O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 360 —

gestade, a El Rei, a sua Alluda Real, e a toda a Real Familia.

Sua Magestade dignou-se responder da maneira seguinte:

São-me summamente agradaveis as expressões que pela sua deputação me dirige a camara dos srs. deputados da nação portugueza.

A confiança que os eleitos do povo depositam na corôa, é bem merecida.

a Desejosa de imitar as grandes virtudes de meu Augusto Pai El Rei o Senhor D. Pedro 4.º, de gloriosa memoria, me esforçarei como elle em sustentar illesas as liberdades patrias, de cuja manutenção tanto depende a felicidade publica.

«Neste glorioso empenho coopera comigo Sua Magestade El Rei, Meu Augusto Esposo; e muito me apraz ouvir, que a nação, a que elle pertence pelos titulos mais sagrados, lhe faz completa justiça.

II Deste modo considero, que será permanente e indestructivel a união da familia portugueza e o seu affecto ao throno constitucional, e que verei satisfeitos os meus ardentes desejos, que só tem por objecto a prosperidade e a gloria da nossa patria.»

Consulto a camara sobre se é de voto que se declare na acta, que a resposta de Sua Magestade foi ouvida com a maior satisfação, e com todo o reconhecimento (Apoiados geraes).

Assim se approvou por unanimidade.

CORRESPONDENCIA

Declaração. — Do sr. Santos Monteiro, de que o sr. Palmeirim não póde comparecer á sessão de hoje, nem á seguinte — Inteirada.

Officios. — 1.º Do sr. Adrião Acacio participando que, por incommodo de saude, não póde comparecer á sessão de hoje, e talvez amais algumas. — Inteirada.

2. Do ministerio do reino, acompanhando o programma para o acto da trasladação e enterro de Sua Alteza Imperial a Solenissima Princeza D. Maria Amélia; e declarando, que em S. Vicente de Fóra haverá uma tribuna reservada para os membros desta camara, que quizerem concorrer ás orações funebres.

Inteirada.

E mandou se ficar sobre a meta o programma, para ser lido pelos srs. deputados que o querem fazer.

O sr. Presidente: — Em occasião opportuna será nomeada a deputação da camara, na fórma já resolvida.

3. Do ministerio da guerra, dando os esclarecimentos que lhe foram pedidos por esta camara, sobre o requerimento de José Dias de Oliveira Zaluar.

A commisão de guerra.

4. Do mesmo ministerio, dando as explicações que lhe foram pedidas pela commissão de guerra, relativas á verba de 10:934$600 réis, que no orçamento vem inserida com applicação para hospitaes militares. — Á commissão de guerra.

5. Do ministerio da marinha e Ultramar, acompanhando um mappa dos navios de véla da armada, com designação do» quesitos que foram pedidos em um requerimento do sr. Arrobas. — Para a secretaria. Deu-se pela mesa destino ao seguinte Requerimento. — Requeiro, que se peça ao governo que pelo ministro da marinha, declare, se no anno economico de 1853 a 1854, tenciona mandar construir algum navio para a marinha de guerra.

No caso affirmativo, que o governo declare a especie de navio que tem de ser construido, e onde. O deputado Arrobas.

Foi remettido ao governo,

SEGUNDAS LEITURAS.

Requerimento: — «Requeiro que o parecer do projecto n.º 20 vá á commissão de legislação, para ella ser ouvida sobre elle, e dar o seu parecer sobre outro projecto identico para o continente do reino, apresentado pelo sr. deputado Almeida Pinto.» — Themudo.

O sr. Presidente: — O sr. deputado Themudo, auctor desta proposta, não está agora na sala; más elle tinha-me vindo declarar que a retirava. Como ainda não foi admittida, póde-se retirar sem resolução da camara.

O sr. Secretario (Rebello de Carvalho): — Em consequencia da resolução da camara fui desanojar o sr. Affonso Botelho, o qual agradeceu a. parte que a camara toma no seu sentimento.

O sr. Placido de Abreu: — Mando para a mesa 2 pareceres da commissão de guerra.

Ficaram para opportunamente se tomarem em conta.

O sr. Soares de Albergaria: — Peço ser inscripto para apresentar um projecto de lei. Ficou inscripto.

O sr. José Silvestre Ribeiro: — Mando para a mesa o seguinte requerimento. (Leu)

Aproveito a occasião para pedir a v. ex.ª a mercê de inscrever-me para apresentar um projecto de lei.

Ficou inscripto — E o requerimento para se lhe dar andamento ámanhã.

O sr. Ferreira de Castro: — Envio para a mesa o seguinte requerimento. (Leu)

Ficou para ter destino ámanhã, s O sr. D. Diogo de Sousa: — Tenho a honra de enviar para a mesa um requerimento do provedor, e mais mezarios da santa casa da misericordia de Monte Mór-o-Novo, em que pedem se lhe concedam na totalidade os legados pios não cumpridos de vinculos ou capellas que existirem no mesmo concelho. Como é de muita justiça, folgo de encarregar-me deste negocio; porque aquella misericordia administra um hospital que, termo medio, soccorre 40 a 50 doentes; e ella está bastante empenhada, não pela má administração, faço essa justiça aos seus administradores actuaes, e transactos, mas porque a sua despeza é muito maior do que a receita.

O sr. Nazareth: — Envio para a mesa uma representação da faculdade de filosofia da universidade de Coimbra, em que pede: l. a approvação do plano de reforma e organisação dos estudos daquella faculdade, approvado no claustro pleno da universidade em 1051: 2.º a transferencia para Coimbra da escola regional, que tem de crear-se em Vizeu.

Quanto ao primeiro pedido, direi, que a organisação do ensino das sciencias naturaes é reclamada na presença dos seus immensos progressos, e pela influencia dos seus estudos, interesses economicos e sociaes dos povos; e daqui vem a necessidade da subdivisão das doutrinas dos diversos ramos das sciencias filosóficas, e de alargar a esfera do seu ensino.