O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

128

na do Caslello, pedindo que seja upprovada por esta Camará a Proposta apresentada pelo Sr. Ministro da Fazenda para a exlineção da roda do Sal de Se-tubal.

Ficou para se lhe dar destino na Sessão imme-

diata.

O Sr. Ferreira Pontes: — Sr. Presidente, sem animo de fazer a menor censura ú illustre Commis-são encarregada de dar o Parecer sobre o meu Projecto para a amortisaçâo do Papel-Moeda, não posso deixar de lhe pedir com toda a instancia, que quanto antes traga á Gamara esse Parecer.

Reconheço os bons desejos que animam toda a Commissâo em favor destes credores, e que de certo só obstáculos muito fortes a terão impedido de tomar uma resolução a este respeito.

Talvez a Commissâo diga, que precisa conferenciar com o Sr. Ministro da Fazenda; confesso quo lhe e indispensável essa conferencia, mas peço-lhe que a sollicite; e estou certo que S. Kx." não deixará de se prestai a ella; no caso porem de acontecer que por algum motivo essa conferencia se demore, nem por isso a Commissâo deve deixar de dar o seu Parecer. Sr. Presidente, a Sessão vai adiantada, a Commissâo da Fazenda não pôde deixar de ter adiantados os seus trabalhos, e e preciso que antes de os ultimar se tome alguma resolução sobre esla divida, por muitos titules digna de particular consideração, e que tem eido posta de parte, em quanto se tem attendido a outras que não podiam entrar corn esta em concorrerncia. — I'' eu estou resolvido n não desistir nem n firo n xá r as minhas diligencias para que a Camará allcnda a estos credores, e que

0 meu Projecto venha á Camará, porque não posso < orivir que seja adiado por mais tempo.

Sr. Presidente, aproveito a occasião para mandar para a Mesa uma Representação da Camará Munici pai e Auctoridades de Villa Flor no districto administrativo de Bragança, que receando que em qualquer divisão do território administrativa, ou judicial que se faça, venha a ser supprimido aquelle Concelho e Julgado, expõem á Camará rasões muiat-tendiveis para mostrarem a necessidade de ser conservado aquelle Julgado, rasões, que por conhecimento próprio eu confirmo.

Villa Flor rf uma da? principaes vil Ias do alto da província de IVaz-os-Montes, que está no centro de um território de grande producção cm todos os géneros ; t.ern muitas e frequentes communicações com toda a província, e som grande vexame e oppressão não pode ser supprimido aquelle Julgado, nern serem as povoações que o compõem, annexadas a qualquer outro dos que existem, ou que se crie.

Confio que em qualquer occasião que a Camará tracte da divisão do território, ha de fazer justiça aos habitantes deste Julgado; reservo-me para então lazer outras mais observações; limitando-rne agora a pedir que a Representação seja enviada á respectiva Commissâo para lhe ser presente e a tomar na divida consideração, quando tractar deste assumpto.

Ficou para seguir os termos regulares.

O Sr. Bardo das Lages:—Tenho a dizer por

1 arle da Cornmissão a que alhide o Sr. Deputado por Traz-os-Montes, que ella teru muito a peito que se decida quanto antes a sorte dos possuidores do Papel Moeria; ma* intendo que e uma inutilidade Completa tractar deste negocio sem ser d'accordo

com o Sr. Ministro da Fazenda. Nesta Cumaru leni sido annunciadas varias I n te r pé Ilações a S. Ex." sobre este objecto, e pela minha parte tenho feito quanto posso para que taes inlerpellações se verifiquem, o que não tem sido possível; porque S. Ex.'1 umas vezes apparece tarde, e outras vezes nào se pôde interromper a ordern do dia. li m resposta ao que disse o illustre Deputado, só tenho a pedir a V. Ex.* que marque uma hora para essa intcrpella-ção, porque tudo está dependente da reposta que o Sr.- Ministro de'r.

O Sr. Presidente: — Amanhã dividir-se-ha a Camará em Secções, e não poderão ter logar as ínter-pellações; mas segunda-feira na ultima hão de se verificar.

O Sr. Barão das Lages: —Seria conveniente que hoje mesmo se verificassem, se acaso viesse a horas o Sr. Ministro.

O Sr. Rebclloda Silva. — Peço á illustre Com missão encarregada de dar o seu Parecer sobre as medida;-da Dicladu.-a, u possível actividade sobre" este negocio.

O Sr. Presidente: — Segundo me consta a Commissâo está trabalhando no assumpto.

O Sr. Faustino da Gania:—-Eu pedi a palavra quando o Sr. Ferreira Pontes pediu á Commissâo encarregada de examinar a questão do Papel-Moeda que houvesse de apresentar quanto antes os seus trabalhos; mas fui prevenido completamente pelo Sr. Barão das Lages. A Commissâo reconhece e sente a gravidade da matéria, e o estudo em que se acharn os possuidores desta moeda; está convencida da justiça qu

O Sr. Ferreira Pontes: —Sr. Presidente, quando chamei a atlenção da illustre Commissâo para o meu Projecto, logo declarei que não tinha intenção de lhe i r roga r a menor censura; antes reconheci que a demora que tem havido em apresentar o Parecer procederia da falta de conferencia com o illustre Ministro da Fazenda, o que acabaram de confirmar os illustres Deputados Membros da Commissâo, que de novo confessam a necessidade de vir a um ac-cordo com o Governo. Ninguém inais do que eu o deseja, e da rninha parte tenho feito o que posso, para ver se o obtenho; caso pore'm se não possa alcançar, nem por isso a Camará deve deixar de M; occupar deste assumpto, e por isso de novo peço á illustre Commissâo que renove as suas diligencias afim de com brevidade poder dar o seu Parecei.

O Sr. Cezar de Fascoticellos:— Mando para a Mesa o seguinte Requerimento (Leu).

Ficou para segunda leitura.

O Sr. H