O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 3

SESSÃO DE 5 DE JULHO DE 1858.

PRESIDENCIA DO Sr. M. A. VELLEZ CALDEIRA.

Secretarios os srs.

Miguel Osorio Cabral.

Guilhermino Augusto de Barros.

Chamada—presentes 56 srs. deputados.

Entraram durante a sessão—os srs. Affonso de Castro, Albino de Figueiredo, Vidal, Azevedo e Cunha, Seabra, Pinto de Albuquerque, Gromicho Couceiro, Antonio de Serpa, Xavier da Silva, Castro Guedes, Bernardo de Serpa, Cesario, Conde de Valle de Reis, Mousinho de Albuquerque, Alves Vicente, Castro e Lemos, Guilhermino Augusto, Pegado, Gomes de Castro, Cabral de Barros, Fonseca Coutinho, Moraes Carneiro, Simas, Ferreira de Mello, Pinto de Magalhães, Malta e Silva, Barbosa da Silva, Sousa Pinto Bastos, Ferreira Pinto Basto, Mendes Leal, Maximiano Osorio, Pinto Martins, Sebastião de Carvalho, e Vicente Ferrer.

Não compareceram—os srs. Braamcamp, Gouveia Osorio, Barros e Sá, Lousada, Sousa Sampaio, Dias e Sousa, Barão de Almeirim, Barão das Lages, B. F. da Costa, Carlos Bento, Faustino da Gama, Bivar, Barroso, Polido, Gaspar Pereira, Mártens Ferrão, Roboredo, Lobo d'Avi-la, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Browne, Paulo Romeiro, Placido de Abreu e Nogueira Soares.

Abertura—ao meio dia. Acta—approvada.

O sr. Secretario Miguel Osorio: — No Diario do Governo de hoje, no extracto da sessão, declara-se que o projecto de lei, que teve segunda leitura, do sr. Jeronymo José de Mello, restabelecendo a disposição dos estatutos da universidade relativamente á nomeação dos directores das faculdades, fôra remettido á commissão de administração publica; é equivoco, foi remettido á commissão de instrucção publica.

Declarações.

1. ª—Do sr. presidente, de que o sr. Antonio Emilio Brandão, pela consternação em que se acha, não tem podido vir apresentar-se na camara, mas que logo que possa o fará.

A camara ficou inteirada,

2. ª— Do sr. Thedim, de que não póde comparecer hontem por incommodo de saude.

A camara ficou inteirada.

3. ª—Do sr. visconde de Porto Covo da Bandeira, de que faltou á sessão de hontem por motivo justificado.

 camara ficou inteirada.

4. ª— Do sr. Ferrer, de que o sr. Reis e Vasconcellos-, por doente, não tem comparecido n'estes dois dias, e provavelmente não comparecerá a mais alguma sessão.

A camara ficou inteirada.

5. ª — Do sr. Barbosa da Silva, de que o sr. Placido de Abreu não compareceu á sessão de quinta feira, nem comparece á de hoje, por motivos justificados.

A camara ficou inteirada,

CORRESPONDENCIA.

Officios.

1. °—Do ministerio da fazenda, acompanhando um mappa pedido pelo sr. Mártens Ferrão, sobre o estado da fazenda publica, referido ao dia 31 de maio.

Para a secretaria.

2. º — Do ministerio da marinha e ultramar, acompanhando a copia da portaria expedida ao administrador da imprensa nacional em 19 de setembro de 1857, concernente á publicação no Diario do Governo dos trabalhos do observatorio meteorologico do Infante D. Luiz, satisfazendo assim a um requerimento do sr. Pegado.

Para a secretaria.

3. º—Do ministerio das obras publicas, participando, em resposta a um requerimento dos srs. Pinto de Almeida e Ferreira Lima, que já estão começados os estudos da parte da estrada da Guarda a Coimbra; e que se ordenou que se fizessem iguaes estudos e orçamento na estrada da Raiva até aos. Poços da Catraia.

Para a secretaria.

4. °—Uma representação da camara municipal de Lisboa, pedindo que sejam resolvidas as propostas que apresentou á camara dissolvida.

A commissão de administração publica, ouvida a de fazenda.

5. °—De alguns possuidores de apolices do emprestimo dos 1.010:000$000 réis, pedindo prorogação de praso para poderem inverter estes titulos.

Á commissão de fazenda.

EXPEDIENTE

a que se deu destino pela mesa.

Requerimentos.

1.°—Requeremos que se recommende ao governo a conveniencia de mandar proceder, quanto antes, aos estudos necessarios para a construcção de um ramal de estrada, que, partindo da villa de Santa Comba-Dão, ligue a estrada de Coimbra a Vizeu, que ali passa, com a da Foz-Dão a Mangualde, que corre a curia distancia daquelle ponto, não excedendo talvez a dois kilometros, servindo este ramal para estabelecer a communicação directa, de que o commercio

Vol. II — Julho— 1858.

3