O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 210 )

leração da Lei Administrativa } a qutxl esta fconcluida, e eu espero que na Quaila íeira se ulu-me. Agora se em ioda a seira na não ha de ha\tr uai dia para se traclarem ot negócios e dimtos» de parles; direito

O Sr. Xawer da Silva: — Quando disse que era uma illwsào o trabalho destes dias de quarta^ e sab-\>ados , fiz conhecei a b razoes em que me fundava, e não me referi , ne.» aos M caibros da Com missão de Fazenda, nem aos de outra» que trabalham , ruas, Sr. Presidente, quero dar mais tempo as cousas, e jpeço a V. Ex.° que consulte a Camará, se me concede que eu retire o meu requerimento: eaccrescento que não tardara muito que este, assim como os ou-iroa requerimento» que lenho feiio Gquemjusuficados, e sentirei que se repitam os factos a que altudi, por que apesar delies serem em abono do meu requerimento, eu quererei antes conhecer que me enganei.

O Sr. Den amado . — Eu pedi a palavra unicamente para lembrar á illustre Commiasâo d'Admi-niatração Publica, vque ee occupas&e com prefeiencia a qualquer outro objecto, do assumpto das contribuições municipaes, por que sem esta Lei não pode haver administração municipal, e como esta dependente de parecer de illustre Couimibsãa, espero que iiaja, de dar quanto antes o seu Parecer sobre este objecto , por que sem isso, repilo, não ha administração mumcipa!, e por consequência Administração publica. >

O Sr. Piestdenle. — Eu vou consultar a Camará .se consente que o Sr. Deputado retire o seu requerimento.

A Camará annuitt.

O Si. Sousa Azevedo . — Eu tenho promplo o Pa-íecer tobre a Lei das contribuições mumcipaes, a que se referiu o nobre Deputado, porem como tenha havido alguma discordância entre os Membros da Comiuissao, e preciso piimeiro reunir-nos, e espero

O Sr. Simas. — Eu í,ào sei se V. Ex/ |a consultou a Cansara sobre o u queruuento que PU tiz na Sessão Cassada, (Uma toz — Não houve votação). Bem, eiuão pcrrBilta-me a Camará que eu diga duas palavras. Sr. Presidente, na hessão passada eu pedi a Camará, não só pariicaí»,M'i«-nte em meu nome, jíias etu nome da Coniniji-jào tipetial de F .v e n da , que SL alternasse a Ordtuj do Dn 'jermaneulc dos íorue» com ou^ro-, objecto», paia que a Comunhão í a/tildei possa receber as liues do Sr.

u <ÍC- p='p' a='a' quaes='quaes' leli.a='leli.a' irvedo='irvedo' cn='cn' do='do' sau-d='sau-d' í='í' sr.='sr.'>

t( |j.u[íadoti nesla discu»»*!^. Ora PU quando ilí e»le lequert-possível

achata

inento , ÍQJ c

«ste Projecto 5

i)e»n i^ a» pela idea o f«tirar d.i

tem

altribuindo,

eu conbeco qu^i.u

tornando-se por isso um objecto vastis^iffo, e qual* quer demora pode causar transtornos, e gravíssimos prejuízos, e por que nos não podemos dar o Parecer com a brevidade que desejamos, sem ler occasiâo d« examinar Iodas as Propostas dt; que bp compõe a grande reforma que nos foi apresentada, e abso-Juiamente impossível (torno a dizer como já disse na Sessão passada) que os Membros desta Coinmissão estejam occupados diariamente na discussão dos io-raes; por tanto peço a V. Ex.a que cônsul lê a Carcará sobre este treu requerimento feito em nome da Comrnissâo.

O Sr. Seabra. — (O Si. Deputado ainda não restituiu o seit dtsi.uisó).

O br. Sousa Azevedo; — Sr. Presidente, eu respondo ao riobie Deputado, que pode estai descan-çado, porque tem tempo para discutir duas ou três Lei» de Foracb , antes que venha o Parecer, porque a Commissao de Fa/enda tem de examinar'lodo o iystema íinanceiro > e todos os Projectos que se Ilip apresentaram desde a letia A ala X, e por lauto por e&to parle pôde tsiar certo que lera tempo suffi-ciente para se discutn a Lei dosForaes. Agora pelo que pertence a dispensa, que pede do Sr. Bi»po da Lema, declaro que o br. Deputado pede es&a dib-pensa, poique não peitence a Commiasão ; pó que alhfb havia de concordar no contiano do que pio-põe , S. E\.d possue muitos conhecimentos tanto e,a matérias de Fazenda, como em Administração Publica , c pot isòo a Comunhão não pode prescindi! da pie»ença de S. Ex.a; e o Sr. Deputado pel > Poito deve obseivar que a Côa missão leni a entender de importante» medidas sobie Iodos os ramos da Fa»enda Publica. Ora quanto aos Foiats, eu dis*e no principio da discussão, que ostyle.nbios da Com-missão combinaram em que fosse S. E\.a, o Sr. Bupo de Leiria quem tomasse parte cm toda e^ta discussão, assim *>e teu) veiideado, e o tiosso íun-daoienlo paia isto foi, alem dos graidc» conhecimentos de S fix.a sobre Foraes, a con\«nuncm de ser a discus-ào n>ais pacifica pela mancicbo do caracter de S. JE*«a, e na discussão eu ach tdo a pró-vá do nosso acerlo nesta delegação; por tanto eu não raço aqoi falia, poiem fez muita o br. Bispo na Cornaiibado especial, e peço que se ap, io\e o requerimento do meu Collega o Sr. Sunas (Apoiado).

O Sr, Reabra.:—(O St Deputado ainda não restituiu o seu discurso).