O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1444

uma boa alfaia rustica, bem amanhar suas terras, e emfim concorrer quanto possivel para obter uma boa colheita.

O problema da fundação do credito rural está apenas em dar toda a autenticidade á hypotheca, isto é, haver toda a certeza do seu valor, dos seus onus e do seu verdadeiro dono. Resolvido este problema, de certo os capitães procurarão a agricultura de preferencia a qualquer outra industria e principalmente ao commercio, onde a garantia é quasi sempre moral, ao passo que na agricultura é real, é fundada no penhor ou hypotheca;

Ora, as principaes condições para que o credito possa prosperar são a segurança para o credor e o juro modera do para o devedor, uma é consequencia da outra, portanto logo que a garantia seja bem conhecida estão satisfeitas ambas estas condições.

E para isso é indispensavel um bem estabelecido registo de hypothecas, para o que muito concorrerá a instituição do cadastro.

Ora, se o credito rural e individual offerece já grandes vantagens para a agricultura, muito maiores ainda as offerece o collectivo ou a formação de bancos ruraes.

Imitemos n'este ponto o que se passa na Prussia, na Belgica ou na Escocia, etc. Podia se crear em Lisboa um grande banco rural para as provincias do sul, outro no Porto para as do norte, e ambos com caixas filiaes dispersas por diversas partes do reino. Sem duvida onde poderiamos com mais vantagem ir buscar o exemplo da organisação d'estes bancos, era á Banque Foncière, da Belgica.

Este banco empresta sobre hypothecas de bens de raia, - tres quartos do valor da hypotheca, e o devedor paga em prestações annuaes o juro e a amortisação do emprestimo no praso em que mais lhe convem. As immensas utilidades que offerece este systema são bem visíveis para que seja mister enumera-las.

Alem d'isto poderia o banco tambem addicionar a si uma escola de agricultura com uma quinta exemplar, pois d'ahi lhe não proviria senão bem dentro de pouco, ainda que porventura em principio tivesse de fazer algum sacrificio.

Assim se, por exemplo, o capital posto em giro era de 1.000:000$000 réis a 6 por cento, aqui tinhamos um dividendo de 60:000$000 réis, do qual bastaria deduzir uma vigesima parte ou 3:000$000 réis para a conservação da escola.

Ora, este vigésimo que o banco tirasse de seus lucros, iria de certo por outra parte augmenta-los uma quarta ou quinta parte, por causa do impulso que aquella instituição iria dar á agricultura.

Por ultimo, um codigo rural era tambem de summa necessidade para o progresso agricola, uma legislação que facilitasse o mais possivel e assegurasse as transacções agricolas. E para isto bastar-nos-ia ir buscar o exemplo á nossa vizinha Hespanha, onde existe um codigo rural, talvez o mais antigo de todos, e d'onde aquella nação tem tirado os melhores resultados.

Emfim, seria o mais conveniente possivel procurar por todos os meios crear no nosso paiz o gosto pela vida dos campos, e fazer desapparecer esta especie de desgosto que existe nos nossos lavradores, e que faz com que vejamos frequentes emigrações dos campos para as cidades e mesmo para a America.

Fazer-lhes, quanto possivel, crear amor pela vida campestre, ainda quando para isso fosse necessario conceder-lhes algumas isenções principalmente na lei do recrutamento, para o que elles em regra tem o maior horror.

Proteger a lavoura quanto possivel, porque n'esse caso seria enriquecer o paiz.

Parece-me portanto que muito lucrariamos todos, e que muito se ennobreceria o ministro que tomasse o exemplo de um Sully ou Pombal; o principe que quizesse o cognome de um D. Diniz, e o parlamento que quizesse a gloria do parlamento inglez, quando por duas vezes votava uma indemnisação a Bakewel, que tinha arruinado a sua fortuna querendo dotar o seu paiz das melhores raças de gados.

Emfim concluo, porque receio abusar da benevola attenção da camara, citando as palavras de um nosso escriptor: «Não ha mais caudal fonte de prosperidade para o nosso paiz do que a terra regada pelos suores do lavrador, adubada pelas lições da experiencia e fomentada pelos influxos da sciencia».

Vozes: — Muito bem, muito bem.