O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

ríistros-•: logo qtiè èíles •àjapaT^eòrerrí, á questão continua. Sé tinira é 'À intenção da Gamara, d-iíg-a^ se.fi .incarne, n te. liste Projecto já está na'Ordem der Dia pela resolução da Musa; suspende-sê simples-• nieiíle a sua discussão'pela áuse-ocid do Ministério: logo quti «ylle appareçaj CMHtináii a ser objecto da disOissão., Sr. Pfe>id?iit-e, efi quero, uma Politicá eorunliadpra ; ruas qurro-a em grande escala, sem reátricçòes, -e o m. generosidade e sinceridade ; nãos quero, a Fatniiia PortugutíZá rewnida eri) volia do Thro-no Constitucional pót índio de signaes, toques é palavras-; mas por meio de Leis e da acção por1-lamentar. ' .

O Sr. .Presido n te •: —Torna a suscitar-se uma nova uiéa. Devo preve;nir a Cativara da'intenção, da Mesa. liste P.rojêcto está dado para à primeira parte da Ordem do Dia; portanto não pôde prejudicar a ordem estabelecida pata o* que estão dados regulsrrneate / Apoiados). Por consequência o Adiamento deve ser considerado assim; que se convide o Ministério, e sempre que esteja presente na primeira parto da: Ordem do Dia, se tracte desíe negocio, (./jpmados.) • ~ .

O Sr, ^wi/á :-^ Sr. Presidente, V. Es.* eólio» cou a questão debaixo do seu verdadeiro ponto de vista; mas permitia-me •+ que -l lie observe q-ie , se bem que este Projecto t

Q Sr. -Presidente:'— E uma Substituição,.ao Adia- ; mento. Entre ta n tu convém ponderar que já está estabelecida uma ordem de discussão dê Projectos jli adiados; o primeiro e' o dos Foros, e Pensões não pagos desde P Decreto de 13 de Acosto de 32, e depois o da organisação da Fazenda Militar. N«° •ôOé É este o motivo-porque quiz aproveitar e,sl;a primeira hora para se íreiii discutindo estes Projectos ; porque se >se esp(?rar pela discussão de iodos os Projectos dados para Oídem dp Dia, longa será .ainda a defnora. O que »>slá em discussão e o •pr'm»so,iro Adian»;nto. è' sobro t*l!é que cumpre fallar*

O Sr; Moiísinho tf Albuquerque : — Sn Presidente, pouco importa' que se tracle e>la matéria na primeira ou segunda Parle da Ordem do Dia ; a atiençâoie o interesse da Gamara .e de ter vindo pela. natufeza das matérias, e não peja parte da Ordem dp Dia em que sàp traeladas. No que,t?u insisto é ein".qu.a íi-|>re«eiilíido esse Projecto-,-'.se discuta quanto antes. 4511 espero que aGam;ara ha.de votar .neste negocio •corno s-e »chíi proposto ,-.ou ainda nvais amplan)en-ae .; .-f.Bjier.jo .q.ue o G q.verno se n,uo haáe-..4>j>.pQr.G-.d,e

maneira aígvimã. a esta èonçe^aó, e sobre Índio o Sr. Mifihlro da Guerra sé nàò opporá a elja. Não posso deixar- cje le(nbrar-me' dp 'uj.om.enlo e.ni •q-«ie. esse Decr-elo foi conlifcido entre todos os què-tinlia\nos as armas fia mão; da satisfação que então sentiínus todos, por ver chegado o tnomentp fem que se Imvi-a resiaurar a paz entre ps Pa-rtuguí-zé,s': fai o aiais Irello instante em todo p d.eçurso. da"susteniaçuQ dos Direitos da Senlioía D. Maria. II, m-iiiío preferivel a^é mesmo ãós das vistorias akanç.iidas etp favor da mesina Gausa. Tenh-o presente o despregar enihusiastico das Bandeiras de todos PS G-'»rpos em Bstremoz, quando se (érm.inpu por uma'-concessão generosa uma calamidade que linha atrozmente pesado sobie todo -o Paiz, Por jusla qiie seja iiiiia Gausa , é sempre immensa ca1-laaiidade o terem de vdr-se liiçtau.do irmãos contra irmãos. Sr. Presi.Jente $ a maior concepção de D*. Pedro j do nosso Legislador, .do nosso Libertado/ tem estado , e estará adiada ate que se tome uma medida que preencha o que foi outorgado eii) E.yo-rarM-oitte éni ípda a sua latitude». O qiie se concedeu cai Evora-Monle foi que aos ,Omeiaes amnistiados se concedei-se 'uma subsislencia proporcional á posiçào em que ficaram, sufficienle para existi-r;t;m ^ astlentas as circumstancias do Paiz. As. pai-xòe.s que eram inseparáveis dos tempos que segui--rã m- iminedialarnente áquelle estado de cousas, fize-rahi cpm q (u: esta medida sublime estivesse suspensa at.e' ao dia de hoje; porque,

Não e hoje, Sr. Presidente, hoje que essas paixões rancorosas se acham felizmente exlinctas, qua eu levanto pela primeira vez a voz nestePíirlarnen-to no sentido favorável da medida actual. Era época diversa, em e'poca bem próxima ainda ao tern-, pó da effervescencia , me ouviram as paredes desla m.esma .Casa j que desde o nio.inentõ em que a voz do Tiirono linha feito fentrar na bainha a riiinha espada, e as dos meus Camaradas* eu >ó tinha re-conliecido em todos os Portugueses Súbditos de D» Maria IL ' '.'.'". ' '.':

Segnirarn-se depois outras disscnspes, piitras origens de.odips ; mas p meu desejo é que todas e!Ias se extingam e desvaneçam.

Por .tanto, Sr. Prt-.sidente, peço que a Mes^a convide expressamente p M snisU-rio para assistir .a esta, sciie.mnt1 .discussão quanto antes, e que V. Ivx.-a logo qíue o iV^iríislerio osíeja presente, ponha o Projecto em discussão na priiíieira parti? da,O:dem do -Dia.