O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Camarn senão reunirá extraordinariamente; julgo portanto terminado o exercício das altas funcçôes de que, com tanta honra, e gloria para mim tenho sido por vós encarregado.

Nào me foram retiradas ate' hoje, nem a vossa confiança, nem a vossa cooperação no desempenho, aliás muito imperfeito, de meus deveres; não podem pois deixar de repetir-se rneus agradecimentos, filhos, como sempre, domais sincero reconhecimento; este, ainda que puro, não passa de ser de uiri indivíduo; em pouco deve elle ser considerado por vós, por vós que sois immensamente credores da g.ratidão de uma Nação inteira, de uma Nação como é a ,Portugueza, e também da veneração do rniindo civilisado.

Sim, Senhores Deputados, devemos sair deste augusto recinto com a satisfação que gera a intima convicção de havermos preenchido os deveres ads-trictos á nossa missão, ou fosse approvando, ou fosse rejeitando as medidas, cuja discussão se offereceu, depois de elucidado o Paiz corn a conveniência das doutrinas apresentadas, (longos apoiados)

Todos os membros desta Camará tem merecido bem da Pátria pelos seus nobres esforços, e pela sua tendência para o bem geral, (apoiados)

Muito adiantada deixamos a grande obra da or-ganisaçâo e prosperidade do Paiz : para isto foi necessário combater preconceitos, indispensável debel-lar abusos, e inevitável excitar susceptibilidades. (muitos apoiado») É nesta melindrosa e difficil si-

tuação que o grande jury nacional vai na urna pronunciar o seu venerando Veredictum.

Com a frente elevada, com animo forte, esperemos uma sentença—-ella será sem duvida favorável a nós, ou aos homens dos nossos princípios, do nosso porte ("apoiados}, mas se o não for.... se o não for, appellemos delia, e com heróica tranquil-lidade~de coração esperemos, e de certo obteremos que ella seja reformada; uma e'poca mais desaffron-tada, um juiz menos impressionado nos farão inteira justiça, o porvir, a posteridade (longos apoiados} !!

O Sr. Silva Cabral: -—A Mesa da Camará tem dirigido os trabalhos com tanta prudência e acerto, que não pôde deixar de merecer os elogios da as-semblea que tern a honra de ser dirigida por ella; por isso, peço e requeiro que se votem agradecimentos á Mesa pelo acerto com que tem dirigido os trabalhos, e que isto vá na acta.

O Sr. Presidente: — A Mesa não pôde fazer essa proposta (Fozes: — Pôde, pôde) Então lança-se na acta que por acclamação se votaram agradecimentos á Mesa. (apoiados)

Lendo-se logo a acta desta Sessão, que foi ap-provada, disse

O Sr. Presidente:—Está levantada a Sassão.—-Era uma hora e um quarto da tarde.

O 1.* REDACTOR,