O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

611

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

fisco, esse communismo dos despotas, tão feroz, tão cruel, tão violento e tão injusto, como o communismo dos demagogos de París (apoiados).

Sr. presidente, a prevenção administrativa não é, nem jámais ha de ser para mim um principio geral de governo e de administração (apoiados). A prevenção administrativa é a theoria franca do absolutismo, ou a arma hypocrita dos governos pseudo-liberaes (muitos apoiados).

Arvora-la em principio geral, e sobrepô-la aos direitos individuaes e politicos dos cidadãos, é proclamar francamente o despotismo.

Aceite quem quizer esse dogma. Abrigue-se quem quizer debaixo d'essa bandeira. Arvore quem quizer esse negro, velho e roto pendão, que eu por mim, espero em Deus, hei de morrer abraçado ao lemma do celebre escriptor da antiguidade = Malo periculosam libertatem, quam servitutem quietam.

Prefiro as agitações da liberdade ao quietismo da servidão (muitos apoiados). Conclui.

Vozes: — Muito bem, muito bem.

(O orador foi comprimentado por grande numero de srs. deputados.)