O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

503

DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

a materia, sem prejuizo de se conceder a palavra ao sr. Barjona de Freitas; outro additamento do sr. Pereira de Miranda para que eu dê a palavra não só ao sr. Barjona de Freitas, mas tambem ao sr. Mártens Ferrão; e terceiro additamento do sr. Mariano de Carvalho para que se dê a palavra não só ao sr. Barjona de Freitas, mas tambem ao sr. Pereira de Miranda.

Vão votar-se pela ordem por que vieram para a mesa.

Sobre o primeiro d'estes requerimentos tem de recaír votação nominal.

O sr. Visconde de Valmór: — Quando eu tive a honra de mandar hoje para a mesa o additamento ao requerimento que hontem apresentei, disse que o considerava como fazendo parte integrante d'elle.

Desejo portanto que v. ex.ª, quando pozer á votação o meu requerimento, consulte a camara sobre se a materia está sufficientemente discutida, sem prejuizo da palavra ao sr. Barjona de Freitas.

O sr. Presidente: — A camara decidiu, antes de ser mandado para a mesa o additamento, que houvesse votação nominal sobre o requerimento inicial do sr. visconde de Valmór.

Agora não sei se a camara entende que a votação nominal devo recaír sobre o requerimento inicial juntamente com o additamento (muitos apoiados).

Vae votar-se.

Vozes: — Votos, votos.

O sr. Presidente (lendo o additamento do sr. visconde de Valmór): — Ao que parece pela leitura fica o outro requerimento ainda de pé.

O sr. Visconde de Valmór: — Se v. ex.ª me dá licença eu explico.

O sr. Presidente: — Tem a bondade?

O sr. Visconde de Valmór: — O que eu queria dizer era que, antes de se proceder á votação do projecto, se concedesse a palavra ao sr. Barjona de Freitas.

O sr. Francisco de Albuquerque: — Peço a palavra sobre o modo de propor. Não sei se alguem recusa a votação nominal sobre o additamento.

O sr. Presidente: — Não senhor. Faz parte integrante do requerimento apresentado, hontem pelo sr. visconde de Valmór.

O sr. Francisco de Albuquerque: — Então vota-se tudo junto?

O sr. Presidente: — Vota-se o requerimento e o additamento.

O sr. Pereira de Miranda: — Peço a palavra sobre o modo de propor.

Vozes: — Votos, votos.

(Varios sr. deputados pedem a palavra sobre o modo de propor.)

O sr. Presidente: — Agora está-se a proceder á votação.

O sr. Pereira de Miranda: — Desejava uma explicação da parte da mesa.

O sr. Presidente: — Se eu d'esse a palavra ao sr. deputado, via-me na obrigação de a conceder a todos os srs. deputados que a pediram sobre o modo de propor (apoiados). A camara já sabe o que se está votando e por consequencia vota como entende.

Feita a chamada

Disseram approvo — os srs. Adriano Machado, Osorio de Vasconcellos, Braamcamp, Cerqueira Velloso, Pereira de Miranda, Soares e Lencastre, A. J. Teixeira, Saraiva de Carvalho, Claudio Nunes, Conde de Villa Real, Pinheiro Borges, Francisco de Albuquerque, Francisco Mendes, Camello Lampreia, Caldas Aulete, F. M. da Cunha, Pinto Bessa, Van-Zeller, Silveira da Mota, Santos e Silva, Candido de Moraes, Assis Pereira de Mello, Melicio, Barros e Cunha, J. J. de Alcantara, Vasco Leão, Lobo d'Avila, Bandeira Coelho, Rodrigues de Freitas, José Luciano, Teixeira de Queiroz, José Tiberio, Pires de Lima, Paes Villas Boas, Thomás Lisboa, Mariano de Carvalho, Thomás de Carvalho, Thomás Bastos, Visconde de Moreira de Rey, Visconde dos Olivaes, Visconde de Valmór, D. Miguel Coutinho.

Disseram rejeito - os srs. Agostinho da Rocha, Albino Geraldes, A. Rocha Peixoto, Teixeira de Vasconcellos, Correia Caldeira, Barros e Sá, Boavida, Antonio Julio, Arrobas, Rodrigues Sampaio, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Falcão da Fonseca, Barão do Rio Zezere, Carlos Bento, Carlos Ribeiro, Fortunato das Neves, Correia de Mendonça, Francisco Costa, Guilherme de Abreu, Gomes da Palma, Perdigão, Sant'Anna e Vasconcellos, Jayme Moniz, Frazão, Mártens Ferrão, Ribeiro dos Santos, Pinto de Magalhães, J. A. Maia, Cardoso Klerk, Dias de Oliveira, Figueiredo de Faria, Costa e Silva, Moraes Rego, J. M. dos Santos, Sá Vargas, Mello Gouveia, Nogueira, Mexia Salema, Lourenço de Carvalho, Affonseca, M. Rocha Peixoto, Alves Passos, Pinheiro Chagas, Cunha Monteiro, Pedro Roberto, Placido de Abreu, Visconde de Montariol, Visconde de Villa Nova da Rainha, Ayres de Gouveia, Ricardo de Mello.

O sr. Presidente: — Foi rejeitado o requerimento por 51 votos contra 42, e portanto estão prejudicadas todas as outras moções mandadas para a mesa.

SEGUNDA PARTE DA ORDEM DO DIA

Continuação da discussão do projecto de resposta ao discurso da corôa

O sr. Presidente: — Tem a palavra contra, o sr. deputado por Lisboa, Pereira de Miranda.

O sr. Pereira de Miranda: — Eu tinha pedido a palavra, porém como o sr. ministro da fazenda tambem está inscripto, é possivel que s. ex.ª deseje fallar em primeiro logar.

O sr. Ministro da Fazenda: — Faltam unicamente dez minutos para dar a hora em que costumâmos findar os nossos trabalhos, e por consequencia se a camara pelo adiantado da hora annue a que na sessão immediata use da palavra, estima-lo-ía muito (muitos apoiados).

O sr. Presidente: — Á vista da manifestação da camara, vou dar a ordem do dia para a sessão seguinte.

A ordem do dia para segunda feira é na primeira parte, alem da discussão do orçamento e da eleição de Macedo de Cavalleiros, o parecer n.º 14, ácerca da venda dos terrenos que sobejam das expropriações feitas pelas camaras municipaes, e o n.º 18, relativo á constituição do concelho de Vouzella n'uma só assembléa eleitoral para a eleição de deputados; e na segunda parte a continuação do debate que está pendente.

Está levantada a sessão.

Eram quasi cinco horas da tarde.