O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

576

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

cias e nos nossos direitos. Cheguei á praça da Villa de Vouzella, encontrei meu cunhado, e perguntei-lhe simplesmente em que estado se achava a eleição. Elle respondeu-me de uma certa fórma, como de quem estava afflicto, mas sem dizer nada em termos de eu poder claramente apreciar o que se tinha passado. Então disse o sr. Malafaia — vamos ver. Eu fui, entrei, e atravessei uma grande multidão até á mesa da assembléa. Ía adiante o sr. Malafaia, e eu ía logo depois, e atrás de mim ía meu cunhado.

Senti então um grande alvoroço na assembléa, e em seguida meu cunhado pegou-me por um braço e disse-me — vamos para fóra, quero dizer-te uma cousa urgente. Pareceu-me que havia perigo, mas a fallar a verdade não lhe dei grande importancia; entretanto a instancias de meu cunhado saí.

É preciso notar que, pelo que me consta, se eu atraves sei incolume a multidão até á mesa da assembléa, e incolume saí, foi porque havia duvida sobre a minha identidade.

Á saída da casa da assembléa ouvi chamar pelo meu nome, voltei instinctivamente a cabeça, e a esse acto seguiu se uma assuada e vozeria que rompeu e cresceu sobre as minhas costas até chegar á rua, sem que eu ainda então lhe desse grande importancia, pensando que não passaria d'aquillo; ahi porém os «morras» eram já distinctos, e tornaram-se a voz geral; julguei ainda que haveria sómente o intuito de me amedrontar; mas quando, ao chegar ao meio da praça, vi saír de umas vendas ou lojas umas mulheres cheias de furia, de punhos cerrados, a dirigir-me improperios, comprehendi qual era o espirito d'aquella gente, e que eu corria o risco de ser assassinado.

Apressei o passo, entrando com meu cunhado na casa onde elle morava, e que era logo ali. A multidão corria toda, a vozeria era immensa, e meu cunhado, julgando-me mal seguro, tratava de me fazer retirar por uns quintaes da retaguarda da casa, quando ouvi as vozes — «cerca, mata que elle lá vae», e apparecer um grupo a poucos passos de distancia, e depois a detonação de um tiro, que coincidiu com o salto que dei abaixo de um muro, a cuja borda estava, e com a volta de meu cunhado para traz a offerecer-se em holocausto ás turbas para dar tempo a que eu me evadisse!

(Sensação.)

Eu, sem saber o que devia fazer, completamente inerme, vendo que era o objectivo dos sicarios, tendo visto as furias dos homens e das mulheres, e continuando a ouvir — «mata, que elle lá vae», capacitei-me então que, se não tivesse aonde me refugiar, estava morto.

Tive a inspiração de correr para casa de um cavalheiro, com cuja amisade me honrava desde a minha infancia, cavalheiro, que apesar de estar no campo adverso, e ser cunhado do candidato governamental, eu estava certo que reprovaria aquelles attentados, não desmentindo nem a sua amisade, nem os seus sentimentos. Eu folgo de ter occasião de agradecer aqui a guarida que s. ex.ª me deu em sua casa, e prestar homenagem ao seu cavalheirismo. (Vozes: — Muito bem.)

Soube então o mais que se passára. O cavalheiro que me tinha acompanhado até á casa da assembléa, o meu distincto amigo o sr. Jacinto Malafaia, correra igual senão maior risco de ser assassinado. Caíra sobre elle o grosso da multidão, confundindo-o uns commigo, querendo maltrata-lo outros, por elle se me ter associado, e defendendo o aquelles que o conheciam ou respeitavam ou eram seus amigos. Foi torturado; chegou a caír no meio do chão; chegou a ser ferido nas mãos com chopas ou facas, e pôde refugiar se n'uma casa da villa, que os sicarios quizeram arrombar gritando tambem «lance-se o fogo á casa». Soube tambem que meu cunhado que tinha voltado para traz, para conter o grupo que me perseguia, expondo-se aos seus furores, tinha sido atrozmente espancado, e salvo por alguns amigos que poderam leva-lo para casa do delegado do procurador regio.

Eu vi-lhe dois dias depois as pisaduras nos hombros, e uma ferida n'um braço. Houve sangue em Vouzella!

(Apoiados)

Soube mais tarde que o meu apparecimento na assembléa de Vouzella fôra um derivativo ao plano que se tinha preparado contra os influentes da opposição, especialmente contra dois de que hão de fallar por mim os documentos que vou ter. Soube que tinham sido cobertos de insultos muitos eleitores da opposição; e soube que na occasião da desordem se tentou incendiar o carro em que eu tinha ido com o sr. Malafaia, fornecendo as mulheres os precisos mólhos de palha ou de carqueja!

E tem se aqui feito por parte do governo insinuações e allusões à communa! (Apoiados.)

Vozes: — Communistas são elles, communista é o governo!

O Orador: — Avalie-o a camara. Eu não entrarei agora n'essas considerações. (Interrupções.)

Vozes: — E onde estavam as auctoridades?

O Orador: — Vou dizer onde estavam as auctoridades.

Sinto ter de occupar a attenção da camara com estas narrações; mas creio que apesar, da singeleza com que são feitas, ellas interessam a todos (muitos apoiados).

A auctoridade administrativa já a camara vê o que fez ou o que podia fazer depois de ter deixado chegar as cousas a este ponto.

Consta-me que o administrador andou no tumulto, tentando apazigua-lo, e quero crer que com verdadeiro empenho; mas que providencias tinha tomado para o evitar, como se tinha responsabilisado pelo socego, que especie de relações tinha com os seus agentes, que conhecimento tinha do que se projectava, que protecção deu ou retirou depois d'isso aos delinquentes, não serei eu que o explique.

O que fez, porém, a auctoridade judicial vae julga-lo a camara.

N'uma correspondencia de Vouzella, datada de 12 de julho, e publicada no jornal do Porto, lê se o seguinte:

«No dia 9 em Vouzella o numerosissimo concurso de populaça que affluiu á assembléa eleitoral, levado da amisade ao candidato governamental e fanatisados pela autonomia do seu concelho, esperava ancioso e impaciente o resultado da eleição, e estava em estado de frenetica exaltação. Dentro da sala onde se estava procedendo á eleição ainda elles se contiveram pelo respeito ao logar e ás auctoridades, principalmente ao honradissimo juiz de direito, correndo a votação e tudo o mais com a maior regularidade possivel; mas cá fóra era tal a excitação, que quasi todos os cavalheiros de villa desampararam a urna para obstarem á desordem e n'isto com as auctoridades trabalharam todo o dia.»

Vê se por este modo de dizer qual era cá fóra a liberdade dos eleitores, e quanto o correspondente é insuspeito para as auctoridades, especialmente para o juiz de direito d'aquella comarca.

Vejamos agora como elle narra os factos.

Depois de contar o que se tinha passado com o sr. padre Ricardo, ao que tenho de oppor uma carta que corre impressa d'este sacerdote, diz o seguinte:

«Ficou porém como sopitado o fogo que sustentava este vulcão, cuja explosão rapida como o raio se deu com a presença do sr. José Bandeira na assembléa.... acompanhado dos srs. Jacinto Malafaia e dr. Agostinho Valente (era meu cunhado).

«Não os conheceram felizmente ao entrar, mas quando elles, poucos segundos após a sua entrada, quizeram retirar-se, estrepitosos morras soltaram aos ares, acompanhados da confusão e da desordem nas proximidades do edificio d'onde elles já tinham saído; impetuosamente são aggredidos, correm, fogem e seguem-nos até ás casas onde se refugiaram, mas não conseguem apanha-los, ao que obstou a resistencia moral e physica do administrador e de innumeraveis pessoas de Vouzella.