O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( Í 86 )

n-iais .atrazadas, ate as trazer ao termo..igual de cinco ou seis mezes de divida, porque .só então e' q.ue terá, logar qualquer medida, que satisfaça as obrigações, que o Estado tem contrahido com esses empregados', sem uma injusta desigualdade para .com elles. Sr. Presidente, nas circumstancias financeiras em que nos achamos, toda á medida isolada e irreflectida trará sempre inconvenientes gravíssimos. E' muito fácil dizer — não se tem apresentado nada, nada se tem f'eito, e a legislatura está muita adiantada! — mas, Sr. Presidente, ale'm de ser da,natureza dos corpos deliberantes o serem sempre demoradas ás suas decisões; ale'm de ser dá natureza dos Governos terem muita difficuldade em achar; me.ios para occorrer ao ^serviço do Estado em circunstancias tão apuradas,/como as nossas, qui-zera eu, Sr. Presidente , que cada Deputado conhecesse, e conviesse em que um Ministro da Fazenda f no actual estado deste paiz , depois que se extinguiu o Tribunal do Thesouro, difucilmentç 0 •pôde,-, com doze horas de trabalho por dia^> satisfazer b expediente das partes. Eu declaro splemner -mente que , fora de três ou quatro dias santos, nos doze mezes da minha administração, que sé preencheram no dia 18 do corrente, ainda não deixei de trabalhar doze horas por dia, e assirri mesmo não desempenho as minhas obrigações, nem satisfaço,'

Voltando de novo ao déficit, que e ã grande questão, direi que, déscubertos os meios de occorrer á ,divida ingleza , o déficit dèsapparecerá ; porque o que existe, depois das economias que podemos e •devemos fazer, sem o que estamos perdidos, quasi i. /totalmente desaparecerá.

A respeito desta divida, sabe todo o mundo que eu ha muito tempo nomeei uma" Commissão, composta de homens que passam por ser notabilidades em finanças, para apresentar não só a historia das .nossas transacções em Inglaterra, por maneira tab •que acabassem neste paiz todas as duvidas sobre a "veracidade e resultados dáquellas operações, como •também os meios que julgasse mais convenientes para occorrer ao pagamento dos juros delles provenientes. Esta Commissão, cujos Membros não nomeio, porque ,são bem conhecidos de toda esta Camará , tem trabalhado incessantemente; não ha um só dia que eu entrando no Thesouro, não «veja -algum dos seus Membros trabalhando. A Gamara poderá .perguntar-me, porqug razão não tenho eu

activado esses . trabalhos ; mas, Sr. Presidente , aquelles homens os considero eu muito de btíin^ recornmendei-lhes-o negocio, com a maior seriedade, e não é crive! que faltem ao seu dever, que effectivamente tem preenchido; já ha muito se re-metteram para a imprensa as cópias de todos os contractos necessários para documentar ás contas, e a imprensa tem sido sollicita em as ir imprimindo, e ellas estão a-ponto de se concluírem. : • Tendo eu^ Sr. Presidente, encarregado como disse, deste objecto uma Commissão, nem por isso me esqueci de ouvir o parecer de .alguns homens entendidos , não só nó Paiz, mas mesmo em Inglaterra: tenho recebido as ideas d'alguns d'eíles, mas todos os planos que tenho visto assentam sobre uma base, de que ninguém edifica sem alicerces, quero dizer,'sem ter meios ; e pergunto eu, te-los-hcmos nós t, assento que os devemos ter; mas quando hâq dê elles appa-recer? quando não tomarmos medidas isoladas', e quando, na discussão do Orçamento fizer-mbs ás reformas necessárias; porque se diminuirmos odeficit a tal ponto, que equilibremos a receita com-a des-peza, então havemos por força ter meios. Não Ua duvida que os Inglezes são gente miiUo honrada, credores muito dignos, e alguns o são tanto, que não percebendo juros têem tido a honra e brio de não venderem os fundos; fallo por exemplo do honrado Mr. Thornton^ que não conheço. E', preciso pagar-lhes pontualmente, não ha duvida; mas e' preciso também que as nossas circumstancias o per-mittam ; e os Inglezes são muito conhecedores do nosso estado para deixarem de conceder o quéce possível conceder a uma Nação nas nossas circumstancias, e por elles tão considerada e attendida.