O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 14 DE MAIO DE 1888 577

Sr. presidente, parece-me que o parlamento portuguez, estando aberto, não póde deixar de maneira nenhuma de agradecer e mostrar-lhe o seu reconhecimento pelos favores recebidos por Sua Magestade El-Rei de Portugal n'aquelle paiz. (Apoiados.)

Uma vez que Sua Magestade o Rei da Suecia está em Lisboa, eu, como manifestação de regosijo, proponho ao parlamento que se suspenda a sessão, e que por motivo e reconhecimento o parlamento nomeie uma commissão especial para ir ao paço em nome do paiz, que o parlamento representa, comprimentar e apresentar os seus respeitos a Sua Magestade o Rei da Suecia. (Muitos apoiados.)

Ora, sr. presidente, quando nós n'este parlamento, quasi sempre por motivos funebres, temos prestado homenagem a soberanos das grandes nações, parece-me que hoje que está entre nós ,o soberano de uma nação tão grande como a nossa, e que nos é tão sympathica por todos os motivos, não é muito que a prestemos agora ao Rei da Suecia, e a minha proposta não é mais do que um voto do muita sympathia que lhe tributamos.

Proponho por isso a v. exa e á camara que se suspenda a sessão por este motivo, se lance na acta um voto de congratulação pela visita do soberano que está entre nós, e que se nomeie uma commissão para ir ao paço comprimental-o.

Mando para a mesa a minha proposta.

(Muitos apoiados.)

A proposta é seguinte:

"Proponho que se levante a sessão em signal de congratulação pela visita de Sua Magestade o Rei da Suecia, e que se nomeie uma deputação para o comprimentar. = Serpa Pinto."

Foi admittida.

O sr. Ministro da Marinha (Henrique de Macedo):
Sr. presidente, eu não tenho que me ingerir nas decisões d'esta camara, sobretudo em assumpto d'esta natureza.

Mas pedi a palavra para dizer que por parte do governo, me associo cordialmente ás propostas do sr. Serpa Pinto pelas rasões com que as fundamentou.

O sr. Carlos Lobo d'Avila. - Duas palavras muito simples, comquanto eu julgue inutil fallar sobre o assumpto.

Toda a camara comprehende que nos associamos sinceramente á proposta do sr. Serpa Pinto. E ninguem mais competente do que s. exa para fazer esta proposta, visto que Sua Magestade o Rei da Suecia, que nos honra com a sua visita n'este momento, tem, como um dos seus titulos de gloria, o ter protegido uma expedição das mais notaveis e modernas; e portanto ninguem melhor do que o sr. Serpa Pinto podia prestar uma homenagem d'esta natureza.

O povo portuguez foi sempre um povo hospitaleiro. Nós, que representamos aqui a nação, nenhum motivo havia para que nos não associassemos todos a uma proposta que é sympathica em si e sympathica pelo seu auctor. (Apoiados.)

O sr. Presidente: - Em vista da manifestação da camara, considera-se approvada a proposta.
A deputação que ha-de ir ao paço comprimentar Sua Magestade, o Rei da Suecia será composta, alem da mesa, dos srs.: Serpa Pinto, Julio de Abreu e Sousa, Manuel d'Assumpção, Carlos Lobo d'Avila, Eduardo José Coelho, Lopo Vaz, Pereira dos Santos, Visconde da Torre e Eduardo de Abreu.

A hora a que a deputação ha de ser recebida, ser-nos-ha communicada pelo governo.

A ordem do dia para amanhã é a mesma que vinha para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Redactor = Rodrigues Cordeiro,