O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1805

CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

3.ª SESSÃO PREPARATORIA EM 7 DE AGOSTO DE 1865

PRESIDENCIA DO SR. VISCONDE DOS OLIVAES

Secretarios os srs.

Lourenço Antonio de Carvalho

J. F. de Pinho Vasconcellos Soares de Albergaria

Chamada: — Presentes 78 srs. deputados.

Abertura: — Á meia hora da tarde.

Acta: — Approvada.

EXPEDIENTE

1.° Um officio do ministerio do reino, acompanhando as relações dos cidadãos recenseados nos districtos de Beja, Braga, Guarda e Portalegre, habeis para serem eleitos deputados. — Para o archivo.

2.° Do mesmo ministerio, accusando a recepção do officio, em que se lhe participa achar-se constituida a junta preparatoria da camara dos senhores deputados. — Inteirada.

3.° Do mesmo ministerio, acompanhando quatro cadernos das relações dos eleitores das assembléas primarias do circulo eleitoral n.° 92. — Para a commissão de verificação de poderes.

O sr. Filippe do Quental: — Mando para a mesa o meu diploma de deputado eleito pelo circulo n.° 163 (Ponta Delgada).

O sr. Monteiro Castello Branco: — Mando para a mesa um requerimento, para me serem remettidos pelo governo os documentos e esclarecimentos que n'elle vão mencionados.

Peço tambem que elle seja remettido com urgencia ao governo, e que este, com igual urgencia, envie a esta junta os documentos e esclarecimentos a que me refiro.

Não suspeito que o illustre ministro do reino deixe de tomar todas as providencias para que esta requisição seja satisfeita quanto antes, pela consideração que o objecto lhe deve merecer; mas se se der o caso de não ser satisfeita dentro do tempo que julgo para isso bastante, terei de reclamar de novo a palavra, e fazer todos os esforços para que o seja quanto antes, porque tenho de fazer perguntas ao governo, para as quaes necessito ser primeiramente habilitado.

O requerimento é o seguinte:

REQUERIMENTO

Requeiro que ao governo sejam pedidos com urgencia os seguintes documentos e esclarecimentos:

1.° A correspondencia que houve entre o governador civil do districto de Coimbra e o administrador do concelho de Oliveira do Hospital, por causa do destacamento que para este concelho foi e esteve no dia 9 de julho proximo preterito.

2.° A correspondencia que houve entre o presidente da camara e o administrador do mesmo concelho de Oliveira do Hospital, por causa do aquartelamento d'essa força militar.

3.° Se o destacamento esteve no quartel designado pela camara, ou por que modo esteve emquanto estacionou n'a-