Coelho, Marçal, Vellez Caldeira, Mendes Leite, Emauz, Passos, Miguel do Canto, Moraes Soares, Nogueira Soares, Pinto da França, e Ferreira de Novaes.

Faltaram com causa justificada—os srs. Affonso Botelho, Vasconcellos e Sá, Sousa Pires, Mello Archer, Mello e Carvalho, Cesar de Vasconcellos, Emilio Brandão, Cunha Leite, A. J. d'Avila, Pitta, Pinheiro Osorio, Barão d'Almeirim, Carlos Bento, Cesar Ribeiro, Rebello de Carvalho, D. Diogo de Sousa, Francisco Damásio, Nazareth, Silva Pereira (Frederico), Pereira Carneiro, Soares d'Azevedo, Cerqueira Gomes Lima, Pessanha (José), Pestana, Ferreira de Castro, Silva Pereira (José), Julio Pimentel, L. J. Moniz, Cunha e Abreu, Paiva Barreto, Northon, Visconde de Castro e Silva, Visconde de Monção, e Visconde da Ponte da Barca.

Faltaram sem causa conhecida — os srs. Calheiros, Themudo, Bento de Castro, Fonseca Moniz, Jeremias Mascarenhas, Bivar, Bandeira da Gama, e Baldy.

Abertura — á meia hora depois do meio dia.

Acta — approvada.

CORRESPONDENCIA

Declarações.

1.ª—Do sr. Moraes Carvalho, de que fallou á sessão de hontem, por justo motivo.

A camara ficou inteirada.

2.ª—Do sr. Nogueira Soares, de que o sr. Pinheiro Osorio não póde comparecer na sessão de hoje, por motivo justificado.

A camara ficou inteirada.

Officios.

1.° —Do ministerio da marinha, participando, que não havendo n'aquella secretaria os dados necessarios pára satisfazer aos requerimentos do sr. Jeremias Mascarenhas, ácerca das quantias que a titulo de ajuda de custo foram abonadas em Goa aos srs. deputados alli eleitos na ultima eleição; bem como sobre a importancia do quinto que tem percebido os dois empregados da contadoria geral da junta de fazenda do estado da India; foram pedidos e serão mandados estes esclarecimentos, logo que cheguem. Para a secretaria.

2.° —Do mesmo ministerio, devolvendo, com as informações que lhe foram pedidas, o requerimento em que Antonio de Araujo Guedes, capitão do extincto batalhão de marcantes do Douro, e segundo tenente graduado da armada, pede a sua reforma em um d'aquelles postos.

A commissão de marinha.

Representações.

1. a—Da camara municipal de Odemira, pedindo a concessão de um pequeno predio de casas térreas, situado na rua de S. Sebastião d'aquella villa, para ahi estabelecer a escola do ensino primario.

A commissão de fazenda.

2. a—Da camara municipal de Tondella, queixando-se do governo ter reduzido as verbas votadas para as estradas das duas beiras.

O sr. Mello Soares: — Sr. presidente, pedi hontem a palavra quando o illustre deputado e meu amigo, o sr. Antonio da Cunha, mandou para a mesa essa representação, e não podia ficar silencioso quando foi apresentado no parlamento um sentimento patriotico que exprime uma necessidade da provincia que tenho a honra de representar.

É sabido que o anno passado foram votados para as estradas da Beira 70:000$000 réis, e nem metade d'esta somma foi applicada n'essas estradas! (Uma voz: — Ouçam, ouçam.) Encetaram-se alguns trabalhos nas estradas de Celorico a Vizeu, de Mangoalde á Foz Dão, e de Vizeu á Mealhada, porém esses trabalhos ficaram em começo, e o resultado para a viação é nenhum, e para o interesse publico foi perdido, porque as estradas, depois dos trabalhos que se fizeram, além de se consumir dinheiro, ficaram em peior estado do que estavam. Ha uma necessidade absoluta de se fazer a estrada que dirige de Vizeu ao Porto, porque essa estrada está completamente intransitavel, é um carril de cabras, não se póde transitar por ella, não digo com commodidade, mas sem perigo; por consequencia, é necessario que os dinheiros applicados para esta e outras estradas não sejam divergidos. Eu não tenho intenção de fazer censura ao illustre ministro das obras publicas, mas faltaria a um dever sagrado, se deixasse de promover os interesses da provincia que represento, n'um ponto tão importante. Não sei a somma que este anno se votará para as estradas d'esta provincia; espero que a commissão de obras publicas ha de apresentar o seu parecer a este respeito, e á vista d'elle eu farei as observações que julgar convenientes. Por em quanto limito-me a pedir á camara, que tenha em consideração este