O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1462 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

samedes que se fizeram os trabalhos de gabinete. O illustre deputado fez o elogio d'esses estudos. É portanto s. exa. da escola d'aquelles que dizem que o que se gasta em estudos se economisa em exploração?

Em resposta direi tambem a s. exa. que, quando o que se gasta em estudos, se aproveita, como se aproveitaram os estudos do caminho de ferro do Arobaca, melhor era que se fizesse menos em estudos e se aproveitasse mais em palmos de caminho de ferro construido, em vez de kilometros de papel desenhado. (Apoiados.)

A conclusão total da linha deverá verificar-se quatro annos depois de inaugurados os trabalhos; e a inauguração dos trabalhos é que ha de ser quatro mezes depois de approvado o projecto definitivo. (Apoiados.) Os projectos hão do ser presentes ao governo até seis mezes depois da data do contrato.

Por consequencia já s. exa. vê que ou a minha redacção não foi completamente boa, ou então s. exa. não estava com muito boa vontade ao relator. (Riso.)

(Interrupção.)

Diz o projecto:

«Os projectos definitivos desta secção, deverão ser presentes ao governo até seis mezes depois da data do contrato definitivo.»

S. exa., que é muitissimo mais competente do que eu em assumptos de caminhos de ferro, esqueceu-se, na severidade da sua critica, de attender á circumstancia de que não se exige a apresentação de estudos completos em uma região onde é absolutamente indifferente passar por um ou por outro ponto, desde o momento em que se vae construir uma linha ferrea atravez do terrenos onde não ha regiões intermedias importantes a servir, o onde não ha nem uma só expropriação a fazer.

Como v. exa. muito bem sabe em regra uma das rasões por que se pretendo a apresentação de estudos completos é para tornear difficuldades de construcção, que nas primeiras quatro secções se não dão.

Póde haver uma variante de 1 kilometro de um para outro lado, será que isso altere o orçamento de uma fórma notavel.

O caminho de ferro está projectado até á base da Chella, de maneira que não offerece a menor difficuldade, segundo tenho ouvido a muitos engenheiros. E tanto o traçado é bem feito, que s. exa. nos disse, o que aliás não era preciso, que a junta consultiva de obras publicas o tinha approvado.

(Interrupção).

S. exa. aqui o declarou, e a consulta que eu tive occasião de ler, dizia que, até á base da Chella, não havia a menor duvida. Com respeito á segunda parte as duvidas eram apenas sobre as reversões. A unica novidade para mim, sobre o assumpto foi hoje dada por s. exa., dizendo que, se ajunta consultiva tinha approvado o traçado, fôra em attenção á respeitabilidade do seu signatario.

Esta declaração tem simplesmente um defeito, prova de mais.

S. exa. não estava habilitado decerto a fazer uma declaração d'estas, e se o estivesse, ajunta consultiva diria simplesmente, que para salvar um camarada tinha illudido o governo, e illudindo o governo tinha consequentemente illudido o seu paiz.

Aqui vejo eu a necessidade de não defender só o projecto, tenho de defender tambem a junta consultiva. (Apoiados.) E n'este meu prurido de advocacia, parece-me que tenho tambem de considerar s. exa. no numero dos meus clientes, como auctor, ou pelo menos, como relator do parecer da junta, e se não é relator é signatario.

É impossivel responder a toda a serie de considerações feitas pelo illustre deputado, porque está proximo a dar a hora.

O sr. Presidente: - A hora está a dar. Se o illustre deputado quizer continuar o seu discurso póde fazel-o, se não quizer, fica com a palavra reservada para a sessão seguinte.

O Orador: - Se v. exa. me dá licença eu apenas tomarei a attenção da camara por mais cinco minutos.

O illustre deputado diz que comprehende um projecto de subsidio á navegação, mas que lhe custa a comprehender um projecto de subsidio para um caminho de ferro que sirva o planalto da Chella, Pois o caminho de ferro de Mossamedes é um complemento altamente necessario para a navegação que é naturalmente alimentada pelo producto da colonisação. (Apoiados.)

O illustre deputado dá ao colono licença de poder morrer de uma indigestão de trigo, mas não quer que elle tenha que calçar, que vestir, que fumar, e que possa comprar tudo de que precisa, alem do que come. Não será de certo por este processo que o illustre deputado quererá suavizar a posição dos colonos que tanto carpíu, como sendo mau remédio contra miserias, viver em Africa.

Tambem o illustre deputado fez varias referencias á largura da via, mas isto está definido no projecto que ajunta consultiva approvou. Sobre isto não me parece que haja a mais pequena duvida.

D'esta vez foi a commissão mais longe do que a junta consultiva, porque a commissão definiu o metro, como o maximo.

O projecto da commissão permitte que se vá tanto a baixo do metro, quanto for necessario para se construir o caminho nas melhores condições financeiras, combinadas com as melhores condições technicas.

Eu podia acompanhar o illustre deputado nas considerações que fez sobre o caminho de ferro de Mormugão, talvez que o podesse fazer porque tambem fui governador da India e percorri aquelle caminho antes de haver a locomotiva, percorri-o a cavallo, e sabe Deus com que sol e com que tormentos.

Mas isto não é a discussão do bill de indemnidade, nem a discussão da resposta ao discurso da corõa, nem a discussão do orçamento rectificado, para onde parece estaria mais de molde a estructura geral do discurso do illustre deputado.

Não é muito natural que s. exa. e a camara exijam do relator que tendo-se proposto defender um caminho do ferro e portanto uma hypothese definida, se tivesse habilitado com o estudo de toda a administração do paiz.

Isto seria muito excessivo para a minha intelligencia, e o contrario de todas as praxes de uma discussão pacata e serena e sem sabor politico. S. exa. poderia fazel-o com a auctoridade da sua palavra e com a respeitabilidade scientifica do seu nome; eu é que o não posso nem preciso fazer.

Como a hora está muito adiantada e eu terei occasião de fallar na especialidade, reservo-me para n'essa occasião responder ao sr. Espregueira na parte do seu discurso que alcançou um pouco a especialidade, nas duvidas que s. exa. tenha entre a partida de Benguella, e a testa da linha em Mossamedes, e em muitas outras considerações a que agora não respondo, pedindo desculpa á camara de lhe ter tomado este tempo, e agradecendo-lhe respeitosamente a amavel attenção que se dignou de dispensar-me.

Vozes: - Muito bem.

(O orador foi comprimentado.)

O sr. Presidente: - A ordem do dia é a continuação da que estava dada.

Está levantada a sessão.

Eram mais de seis horas e meia.

O redactor = Barbosa Colen.