O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

-371-

sobre um parecer que recae n'uma proposta positivamente do governo; e sendo o ministerio solidario, deve suppôr-se que negocios desta natureza sempre são feitos, senão em conselho de ministros, ao menos com a annuencia de todos os membros do gabinete. Portanto dando o governo as suas razões no relatorio da proposta, não me parece que seja necessario mais nada a este respeito, e que a ausencia do sr. ministro da fazenda não deve estorvar a questão presente.

A commissão de fazenda não recebe de maneira nenhuma a censura que lhe dirigiu o illustre deputado pela Louzã, porque ella tem dado mostras de que tem a peito o maior andamento dos seus trabalhos, e não é de noite para amanhã, ou em cima do joelho que se fazem os projectos nas commissões. O illustre deputado, o sr. Avila, estabeleceu a materia como eu esperava. Mas não é necessario dizer outra vez que a presença dos srs. ministros se torna desnecessaria, e, digo, não só nesta discussão, senão em qualquer objecto, mesmo na discussão do orçamento. A camara deve ir por diante. Os srs. ministros é que devem concorrer a essa discussão. Ruja estive n'uma camara em que havia mais etiqueta do que ha nesta, e fazia-se a participação ao governo de que tal dia começava a discussão do orçamento; se elles não concorriam, a discussão principiava no dia designado.

Portanto as razões apresentadas pelo sr. Avila, parece-me que não são bastantes para a camara adiar esta discussão.

E pondo-se logo á votação o

Adiamento proposto pelo sr. Avila — foi approvado.

O sr. Presidente: — Segundo a resolução que a camara acaba de tomar, não podendo discutir-se hoje os projectos n.º 22 e 23, e nada mais havendo para ordem do dia, convido os srs. deputados a irem trabalhar em commissões.

A ordem do dia para segunda feira é — dividir-se tambem a camara em commissões — logo depois do expediente, Está levantada a sessão. — Era mais de 3 horas da tarde.

O 1.º Redactor

J.B. Gastão

FIM DO VOLUME IV