O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1778

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

1.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 3 DE AGOSTO DE 1865

Sendo meio dia occupou a cadeira da presidencia o sr. visconde dos Olivaes, por ser o decano da junta preparatoria, e os logares de secretarios os srs. Lourenço Antonio de Carvalho e José Faria de Pinho Vasconcellos Soares de Albergaria, por serem os mais novos.

Feita a chamada verificou-se estarem presentes 107 srs. deputados eleitos.

O sr. Presidente: — Convido os srs. deputados eleitos a mandarem para a mesa os seus diplomas.

EXPEDIENTE

1.º Um officio do ministerio do reino, dando conhecimento do decreto de 31 de julho, que determina quaes as demonstrações de regosijo e mais actos publicos que hão de ter logar pelo feliz successo de Sua Magestade a Rainha. — A junta ficou inteirada.

2.° Do mesmo ministerio, acompanhando cento e cincoenta processos relativos á eleição geral de deputados que ultimamente teve logar. — Ás respectivas commissões de verificação de poderes.

3.° Do mesmo ministerio, acompanhando mais seis processos relativos ás mesmas eleições. — Ás mesmas commissões.

4.° Do mesmo ministerio, acompanhando dois protestos contra a validade da eleição de deputados nos circulos n.ºs 107 e 109. — Ás mesmas commissões.

5.° Do mesmo ministerio, acompanhando a publica fórma de uma escriptura de protesto contra a validade da eleição do deputado por Alijó. — Ás mesmas commissões.

O sr. Placido de Abreu: — Mando para a mesa o diploma do sr. José Barbosa e Silva, e ao mesmo tempo tenho a declarar, por parte d'este sr. deputado eleito, que s. ex.ª não póde comparecer ás sessões da junta preparatoria, por agora, em consequencia do seu estado de saude.

O sr. Frederico de Mello: — O sr. Marianno Joaquim de Sousa Feio encarregou-me de declarar a junta preparatoria da camara dos senhores deputados, que pelo seu estado de saude não póde comparecer ás suas sessões, e que comparecerá logo que lhe seja possivel; e mando para a mesa a certidão de facultativo que justifica a sua ausencia.

O sr. Presidente: — Em virtude da carta constitucional a camara dos deputados presidida pelo seu decano, vae pro ceder á verificação dos poderes de seus membros.

Vae proceder-se á eleição da primeira e segunda commissão de verificação de poderes; convido os srs. deputados eleitos a formarem as suas listas.

O sr. Pereira Dias: — Creio que se leu na mesa um officio do sr. ministro do reino, dando parte á junta preparatorio do auspicioso nascimento de um augusto Infante, e parece-me que esta junta deve mencionar esta participação na acta, dizendo-se ao mesmo tempo que foi recebida com summo gosto e satisfação uma noticia tão auspiciosa (apoiados).

Peço portanto a v. ex.ª que consulte a junta a este respeito.

O sr. Presidente: — A junta ouviu a proposta do sr. Pereira Dias, e creio que ella será unanime em votar que se faça esta declaração na acta (muitos apoiados).

Resolveu-se afirmativamente.

O sr. Ministro do Reino (Silva Sanches): — Vindo hoje no Diario de Lisboa um boletim ácerca do estado da saude de Sua Magestade El-Rei, julgo que será de muita satisfação para a junta que eu lhe diga — que tendo estado no paço ás onze horas do dia de hoje, e tendo fallado com os facultativos, elles me disseram que o estado de Sua Magestade é muito melhor do que quando se expediu aquelle boletim; que tinha passado a noite muito melhor, e que muito melhor estava.

O sr. Annibal: — Proponho que se declare na acta que a junta ouviu esta declaração com agrado e satisfação (muitos apoiados).

Foi unanimemente approvada.

Corrido o escrutinio para a primeira commissão, verificou-se terem entrado na urna 135 listas, e saíram eleitos os srs.:

Antonio Egypcio Quaresma Lopes de Vasconcellos, com... 127 votos

Levy Maria Jordão........................... 72 »

Antonio Cabral de Sá Nogueira............... 70 »

João Antonio dos Santos Silva............... 68 »

Faltando um membro, por não ter obtido maioria absoluta mais algum sr. deputado.

Corrido o escrutinio para a eleição da segunda commissão, verificou-se terem entrado na urna 137 listas, e saíram eleitos os srs.:

Ricardo Augusto Pereira Guimarães, com...... 71 votos

José Dias Ferreira.......................... 71 »

Francisco Maria de Sousa Brandão............ 70 »

Fernando Augusto de Andrade Pimentel e Mello 70 »

Antonio do Rego Faria Barbosa............... 70 »

O sr. Presidente: — Vae proceder-se á eleição de um membro que falta na primeira commissão.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 132 listas, e saíu eleito o sr.:

José Tiberio de Roboredo, com.............. 66 votos

O sr. Presidente: — A ordem do dia para ámanhã é a eleição da terceira commissão.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e tres quartos da tarde.