O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 18 DE MAIO PE 1885 1631

neladas metricas do deslocamento tem um callado de mais de 6 metros.
Este transporte tinha por missão vigiar a costa do norte e barra do Porto e fiscalisar a apanha do mexoalho que se faz em terra nos recifes da costa que a maré descobre!
O commandante entendeu que, com um tal navio, toda a cautella, a respeito da proximidade da terra, era pouca, acontecendo chegar a perder-se a terra nas brumas, de que surgia o phantasma terrivel do naufragio do Duque do Porto ou do Saldanha, na praia da Torreira.
Ora, quando assim se perdia a terra de vista, o que succederia com o microbio! (Riso.)
Os vapores mercantes contratados, andaram com guardas marinhas sem tirocinio, fazendo de capitaes de bandeira; uns bons moços estes guardas marinhas, cheios, por certo, da melhor vontade, mas ainda sem as noções precisas do serviço de navegação de bordo, e o que e mais, do regimen policial de crusador.
Emfim, a ameaça do cholera deu pretexto para variadas contas, e devemos dar-nos por felizes, de que das devastações do microbio fosse apenas victima a fazenda publica. (Riso.)
No capitulo 2.°, artigo 4.°, apparece uma verba de réis 60:000$000 para a compra de artilheria para os navios da armada. Já o anno passado figurava tambem no orçamento rectificado uma verba de 62:000$000 réis com a mesma applicação.
Não peço agora as contas relativa a esta artilheria; mais tarde as pedirei.
Não vejo comprehendida aqui a verba de 19:000$000 réis, dispendida com a compra de 1:000 carabinas, Henry Martini, que foram adquiridas não sei se ouvido o parecer de alguma commissão technica, que eu pedi, se o houvesse, me fosse enviado, e que não tendo recebido com as mesmas contas, concluo que não existe, e se fez por conselho de um ou outro official, porventura instruido e de merecimento, mas que me parece não ter auctoridade bastante, para com ella o sr. ministro da marinha se abalançar a mandar fazer uma compra desta ordem, tanto mais, quanto estava pendente de resolução do ministerio da guerra a acquisição de armamento para o exercito; e de toda a conveniencia, para um paiz como o nosso, que o armamento do exercito e da armada seja, quanto possivel, igual...
De modo que o orçamento rectificado consigna a verba de 60:000$000 réis para artilheria, mas nada diz com respeito aos 19:000^000 réis para armamento, de que tenho o documento official.
E este documento e curioso, como passo a analysar.
Na conta das despezas feitas com a acquisição de uma corveta e duas canhoneiras, encontra-se: armamento réis 4:623$999, sommados com a despeza total feita com a acquisi9ao dos novos navios 5 e, seguidamente, «vide nota da compra do armamento».
Na nota dos 1:000 armamentos adquiridos, em que se menciona a distribuição pelos novos navios, não apparecem abatidos da despeza total de 19:183$388 réis aquelles réis 4:000$000.
De maneira que ha manifestamente descriptos 4:000$000 réis duas vezes.
Em todo o caso, o que e certo e que temos 60:000$000 réis para artilheria, e, naturalmente, o sr. ministro vae dizer-me que, nestes 60:000$000 réis, se comprehendem os taes 19:000$000 réis para armas que se comprarara a capricho, não sei de quem, e sem parecer do qualquer commissão de marinha, que eu conheça; mas, em summa, não fazendo mais reflexões, para não alongar esta exposição, porque são sempre fastidiosas exposições desta ordem, passo já d'este thema para um ponto final d'esta especie.
Esse ponto final são as obras no transporte Africa.
O transporte Africa soffreu avaria quando vinha da China, e carecia de reparações nas caldeiras e na machina, alem de limpeza do fundo.
Uma casa de Lisboa requereu, e o seu requerimento foi publicado nas folhas periodicas, constando-me que esse requerimento foi ás estações competentes, para que fossem postas em arrematação no paiz as repara9oes que o transporte carecia.
Parece-me que requereu com justiça, porque tinha acabado de construir para o estado as caldeiras da Bartholomeu Dias, mais baratas do que se tivessem sido feitas no estrangeiro, e tão bem acabadas como as que d'ali vem.
As caldeiras para a Bartholomeu Dias foram postas era arrematação em Lisboa, e a essa arrematação concorreram fabricantes muito acreditados e estabelecidos fora do paiz; o resultado do concurso foi o seguinte:

[Ver Tabela na Imagem].

Humphrys pedia ....
Penn ....
Mandslay ....
Denny Brothers ....
Castay (estabelecido em Lisboa)....

D'esta fórma o trabalho nacional concorreu por menor preço e construiu por essa quantia, sem que o governo tivesse de fazer despezas de fiscalisação extraordinaria, (Apoiados.) porque o proprio pessoal do arsenal fiscalisava a obra, ao mesmo tempo que tratava dos outros serviço a seu cargo.
De maneira que as caldeiras da Bartholomeu Dias custaram 21:350$000 réis ao estado, custo que e mais barato 9:000$000 réis do que o pedido pela casa que exigia o preço mais elevado, differença que vae diminuindo successivamente em relação as outras casas.
O preço mais barato foi o exigido pela casa estabecida em Portugal, e o governo não só fez uma economia importante na obra, mas teve ainda a seu favor os direitos que foram pagos na alfandega pelo material que teve de vir de fora para este fim, alem de dispensar as despezas de fiscalisação. (Apoiados.)
Parece-me que, em vista de um exemplo desta ordem, o governo, ouvindo as esta9oes competentes, podia abalançar se a mandar fazer no paiz as reparações do Africa.
Deste modo não só ficava no paiz o valor da mão de obra, (Apoiados.) mas ia-se habituando o pessoal da nossa industria a obras desta natureza, e evitavam-se as despezas extraordinarias e illegaes da fiscalisação. (Apoiados.)
Póde o illustre ministro dizer, que precisava que o transporte fosse a Inglaterra, levar o pessoal para os novos navios.
E verdade. Mas voltava para ca, e fazia as obras aqui, assim como voltou depois de fazer as obras naquelle paiz.
De maneira que a despeza de volta não tem que tomar-se em linha de conta, tanto num caso como noutro.
Agora analysemos esta obra rapidamente.
Em primeiro logar não se abriu praça; fez-se um contrato com a casa constructora Thames Iron Works com meia duzia de artigos, em que se estipula, que a obra se fará por 6:000 libras approximadamente, ou 31:000$000 réis, e com este approximadamente gastaram-se.36:061$704 réis, comprehendendo de gratificações extraordinarias réis 1:461$383.
Aqui esta quanto custam os contractos feitos com o aproximadamente, como o contracto diz textualmente «approximately estimated at about 6:000 Ls.»
Analysemos tambem um pouco as despezas: concerto de avaria do lado de estibordo; mão de obra 403 libras, material 70 libras.
Concerto do casco e machina; mão de obra 3:868 libras, material 1:367 libras.
Finalmente, pinturas; mão de obra, 433 libras, material, 200 libras, e note se que a primeira camara, que e a mais importante, não e pintada mas envernizada, e que os camarotes não foram pintados.
Veja, por este resume, a camara quanto perdeu em salarios o trabalho nacional!