O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1856 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

O sr. Valle:- Requeiro a v. exa. que consulte a camara sobre se permitte que eu retire a minha proposta.
Consultada a camara, resolveu affirmativamente.
O sr. Presidente: - Vae ler-se o artigo 3.° para se votar.
É o seguinte:

Artigo 3.° Fica revogada a legislação em contrario.
Approvado sem prejuizo das emendas.

O sr. Firmino João Lopes: - Eu preciso dar uma explicação á camara.
Quando disse, fallando do decreto sobre aposentações, que se praticára uma violencia e usei da palavra roubar, foi para dar força á expressão e não para offender quem quer que fosse.
Se não podia a palavra ter indicação pessoal está claro que a ninguem offendia. Nem eu em toda a minha vida parlamentar proferi injuria para alguma pessoa.
Estranho, portanto, que o meu amigo o sr. Valle me viesse fazer uma insinuação e reprehender o emprego de uma palavra repetida mil vezes n'esta casa sem mau sentido, antepondo-se á vigilancia que corresponde ao illustre presidente da camara. (Apoiados.)
Não empreguei aquella palavra no sentido de offensa para alguem. E eu que me honro de ter ha muito tempo assento n'esta casa, nunca proferi offensas.
Observo, e nem todos assim fazem, os preceitos regulamentares, sem interromper ou fazer espectaculosas manifestações de sympathia ou desagrado, alem das concedidas no regulamento.
O sr. Valle dirigiu-me ainda uma outra insinuação: disse s. exa. que eu não podia defender a causa da magistratura de primeira instancia parque tambem tenho interesse n'isso!
Era suspeito!!
Não tenho interesse immediato, por ter já trinta annos de serviço; mas quando o tivesse, pergunto: não veiu s. exa. advogar aqui a causa dos advogados? (Apoiadas.)
O sr. Valle: - Nós havemos de fallar n'isso em occasião opportuna.
O Orador: - E muito temos que dizer. O illustre deputado está no direito de pugnar pelos seus interesses como eu estou do defender os interesses da minha classe, que não é a ultima do paiz, antes representa um dos poderes do estado.
Já vejo que o meu collega não levou a bem as minhas considerações. E é para lastimar que, sem motivo nenhum, s. exa. dirigisse insinuações a um homem que, pelo menos, tem tanta dignidade como qualquer outro. (Apoiados.)
(Interrupção do sr. Valle.)
Nenhum dos srs. ministros deixou de receber de mim as attenções que correspondem ás suas pessoas e aos elevados cargos que exercem.
Prestei com desassombro, com expressão da verdade, homenagem aos seus merecimentos e critiquei sem azedume e bem jocosidade, o que desapprovo.
Não venho dizer se voto a favor e as attenções ou aggravos recebidos. Procedo livremente como entendo.
Não sou carneiro de Panurgio, segundo a praxe já consagrada n'esta casa.
(Interrupção.)
Eu quando fallei dos srs. ministros não lhes teci elogios nem improperios, de que n'esta casa se faz uso e abuso.
E fallando especialmente do sr. ministro da justiça, disse aquillo que a minha consciencia me aconselhava; disse que sendo s. exa. um homem de trabalho, eu chamava a sua attenção para que procurasse emendar aquillo que tinha feito. N'isto prestei homenagem ao seu merecimento.
O sr. Presidente: - A ordem do dia para ámanhã, é na primeira parte, a continuação da que está dada e mais os projectos de lei n.ºs 178 e 159; e na segunda parte o projecto n.° 186.

Está levantada a sessão.

Era uma hora da noite.

Redactor = S. Rego.