O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 13 DE MAIO DE 1882

Presidencia do exmo. sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - Os srs.

Francisco Angusto Florid0o da Moura e Vasconcellos
Augusto Cesar Ferreira de Mesquita

SUMMARIO

Ápresentação do requerimentos e declarações. - Continuou o incidente sobre irregularidades praticadas nas juntas geraes dos districtos de Vizeu e Aveiro. -Na ordem do dia prosegue a discussão do capitulo 4.º do orçamento do ministerio da marinha, votando-se o mesmo capitulo depois do algumas observações dos srs. Figueiredo de Faria Castilho, ministro da marinha e Mariano de Carvalho. - Os capitulos 5.°, 6.°, 7.° o 8.º foram approvados.

Abertura - Ás duas horas da tarde.

Chamada - 52 srs. deputados.

Presentes á abertura da sessão os srs.: - Sousa Cavalheiro, Lopes Vieira, Agostinho Lúcio, Alberto Pimentel, Sarrea Prado, Gonçalves Crespo, Pereira Corte Real, Ignacio da Fonseca, Mello Ganhado, Ferreira de Mesquita, Fuschini, Pereira Leite, Fonseca Coutinho, Trajano de Oliveira, Augusto do Castilho, Zeferino Rodrigues, Castro e Solla, Barão de Ramalho, Sanches de Castro, Condo do Sobral, Emygdio Navarro, Pinto Basto, Eugenio de Azevedo, Firmino Lopes, Vieira das Neves, Mouta e Vasconcellòs, Coelho e Campos, Gomes Barbosa, Hermenegildo da Palma, Jayme da Costa Pinto, Jeronymo Osorio, Franco Frazão, J. A. Pinto, Brandão e Albuquerque, J. A. Gonçalves, J. A. Neves, J. J. Alves, Avellar Machado, José Bernardino, Elias Garcia, José Frederico, Figueiredo do Faria, J. M. Borges, Luiz de Lencastre, Bivar, Luiz da camara (D.), M. J. Vieira, Aralla e Costa, Miguel Candido, Pedro Correia, Dantas Baracho, Visconde de Balsemão o Visconde da Ribeira Brava.

Entraram durante a sessão os srs.: - Abilio Lobo, Sousa o Silva, A. J. d'Avila, Cunha Bellem, Antonio Maria do Carvalho, Pereira Carrilho, Seguier, Potsch, Conde da Foz, Borja, Cypriano Jardim, Gomes Teixeira, Francisco Patricio, Wanzeller, Guilherme do Abreu, IIlydio do Vallo, Rodrigues da Costa, Scarnichia, Ferrão Castello Branco, Sousa Machado, Amorim Novaes, Borges de Faria, Dias Ferreira, Pereira dos Santos, Figueiredo Mascarenhas, Rosa Araújo, José Luciano, Ferreira Freire, J. M. dos Santos, Sousa Monteiro, Vaz Monteiro, Luciano Cordeiro, Gonçalves de Freitas, Manuel d'Assumpção, Rocha Peixoto, Correia de Oliveira, M. P. Guedes, Pinheiro Chagas, Guedes Bacellar, Mariano de Carvalho, Guimarães Camões, Miguel Dantas, Miguel Tudella, Pedro Franco, Pedro Martins, Barbosa Centeno, Tito de Carvalho, Visconde de Porto Formoso e Visconde de Reguengos.

Não compareceram á sessão os srs.: - Adolpho Pimentel, Agostinho Fevereiro, Moraes Carvalho, Azevedo Castello Branco, A. J. Teixeira, Santos Viegas, Pinto de Magalhães, Saraiva de Carvalho, Caetano de Carvalho, Brito Corte Real, Condo de Thomar, Diogo do Macedo, Estevão de Oliveira Junior, Filippo de Carvalho, Correia Arouca, Silveira da Motta, Freitas o Oliveira, Ferreira Braga, Ribeiro dos Santos, Ponces de Carvalho, Teixeira de Queiroz, José de Saldanha (D.), Pereira do Mello, Pinto Leite, Lopo Vaz, Malheiro, Luiz Palmeirim, Silva e Matta, Vicente da Graça, Marçal Pacheco, Pedro Roberto e Visconde de Alentem.

Acta - Approvada.

EXPEDIENTE

Officios

1.º Do ministerio das obras publicas, participando que n'aquelle ministerio não deu entrada officio algum do sr. Josó Pinheiro, nem do instituto geral de agricultura ácerca da existencia da phylloxera na Azambuja.

A secretaria.

2.° Do ministerio das obras publicas, remettendo duas representações das camaras municipaes de Mirandella, uma da camara de Vimioso e outra da de Macedo de Cavalleiros, pedindo a construccão de um caminho de ferro de Foz Tua a Mirandella.

Á secretaria.

Representações

1.° Das companhias de fiação e tecidos lisbonense e da real fabrica de fiação de Thomar, pedindo a approvação do projecto de lei apresentado polo sr. J. A. Gonçalves, que altera os direitos para os tecidos de algodão.

Apresentadas pelos srs. deputados Rosa Araujo e Hlydio do Valle e enviadas á commissão de fazenda.

2.° Das camaras municipaes dos concelhos de Leiria e Alijo, pedindo a approvação da proposta de lei n.° 126-D, que estabelece o imposto de 360 réis sobre cada decalitro de aguardente de cereaes.

Apresentadas pelos srs. deputados Lopes Vieira e Manuel d'Assumpção e enviadas á commissão dê fazenda.

3.° Da camara municipal de Castello de Vide, pedindo um prédio pertencente ao estado, a fim de n'elle estabelecer as aulas de instrucção primaria e a estação tolegrapho-postal.

Apresentada pelo sr. deputado Fonseca Coutinho e enviada á commissão de fazenda, ouvida a de administração publica.

O sr. Presidente: - Chamo a attenção da camara. Hontem, a requerimento do sr. Carrilho, foi prorogada a sessão até terminar o incidente quê estava em discussão.

Quando eram sete horas da tarde alguns srs. deputados, que estavam na saiu, mostraram desejos de que o incidente ficasse adiado para continuar hoje, antes da ordem do dia.

Como, porém, a sessão estava prorogada por uma resolução da camara, eu não podia revogar essa resolução: era preciso haver uma votação, e, em consequencia disso,
o sr. Mariano do Carvalho requereu que se verificasse se havia numero na sala.
Fez-se a chamada, e estando presentes trinta e cinco srs. deputados, deliberou a mesa, a requerimento do mesmo sr. deputado, que fossem publicados no Diario das sessões os nomes dos senhores que estavam presentes.

O sr. Mariano do Carvalho tambem requereu que se cumprisse o regimento, fazendo-se a chamada á hora que elle determina, e se às duas horas não houvesse numero que não houvesse sessão.

Por consequencia, como eu não podia prevenir desta resolução senão os ura. deputados que estavam na sala, não quiz fazer surpreza e estava resolvido a esperar hoje até lis duas horas e meia, o mais tardar, que é a hora a que nos últimos dias se tem aberto a sessão.

Peço, portanto, aos srs. deputados que, daqui em diante, compareçam A hora marcada; e ficam prevenidos de que, de segunda feira em diante, a ultima chamada se fará impreterivelmente às duas horas.

Vae continuar o incidente que estava hontem em discussão e, por consequência, vou dar a palavra aos srs. deputados que estavam inscriptos para tomarem parte n'elle.

Os srs. deputados que tiverem quaesquer papeis para mandar para a mesa, podem fazel-o.

Sessão de 13 de maio de 1882 87