O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

490

DIARIO DA CAS1ARA DOS SENHORES DEPUTADOS

íntegerrímo e muito intelligente, apoiou com nobres e proficuos esforços a liberdade eleitoral, o direito mais sagrado dos cidadãos, correspondendo assim á merecida confiança do governo e á justa estima do povo que felizmente tem administrado.

Por esta fórma o povo do districto de Vianna do Castello escolheu liberrimamento os seus representantes, que, como elle já sabe, eram francamente hostis ao partido historico.

Os factos negam assim a influencia que o partido historico pretende ter no meu districto. Para destruir completamente todas as duvidas que ainda possam obscurecer esta questão, considerarei cada um dos circulos que compõe este districto.

O circulo de Vianna do Castello tem sido já representado n'esta casa por membros do partido historico, a que pertencem alguns caracteres serios e respeitaveis do circulo; mas este partido tem tambem já tido a dura necessidade de assistir ao triumpho de adversarios seus n'este circulo, sem ter forças para disputar-lh'o.

Na ultima luta eleitoral, a fracção do partido historie» em Vianna, conscia dos seus mais graves deveres, não abandonou a uma e appareceu no campo; mas protegida pela sympathia e respeito de um nome que não estava inscripto n'este partido.

Os historicos de Vianna, para evitar ou estorvar o triumpho dos seus adversarios, foi aos Açores buscar o nome de um magistrado iutegerrimo, que na comarca do Vianna do Castello havia exercido o cargo de juiz de direito, conquistando por todos os seus actos a ayrnpathia, a amisade e a veneração de todos. O candidato apresentado pelos representantes do partido historico em Vianna foi o nosso illustre collega o sr. João Ribeiro dos Santos, que tambem era candidato, e sem opposição, á representação do circulo que felizmente o elegeu.

A fracção do partido historico em Vianua, pretendendo dar a este cavalheiro esta prova de consideração que lhe tributava, escolheu precisamente a occasião em que estava segura a eleição de s. ex.ª por um outro circulo.

Estranhei esta escolha n'esta occasião, não só pela circumstancia que mencionei agora, mas tambem porque sendo o sr. João Ribeiro dos Santos, ha muito, como hoje, muito digno de representar n'esta casa o circulo de Vianna do Castello ou qualquer outro, o partido historico não se havia lembrado de nome tão sympathico e respeitavel quando muitas probabilidades lhe indicavam triumphos nas lutas eleitoraes, como se lembrava em situação tão perigo-a, quando o esmagavam as probabilidades de um derrota eleitoral. Todos os meus amigos de Vianna, uma grande maioria do circulo, sentiu a mesma impressão de estranheza.

Se o sr. João Ribeiro dos Santos fosse apresentado como candidato unicamente á representação do circulo de Vianna do Castello e approvado por um outro grupo politico, eu teria sido o primeiro a protestar o mais profundo respeito a s. ex.ª, pedindo aos meus amigos licença para retirar a minha candidatura. Sei venerar muito, como devo, os homens distinetos e de verdadeiro merito e não ousaria então apresentar o meu obscuro nome contra o d'aquelle cavalheiro.

N'estas circumstancias travou-se no circulo de Vianna a luta eleitoral, em que a acção da auctoridade consistiu sómente na execução rigorosa da lei. Nem os vencedores faltaram ao respeito com que deviam considerar os vencidos, nem estes apresentaram protesto algum contra a eleição.

O partido historico foi assim vencido n'este circulo e apenas teve coragem de notar um facto que lhe parecesse irregular, facto que horrorisou a sua innocencia e que elle accusou á opinião publica. Para a camara avaliir bem esta eleição, narrar lhe-hei em poucas palavras esse facto, cuja exposição occupou algumas columnas da imprensa historica. O pae do candidato adverso ao partido historico usou do seu direito de eleitor, tendo até a ousadia de conservar-se alguns minutos na igreja onde se effectuou o acto eleitoral.

Entrego o julgamento d'este acto ás consciencias do todos os que me estão escutando e aos corações de tidos os paes.

Finalmente, sr. presidente, o candidato apresentado n'este circulo contra o partido historico era bem conhecido no circulo. Ahi havia sido educado desde criança, ali tem verdadeiros amigos e uma numerosa familia, de que uma grande parte apoiou o seu nome com nobre empenho.

No circulo de Ponto de Lima não appareceu candidato do partido historico. Para representa-lo n'esta camara foi convidado por muitos amigos muito didicados e valiosos um cavalheiro bem conhecido e muito estimado pelos caracteres mais serios e pelas familias mais respeitaveis do circulo.

N'esta eleição fui apenas apresentado um protesto contra a elegibilidade do cidadão que foi eleito. A camara julgou julgou a importancia d'esse protesto, reconhecendo por uma grande maioria a elegibilidade d'este nosso illustre collega.

No circulo de Arcos do Valle de Vez apresentaram-se dois cavalheiros, doia dos mais distinctos e honrados filhos d'aquella terra, que têem conquistado desde os seus primeiros passos na universidade, titulos de esplendor para a terra em que sentiram os primeiros raios de luz. Foi hostilisado pelo partido historico um d'estes cavalheiros, e nosso illustre collega o sr. conselheiro Placido de Abreu; e outro, o nosso illustre collega e meu mestra e amigo o sr. dr. José de Queiroz, foi apoiado energicamente por este partido, a que s. ex.ª pertence.

Se é licito penetrar n'uma intenção, mais ou monos claramente manifestada, cicio que o sr. presidente do conselho de ministros desejava que os seus amigos pessoaes apoiassem com a sua influencia particular o sr. dr. José de Queiroz; mas apesar do todas estas circumstancias, s. ex.ª teve necessidade de retirar a sua candidatura por este circulo.

Creio que o nobre presidente do conselho de ministros, o sr. marquez d'Avila e de Bolama, manifestou tão claramente como permittem o nome eminente e a elevada posição de s. ex.ª, véhémentes desejos de que a esta camara viesse o meu respeitavel mestre o sr. dr. José de Queiroz; mas estes desejos foram contrariados por circumstancias muito especiais, para cuja narração não é proprio este logar, nem opportuna esta occasião.

O illustre deputado por Villa Nova de Gaia já tem representado n'esta casa, por mais que uma vez, o circulo da sua naturalidade, mas n'essas eleições em que triumphou o seu nome, não havia apparecido como candidato o seu amigo e patricio o sr. conselheiro Placido de Abreu, que havia representado o mesmo circulo desde 1851 até 1868. Nas proximas eleições apresentou-te este cavalheiro, tornando assim a offerecer ao seu paiz os seus serviços no parlamento. N'estas circumstancias muitos amigos do sr. dr. José de Queiroz deram o meu apoio ao candidato que por mais tempo os havia representado n'esta camara.

As circumstancias especiaes que levaram alguns amigos do sr. dr. José de Queiroz a retirar-lhe o seu apoio n'esta luta, digo-o profundamente convencido, não significara falta de sympathia, de consideração ou de respeito. Ninguem está auctorisado a tirar essa conclusão do que tenho dito.

O sr. Teixeira de Queiroz: — Se está em discussão a minha influencia no circulo dos Arcos, peço a v. ex.ª que me inscreva, a fim de pôr a questão nos seus verdadeiros termos (apoiados).

O sr. Rocha Peixoto.Mannel:--Peço tambem a palavra. Occupar me hei então até de certas cartas.

O sr. Presidente:. — Os srs. deputados têem o direito de pedir a palavra; mas não de interromper.

O Orador: — Uma derrota ou uma retirada não tem, em regra, uma significação desairosa. O illustre deputado por Anadia, um dos mais sympathicos e respeitaveis membros do partido historico, apesar dos esforços de muitos