O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

— 6 —

não se sabe se o projecto será ou não approvado. O sr. deputado não o acompanhou dos calculos que sellam necessarios para justificar a mudança que pretende fazer mas sejam bem ou mal feitos os calculos que leve em vista para apresentar aquelle projecto, o resultado foi elle produzir um panico, e eu desejava que v. ex.ª recommendasse a commissão de fazenda que desse o seu parecer sobre aquelle projecto.

O sr. Catai Ribeira: — Sr. presidente, o projecto de que se tracta, está na commissão de fazenda, e a commisão não pôde ainda apromptar o se II parecer sobre negocio tão grave, porque está sobrecarregada com muitos outros, como o orçamento, que são urgentissimos; entretanto a commissão fará todos os esforços para apresentar o seu parecer com toda a brevidade. Ainda não houve conferencia alguma sobre «sie objecto, nem eu posso de modo algum antecipar a opinião dos meus collegas sobre elle, entretanto parece-me que poderia asseverar a camara; que não creio que haja razão alguma para que se estabeleça um panico sobre um ponto tão importante, e para que se considere que já de repente, sem mais exame nem cousa alguma se vá fazer uma alteração importante no nosso systema monetario. (Apoiados) Tomo a responsabilidade sobre mim, não sei qual será a opinião dos meus collegas, mas sem querer de modo algum preveni-la, a minha opinião individual é, que o systema monetario que eu não considero perfeito, não é cousa que se altere sem uma detida meditação. (Apoiados) Não creio portanto que haja motivo para se receiar que a commissão de fazenda approve uma alteração repentina, e sem mais reflexão na base do nosso systema monetario. (Apoiados) Esta é a minha opinião individual, entretanto a commissão fará todos os esforços para apresentar com a maior brevidade o seu parecer sobre este assumpto importantissimo.

O sr. Tavares de Macedo: — Não ha razão para existir o panico, é verdade; mas o facto é que o panico existe, e o que eu desejava, era que esta camara quanto antes tomasse uma resolução a ele respeito, e por consequencia que a commissão apresentasse o seu parecer com a maior brevidade para quê esse panico desappareça. Bem sei que é infundado, mas por isso mesmo é que desejo que se apresente aqui alguma cousa para elle desapparecer.

O «r. Maia (Francisco): — Eu concordo com todas as opiniões emittidas pelo sr. Cazal Ribeiro, mas tenho a accrescentar que em paiz algum se tracta de alterar a moeda por um meio peremptorio, porque é necessario attender a muitas circumstancias; e de maneira alguma se póde resolver, só porque um deputado apresentou um projecto de lei para esse fim. Por tanto, estando affecto ás commissões de fazenda e de commercio e artes um projecto de lei do sr. Santos Monteiro, para obstar á saída da prata, deve-se esperar para tractar esta questão, que estas commissões apresentem o seu parecer, depois de maduramente examinarem esta questão.

O sr. Julio Pimentel: — Sr. presidente, pedi a palavra para apresentar um requerimento, cujo resultado tem intima ligação com o projecto do caminho de ferro de leste, que agora vai occupar a attenção da camara.

Parece-me de grande importancia para o estado, e interesse capital para a cidade e porto de Lisboa, e principalmente para o seu commercio, o fazer reviver agora um projecto apresentado ha muito tempo ao governo (e não sei se tambem ás camaras legislativas) pelo engenheiro Pezerat, para a construcção de um bairro maritimo sobre os atterros que o rio tem formado em frente do bairro da Boa-Vista, e ligar este projecto com o do embarcadeiro, ou estação principal do caminho de ferro, e com o serviço da alfandega.

Todos sabem que o edificio da alfandega grande, com ser um magnifico edificio, não realisa as condições necessarias de uma boa alfandega, porque não tem uma doca, nem ha na sua proximidade espaço para a construir sem fazer expropriações muito consideraveis; demandando além disso a sua construcção despezas enormes, e muito superiores ás forças do thesouro. A actual fiscalisação da alfandega é muito difficil, muito cara e arriscada, porque o quadro fiscal onde se acham ancorados os navios mercantes, e positivamente um quadro ideal, entre quatro barcas, insufficientes para evitar o contrabando.

O commercio soffre muito com este systema, porque a descarga dos navios é feita por baldeação, sempre dispendiosa, e muitas vezes arriscada quando o mar está agitado, como acontece frequentes vezes nesta nossa bahia do Téjo, tão ampla, e sacudida dos ventos.

Todos estes inconvenientes só se podem remediar construindo uma doca sufficientemente espaçosa para recolher todos o navios mercantes que demandarem o nosso porto, e onde elles possam carregar e descarregar encostados aos cáes, como acontece em todos os portos que lêem alguma importancia na Europa. Felizmente o projecto a que alludo, póde-se modificar neste sentido, introduzindo nelle a construcção dessa doca, e das modificações necessarias para o serviço da alfandega, e isto sem accrescimo de despeza; porque, segundo se acha demonstrado pelos estudos do engenheiro Pezeral, a venda do terreno excedente, e que fica disponivel para construcções urbanas, excede muito o custo da obra projectada.

A obra projectada está orçada em 460 contos, pouco mais ou menos, e os lotes do terreno disponivel, sendo vendidos por um preço inferior áquelle-porque se vende o terreno para edificação no resto da cidade, produziriam 1:188 contos de reis. Além disto deve-se tambem attender ao aluguel que as embarcações teriam de pagar pelo espaço que tivessem de occupar na doca, e á grande economia no serviço da fiscalisação, e á sua maior efficacia. Assim, da construcção da doca, da mudança da alfandega, e da occupação dos atterros da Boa-Vista, hoje foco de infecção — origem de contestações entre a camara municipal e os possuidores dos terrenos proximos, que se estão alongando indefinidamente para o rio, deturpando aquella parte da cidade, e estabelecendo uma anarchia insupportavel, não resultava encargo nenhum para o estado, antes, pelo contrario, muitas vantagens para o thesouro, e bens incalculaveis para o commercio.

Além de tudo isto, a empreza do caminho de ferro poderia ser desonerada da construcção do embarcadeiro, porque o que todos desejam é que o embarcadeiro seja o mais central possivel, e apropriando para este fim o edificio da actual alfandega, alcançava-to um magnifico embarcadeiro já construido, onde sobejava muito local para algumas estações publica,